Início


27/02/2013
(10h14)

O FIM DA “ERA BARÇA”

Derrota para o rival Real Madrid em pleno Camp Nou expõe o fim do poderio barcelonista

Time cansou de vencer e já não é mais tudo isso

André Alfieri


Messi: de possível melhor de todos os tempos para contestável melhor da atualidade

Tudo tem um fim. Acabou. A “era Barça” teve seu ponto final. Quem escreveu esse último capítulo foi o maior ídolo do maior rival do Barcelona: Cristiano Ronaldo. O craque português, que também alimenta uma grande rivalidade com o craque do time do Barcelona, Lionel Messi, foi o homem do jogo na partida de ontem pela semi-final da Copa do Rei, em pleno Camp Nou, a casa do Barcelona. Um time que se acostumou a vencer, ganhou todos os títulos, agora parece estar cansado, e vê seu maior rival crescer.

No fim de novembro de 2010, os dois times se enfrentavam pela Liga Espanhola no mesmo campo. Foi um show, um espetáculo. O Barcelona venceu por 5x0. Um time esmagador. Meio ano depois o Santos de Neymar e Ganso conquistava a Copa Libertadores, e teria a chance de disputar a final do Mundial contra o Barcelona. No calor da comemoração, o lateral Léo disse aos jornalistas: “Vamos lá no Japão ver se o Barcelona é tudo isso mesmo”. Viram. Aliás, a única coisa que o Santos fez nesse jogo foi assistir o Barcelona jogar. “Foi uma aula de como jogar futebol” – disse Neymar no fim da partida. Foi o auge do Barcelona. O time que encantava todos os brasileiros, jogadores e técnicos do país do futebol.

Mas como qualquer esportista ou equipe que alcança o topo, o próximo caminho é ladeira abaixo. Após os 5x0 em novembro de 2010, o Barcelona recebeu o Real Madrid em seu campo mais 8 vezes. Venceu apenas 2, com placares apertados. Empatou 3 e perdeu 3. Depois do título mundial contra o Santos, se passaram 13 meses. Nesse período o Barcelona conquistou apenas 1 taça: A Copa do Rei da Espanha em 2012. E no mesmo período anterior a conquista do Mundial, o Barcelona havia conquistado 5 títulos. São outros tempos.


Cristiano Ronaldo: 8 gols nos últimos 6 confrontos contra o Barcelona

A cada clássico que passa, o português Cristiano Ronaldo prova que merecia ser o melhor do mundo, e que o prêmio dado ao Messi não representa a realidade dentro de campo. O Real Madrid, mesmo passando por crises internas, sobrou em campo contra o Barcelona. Além do clube espanhol, outros times buscam roubar o posto de melhor time do mundo da atualidade. A Juventus, o Manchester United e principalmente o Bayern de Munique, do técnico Josep Guardiola, estão em alta e ameaçam o cada vez mais em crise Barcelona. Muitos torcedores e jornalistas já atribuem a queda do time espanhol à saída do técnico Guardiola. O seu sucessor, Tito Vilanova não conseguiu dar prosseguimento ao sistema de jogo, com muito toque de bola, paciência e precisão. Foi esse o Barcelona que encantou o mundo. Hoje, o time não consegue mais ficar com a posse de bola, e quando consegue, não cria oportunidades de gol.

O time já acumula diversos fracassos recentes. Contra o Chelsea, pela semi-final da Liga dos Campeões da Europa em 2012, o Barcelona não conseguiu sequer vencer o time inglês. Contra o Celtic, pela Liga dos Campeões da Europa 2013, o time teve 89% de posse de bola, contra 11% dos escoceses. O Barcelona também trocou 955 passes, contra 166 do adversário. Mas o placar marcou 2 a 1 para o Celtic. Domínio de bola que não resulta em gol. E mais recentemente, também pela competição européia, o Barcelona perdeu na Itália para o Milan, pela partida de ida das oitavas de final, por 2 a 0. Descobriram como ganhar do Barcelona.

Hoje o lateral santista Léo teria razão. O Barcelona já não é mais tudo isso mesmo. Mas futuramente o time pode sim ressurgir. Recentemente, o Barcelona já montou três Dream Teams, o time dos sonhos, apenas nos últimos 20 anos. Primeiro com o esquadrão de Cruyff em 1994, com craques como Romário e Stoichkov. Depois, com o brasileiro Ronaldinho Gaucho em 2005/06, aonde o time também conquistou tudo o que viu pela frente. E mais recentemente com Messi, Xavi, Iniesta e Cia, levando todos os troféus de 2008 a 2011. Agora é esperar o próximo, enquanto vemos o atual poderoso Barcelona já nem tão poderoso assim, se desmoronando aos pés dos seus rivais, muito por culpa de um português.

Clique para imprimir esta notícia

Derrota para o rival Real Madrid em pleno Camp Nou expõe o fim do poderio barcelonista
Doze equipes disputarão o título do Torneio de Futebol de Areia em Descalvado
Atletas descalvadenses participam da "3ª Corrida Solidária de Bauru"
‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
Ônibus que seguia para Descalvado é assaltado por trio
Críticas, cobranças e denúncias contra a administração interina marcam Sessão da Câmara
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"