Início


15/11/2012
(16h33)

HISTÓRIA

Proclamação da República: mais que um feriado,
uma data importante para o país

Por Dalva Ventura - A Voz da Serra
 

Uma página da história do Brasil pouco conhecida e pouco pesquisada, a Proclamação da República é, para muitos brasileiros, apenas um feriado e nada mais. O máximo que as pessoas normalmente sabem é que o golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

A proclamação foi consequência de um governo que não tinha mais nenhuma base de sustentação política nem participação popular. Naquela altura, o regime monárquico já havia se esgotado, mas o golpe militar que tirou D. Pedro II do trono era, digamos, mais do que esperado.


“Tanto que o imperador aceitou os acontecimentos de forma passiva e resignada”, afirmou o jornalista e historiador Laurentino Gomes, autor dos livros “1808” e “1822”, que está preparando o terceiro e último volume da série, abordando justamente a Proclamação da República.

Durante mais de 67 anos, o Brasil permaneceu como a única monarquia das Américas. Enquanto todos os demais já haviam se tornado independentes, nós ainda estávamos cortejando o monarca. Naquela altura, porém, as demandas do país eram outras. O regime já estava esgotado, sem ter sido capaz de fazer frente às reformas necessárias.

Foi, garantem os historiadores, um ato improvisado, sem que tenha havido qualquer reação do próprio D. Pedro II. “O povo assistiu a tudo bestializado”, escreveu o jornalista Aristides Lobo ao descrever os acontecimentos daquele 15 de novembro no Rio de Janeiro. Mas, mesmo sem entender bem o que estava acontecendo, o povo aclamou Deodoro nas ruas do Rio de Janeiro.

Os próprios articuladores da República não tinham uma noção exata a respeito do que fazer com o país dali por diante. Em linhas gerais, pode-se dizer que a abolição da escravatura, no ano anterior, havia tirado a base de apoio da monarquia junto aos grandes proprietários rurais. Também havia um imenso descontentamento nos quartéis, com oficiais e soldados se sentindo injustiçados pelo governo do império. Com a monarquia já em estado terminal, os republicanos encontraram nos militares o apoio que estava faltando.

D. Pedro II permaneceu em Petrópolis até a tarde do dia 15 de novembro e quando chegou ao Rio de Janeiro ainda acreditava que tudo ainda voltaria ao normal. “Conheço os brasileiros, isso não vai dar em nada”, disse naquele dia. Só de madrugada, com o governo provisório republicano já anunciado, D. Pedro II aceitou a derrota. Ele ainda reuniu seus conselheiros na tentativa de organizar um novo ministério, mas não havia mais o que fazer. Não demorou muito para o imperador deposto se dirigir ao exílio na Europa. Começa, então, uma outra etapa na história do país. 

Novos símbolos para um novo tempo

Os republicanos logo se preocuparam em estabelecer novos símbolos que representassem a transformação política ocorrida no país. Dois meses depois do golpe, o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca lançou um concurso para oficializar um novo hino para o Brasil. Quem venceu a disputa foi José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (música).

O Hino da Proclamação da República é, com certeza, um dos mais bonitos que temos. Embora seja bastante desconhecido dos brasileiros e pouco utilizado em solenidades oficiais, esse hino precisaria ser resgatado como um dos mais significativos símbolos de nosso regime político.

Em 1989, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense comemorou o centenário da República e seu samba enredo utilizou uma parte do refrão, que diz o seguinte:

“Liberdade! Liberdade!

Abre as asas sobre nós!

Das lutas na tempestade

Dá que ouçamos tua voz!”

Clique para imprimir esta notícia

Proclamação da República: mais que um feriado, uma data importante para o país
Encerramento da primeira fase do Varzeano acontece neste domingo
Ministério do Trabalho e do Emprego prorroga prazo de aceitação dos Termos de Rescisão do Contrato de Trabalho
Trote com suposto "toque de recolher" assusta moradores em São Carlos
Quase 480.000 veículos devem passar pelos pedágios administrados pela Intervias neste feriado prolongado
Desde o dia 1º de Novembro, Polícia Ambiental intensifica fiscalização devido ao período da piracema
Campeonato Varzeano abre a última rodada da fase de grupos
Assaltantes são presos em São Carlos após praticarem crime em Descalvado
Equipe de alunos do SESI participa de seletiva de Torneio de Robótica
SENAI de São Carlos oferece 272 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Robson Guedes vence etapa de Campo Grande do Brahma Super Bull PBR
DPVAT poderá ser parcelado com o IPVA
Fundo Social estadual assina convênio que deverá trazer o projeto "Escola de Moda" para Descalvado
Após mais de um ano sem atividades, prefeito de Araraquara decide reativar grupo para tratar de assuntos de interesse regional

ENEM 2012: Estudantes iniciam segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio

 
         
  [editoriais] Empresarial Culinária  
  Espaço Internauta Seus Direitos [serviços]  
  Política Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa [redes Sociais]  
  Cotidiano Região Youtbube  
  Economia Tecnologia Twitter  
  Entrevistas Religião Facebook  
  Perfil Moda & Estilo    
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"