26/05/2016 (13h10)

Henrique e equipe vão à SP cobrar do governador a conclusão das obras da ETE

Estação de Tratamento de Esgotos está embargada pela justiça desde 2011 devido à exigência do MP e da Cetesb para a colocação de uma manta protetora.


Diretor de Gabinete, Secretário de Obras, Prefeito, Chefe da Casa Civil e
Secretária de Educação em reunião no Palácio dos Bandeirantes.
Na última terça-feira (24), o Prefeito Henrique Fernando do Nascimento esteve em São Paulo acompanhado do Secretário de Obras Luiz Antonio do Pinho, da Secretária de Educação Rute Maria Pozzi Casati e do Diretor de Gabinete, Mário Luiz Zambelli, para cobrar do governador Geraldo Alckmin uma solução definitiva para a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Egotos (ETE).

Embargada pela Justiça local desde 2011, quando por meio de uma denúncia de um vizinho da área onde está sendo construída a ETE [na estrada velha que liga os municípios de Descalvado e Porto Ferreira], o Ministério Público local pediu e paralisou as obras. O argumento do denunciante e do próprio MP embasou-se na tese de que poderia haver a contaminação do solo caso a ETE

entrasse em operação, fato este rechaçado pelo Departamento de Águas e Energia elétrica (DAEE), órgão estadual responsável pela construção da estação de tratamento. A Prefeitura Municipal - que desapropriou o local em 2008 e o doou ao Estado -, também questionou a necessidade da manta.

Desde então, o impasse judicial vem se arrastando e prejudicando o desenvolvimento do município, além do próprio meio ambiente, já que Descalvado poderia estar tratando 100% do seu esgoto doméstico ha pelo menos 5 anos. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) também é parte interessada no processo judicial, e assim como o MP, defende a necessidade da colocação de uma manta geossintética para evitar uma possível contaminação do solo.

Vale ressaltar que a própria CETESB já havia emitido [ainda em 2008], uma licença prévia de instalação da ETE naquele local, após serem feitos todos os estudos e análises necessários ao projeto. O convênio – que foi celebrado em julho de 2008 - já custou cerca de R$ 6 milhões ao governo paulista, recursos estes provenientes do ‘Programa Água Limpa’.

As autoridades descalvadenses foram recebidas no Palácio dos Bandeirantes pelo Secretário e Chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, que assumiu o cargo no início do mês passado e é amigo pessoal da Secretária Rute. No encontro, a equipe do Prefeito explanou sobre as dificuldades para a conclusão da obra, e reforçaram a importância para o município de Descalvado em ter as operações da ETE iniciadas o mais rápido possível, uma vez que a cidade passaria a ter 100% do seu esgoto tratado.

Samuel Moreira recebeu das mãos do Prefeito uma cópia digital dos 2 volumes do processo, e se prontificou em reunir-se com os representantes do DAEE e da CETESB afim de debater e cobrar uma solução definitiva para o assunto. O Chefe da Casa Civil paulista se comprometeu ainda em reforçar pessoalmente o pedido diretamente para o Governador Geraldo Alckmin.

  
Obras da Estação de Tratamento de Esgoto estão embargadas pelo MP desde 2011

IMPASSE NA JUSTIÇA – Desde que foi instaurado o processo que embargou a obra, parece não ter havido muita habilidade política ou administrativa de ex gestores públicos, suficientes para dar uma solução rápida ao impasse. Nos anos de 2011 e 2012, houve pouca movimentação jurídica por parte da Prefeitura e da Procuradoria Geral do Estado que objetivasse a liberação da ETE. Sem muita ação efetiva que poderia ter intermediado uma solução para o problema – e ainda com notícias de que poderia existir diferenças pessoais entre representantes do Ministério Público e do Poder Executivo -, não houve quase nenhum progresso na tramitação do processo na justiça.

Em 2013, a inexperiência do ex prefeito interino  - que na época chegou a publicar em uma rede social que a solução do problema resumia-se apenas na aquisição de uma bomba -, fez com que a celeuma judicial não fosse sequer tratada com a devida atenção, proporcionando assim mais um ano perdido e sem que houvesse qualquer solução.

Somente a partir de 2014 é que a Procuradoria Geral do Município passou a dar a devida importância e prioridade ao caso. Desde então, foram diversas audiências com os dois órgãos estaduais – além do próprio MP -, em uma busca incessante para que Descalvado entrasse definitivamente para o privilegiado rol de municípios que tratam o seu esgoto doméstico, respeitando também aquilo que prevê os protocolos internacionais de preservação do meio ambiente.

Desde então, Henrique conseguiu acelerar a realização de uma perícia no local [feita em março de 2014], e cujo laudo pericial apontou ser desnecessária a colocação de uma manta protetora no fundo das lagoas de decantação, relatório este que não foi acatado pelo MP e pela CETESB.

Com a continuidade do impasse, a Procuradoria Geral do Município tentou por diversas vezes promover uma audiência de conciliação entre o DAEE, CETESB, MP e o perito que foi indicado pela justiça. A audiência acabou acontecendo somente em agosto do ano passado, resultando em uma conciliação por parte dos envolvidos, ficando pactuada a colocação da manta protetora.

Antes disso, porém, aconteceu a visita do Governador Geraldo Alckmin em Descalvado, quando da inauguração do novo prédio do Laboratório de Patologia, em julho de 2015. Na oportunidade, Henrique, Pinho e Mario Zambelli pediram pessoalmente ao governador a sua intervenção no caso, para que enfim a obra fosse concluída. Demonstrando-se preocupado com a demora na conclusão da obra, e principalmente, com os prejuízos causados ao meio ambiente, o Governador ligou imediatamente para o Procurador Geral do Estado, ordenando–lhe prioridade na resolução do impasse, assumindo também o compromisso para a liberação dos recursos para a colocação da manta, caso necessário.

Assim, a ida da comitiva descalvadense ao Palácio dos Bandeirantes na tarde desta terça-feira, dia 24 de maio, teve como principal objetivo a cobrança por meio do Secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, da imediata liberação dos recursos necessários para a colocação da manta geossintética, e a respectiva conclusão das obras da ETE, fazendo com que Descalvado possa finalmente ter 100% do seu esgoto tratado.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Henrique e equipe vão à SP cobrar do governador a conclusão das obras da ETE
Prefeito assina doação de área para a ampliação da Zagarollo
Intervias espera tráfego 26% maior na saída para o feriado de Corpus Christi
Homem de 54 anos é acusado de abusar sexualmente de criança de 3 anos em Pirassununga
Descalvado disputará o ‘Dia do Desafio’ com cidade do Ceará
Polícia Militar realiza Audiência Pública nesta terça-feira
'Geladeira Solidária' beneficia famílias do Bairro Tamanduá
Polícia Militar de São Carlos apreende quase 2 toneladas de maconha
Motorista fica preso em carro após ser atingido por caminhonete na SP-215
IV Festa da Emancipação reúne  12 mil pessoas no Ginásio de Esportes
Fiscalização Ambiental emitiu 40 notificações de Auto de Infração por incêndio
Surdos podem usar SMS para pedir socorro à PM e aos Bombeiros
Corpo encontrado carbonizado na SP-215 é de professor da UFTM, diz DIG
Funcionário de usina agride jornalista do Descalvado News durante reportagem que apurava denúncia sobre fogo em canavial
“Ao Revés do Papel” será apresentado no dia 20
Árvore cai dentro de escola e aulas são suspensas em Porto Ferreira
Avião com destino à Pirassununga faz pouso forçado em Campinas
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"