Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


21 de Junho de 2020

 

 
O coração das coisas

Leandro Karnal se firmou como um dos colunistas mais queridos da imprensa brasileira: suas crônicas no jornal O Estado de S. Paulo tratam de temas tão variados como fake news, educação e religião, e tentam, como o autor explica, tirar o leitor da zona de conforto. No livro 'O Coração das Coisas', Karnal diz que existe muita infantilidade nos debates atuais, com insultos, adjetivos, apelidos jocosos, como se fôssemos crianças birrentas em um parquinho. Pior: a diversão atual é “lacrar” ou “mitar” na resposta, as gírias do momento para mostrar a insegurança narcísica do debate.

 
Espaço para o fracassado

Karnal também sugere que talvez, brigar e vingar ofensas reais ou pretensas seja o espaço que sobre aos fracassados. Berram para que suas vozes ocultem suas impotências reais e suas insignificâncias pessoais. "A novidade é o orgulho que a irracionalidade está provocando. Como os temas são complexos, o ideal passou a ser o pistoleiro do Velho Oeste que, sem argumentos, confia na eficácia do seu revólver. A liberdade de expressão é algo extraordinário, porém, inevitavelmente, ela está franqueada também ao bandido e possui o dado impossível de ser superado em qualquer sociedade: se eu posso dizer o que penso, tenho de aturar ouvir as mais extraordinárias bobagens da mesma forma".

 

 
Adiamento das eleições

O DESCALVADO NEWS publicou nessa semana uma matéria intitulada 'Eleições municipais deverão acontecer entre 15 de novembro e 20 de dezembro'. Ao que tudo indica, as eleições municipais deste ano serão mesmo adiadas, com provável data de realização no dia 15 de novembro. O adiamento traz um tempero a mais na corrida eleitoral de 2020, e prorroga algumas definifções _ ou indefinições _ que deveriam ser discutidas agora em julho, para os meses de agosto e início de setembro. Tempo suficiente para, por exemplo, novas decisões judiciais _ favoráveis para uns e desfavoráveis para outros _, ou então para o surgimento de novas alianças políticas e a desarticulação de outras que já eram dadas como certas.

 

 

Tucano quando voa com morcego acorda de ponta cabeça

Paulinho Gabrielli continua com a invejável educação e críticas construtivas. Fala de medidas na área de saúde e propõe medidas concretas para _ por exemplo _ evitar escorpiões em escolas... Gostaríamos de dar apenas um alerta para o parlamentar: cuidado com quem anda! É mais fácil o educado virar brucutu do que o brucutu ficar educado. Alias, já diz o ditado popular que “Águia voa com águia, e tucano quando voa com morcego acorda de ponta cabeça”.

 

ESTÓRIAS DE SUCUPIRA

 
O licor de jenipapo

Odorico visitava _ frequentemente_ a  casa das irmãs Cajazeiras. Três senhoras solteiras.... sempre disponíveis para Odorico.... Três senhoras de respeito e de reputação ilibada... Mas nem tanto.... O licor também teve papel importante com Ulisses Guimarães. Ficou famoso o licor de “Pequi” saboreado no famoso restaurante “Piantella” de Brasília.

 

 
Piantella

O restaurante “Piantella”, localizado em Brasília, era muito famoso no meio político. Inimigos capitais almoçavam e jantavam juntos... Há quem diga que “combinavam” as próximas brigas nas Tribunas do Congresso Nacional... O “Piantello” fechou....mas e os acordos de convivência amarrados em seu interior?

 

 

Odorico promove reconciliação de inimigos

No episódio selecionado de hoje  (video acima), Odorico finge ser um "bom moço" enquanto contrata uma pessoa para "soltar bombas" no comício por ele mesmo organizado. Será que Odorico parece com a vida real? Algum político brasileiro faria esse tipo de coisa? Bombas pelas costas e afagos na frente das pessoas? "A vida imita a arte....." já disse Oscar Wilde. Mas prossegue "....mais do que a arte imita a vida"

 

 
Esquerda x Direita

Com o final da guerra fria e a queda do muro de Berlim, propagou-se “o fim das ideologias” E _ portanto _ do conceito de esquerda e direita na política. O tema retomou com a polarização política e a eleição de Donald Trump no EUA, Bolsonaro no Brasil, dentre outros. A origem dos termos refere-se à Assembléia Nacional. Os “Girondinos” ficavam à direita da Assembléia e os “Jacobinos”  o lado esquerdo.

 

 
Noberto Bobbio

No livro “Destra e sinistra”, o escritor ilatiano Norberto Bobbio defende a validade da terminologia. Para o autor o termo refere-se _ atualmente _ ao modo como se aprecia, politicamente, o princípio da igualdade. Tanto a direita quanto a esquerda concordam que as pessoas tem diferenças. Os dois lados também concordam que as diferenças tem origem social e natural. Para a direita a origem das diferenças teria uma prevalência maior da natureza, enquanto que para a esquerda as diferenças teriam prevalência maior das condições sociais. Assim _ levando o conceito aos extremos _ a pobreza teria _ para a direita_ origem na falta de condições biológicas/pessoais. Para a esquerda a pobreza teria como principal origem as próprias condições sócias em que a pessoa nasceu. Por tal concepção é que as cotas para negros e pobres é defendida pela esquerda e combatida pela direita.

 

 
Balão de ensaio

Mesmo fora da Esplanada, Abraham Weintraub continua prestando serviços a Jair Bolsonaro: no dia em que o Brasil bateu 1 milhão de casos confirmados/oficiais de covid-19, o ex-ministro da Educação agitou as redes sociais e mobilizou atenções com o lançamento de uma “candidatura” ao governo de São Paulo. Rapidamente, a isca foi mordida pelos adversários do presidente e o balão de ensaio provocativo virou um palanque digital para Weintraub ajudar Bolsonaro a tentar se esquivar, por mais um dia, dessa nova triste marca do País na crise.

 

 
Eu vou pra Atibaia eu vou...

A prisão de Fabrício Queiroz, ex- assessor do então deputado estadual do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, e que movimentou em um ano R$ 1,2 milhão _ suspeito de ser o operador da prática da rachadinha no gabinete do parlamentar _ foi o fato político de maior impacto da semana. Em dezembro de 2018, Queiroz disse ser um homem de negócios: “Eu faço dinheiro, compro, revendo, sempre fui assim, gosto muito de comprar carro de seguradora. Essa movimentação financeira veio de revenda de carros”. Simples assim, viu? A pergunta que fica é: Por qual razão Queiroz ficou escondido por tanto tempo, se é fácil de explicar a origem do dinheiro?

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"