Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


05 de Julho de 2020

 

 
Adiou

"Uma decisão amadurecida a partir do diálogo e de consensos entre profissionais da área da ciência, do Direito Eleitoral e o Congresso Nacional". Foi assim que os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, definiram, em sessão solene do Congresso, as negociações que levaram à aprovação da PEC 18/2020, que deu origem à Emenda Constitucional 107, que adiou as eleições municipais deste ano de outubro para novembro. Antes previstos para os dias 4 e 25 de outubro, os dois turnos das eleições agora serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. 

 

 
A volta dos que não foram e a saída de quem não entrou

Como muitos já haviam previsto, o ex-quase-como-assim Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, acrescentou no seu afamado currículo _ obviamente seguindo o seu estilo que lhe garantiu a fama _ a função de Ministro da Educação do Brasil. Em Brasília, dizem nossos correspondentes, a carreira meteórica do Ministro só não conseguiu ser mais rápida do que o Queiroz em dia de pagamento na ALERJ.

 

 
A Paz

Na política, na vida e _ até mesmo no crime organizado _ a “convivência pacífica” acaba sendo a forma civilizada de viver em sociedade. Quem diz “não gosto de política” ,  está semeando a discórdia e instalando para – raios da hecatombe nuclear pois apenas o diálogo traz a paz... A política Descalvadense _ em sua maioria _ caminha para a paz... Porém, lobos solitários ainda estão em guerra. Quem ignora a convivência pacífica semeia tempestade.......

 


Ilustração da obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri

 
Traidores de acordo e Lúcifer

Traidores cometem os piores pecados e são enviados ao último círculo do inferno de Dante, onde Lúcifer _ pessoalmente _ arranca pedaços dos traidores... diz um poeta do funcionalismo público que está reescrevendo a tradução do “Inferno de Dante” em conjunto com um amigo italiano. Trair interesses de aliados políticos é trair as regras básicas da política...

 

"Raposas e ouriços"

 
Burocratas travestidos de técnicos

Há uma disputa nos bastidores do funcionalismo entre os “burocratas-técnicos” e os “políticos-práticos”. “Raposas” e “ouriços” são os termos de Celso Lafer no livro “A reconstrução dos Direitos Humanos, um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt“ (Companhia das Letras). Raposas com visão ampla e interdisciplinar e os ouriços que só olham para dentro... O “ouriço” sempre se diz “técnico” como eufemismo para a cegueira quanto ao resto do mundo. As raposas costumam vencer as brigas....ainda que levem umas espetadas dos ouriços que não enxergam muito bem...

 

 
Chefe e líder

Uma anáise corporativa de algumas secretarias municipais indica que a imensa maioria dos chefes não sabe a diferença entre ser chefe e ser lider. "Chefe" é aquele que tem uma visão de "Casa Grande e Senzala" (livro de Gilberto Freyre), ou seja, tem uma sala com ar condicionado enquanto os demais funcionários trabalham no calor escaldante nos dias de verão. "Líder" convence e participa de tudo o que acontece no setor. É a pessoa consultada e respeitada independentemente do cargo. No funcionalismo tá cheio de "chefes" e de poucos líderes...

 

 
Kafka - o processo

Leitura obrigatória nas faculdades de Direito, o livro relata um “processo” em que o acusado não sabe a acusação, não localiza o processo, não sabe do que se trata... mas todos o olham como um bandido. Livro que é verdadeiro símbolo do “autoritarismo técnico” e que _ até hoje _ é lembrado quando “técnicos”, por meios burocráticos, tentam “queimar” seus desafetos sem _ necessariamente _ ter que asssumir sua verdadeira intenção. Uma espécie de falta de caráter em forma de capa e papel... Indicação bibliográfica da coluna POLITICANDO para setores mais refratários ao diálogo... Cotados para secretarias já leram.

 

 
O analfabeto político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais." (Bertolt Brecht) O analfabeto político não seria o "chefe" que ignora os demais funcionários?

 

 
Currículo e batom na cueca

O servidor municipal _ aquele do 'batom na cueca' e que sem saber foi "indicado" para 3 secretarias _ encontrou o vererador autor das indicações no Paço Municipal. O funcionário _ que foi professor universitário por 20 anos _  não perdeu a piada em relação ao agora ex Ministro Decotelli. "Avisou" que o Ministério da Educação era dele e que já estava "mexendo" no currículo para conseguir a vaga indicado pelo vereador... O vereador se fez de desentendido. Já se fala na "secretaria extraordinária para divulgação de aniversários". Seria a "quarta" secretaria. Até o final do ano deve assumir "todas" as secretarias.

 

 
Café

Quem chega no Paço Municipal antes das 7h tem que tomar o cafezinho feito pelo guarda noturno Xavier. O café do Xavier tem muuuuita fama. Alguns gozadores dizem que ele aprendeu a fazer café na empresa Suvinil, pois é um óóóóóóóóótimo café para ser usado como tinta de parede. Já os gozadores da Procuradoria disseram que no próximo concurso irão incluir a prova prática de café no edital do concurso de guarda noturno. “Xavier tomaria pau” disse um dos gozadores da Procuradoria.

 

Os pecadores e a IRA

 
Contas do Exercício 2017: Decisão política?

No quinto círculo do inferno de Dante, os pecadores da IRA brigam entre si, tendo Lucifer escondido sob a lama... Também diz a musica 'Virtudes e defeitos", do cantor Leonardo: "(...) Somos feitos de virtudes e defeitos; Só de pensar em te perder, sinto uma dor no peito; Quem sabe de outro jeito a gente pode se reconquistar; Porque nunca é tarde pra recomeçar". Será que a articulação política do candidato de oposição para rejeitar _ por motivos exclusivamente políticos _ as contas de 2017 do prefeito Becão seria uma boa coisa para a cidade? A ira não pode passar de pai para filho... A vingança pertence a Deus. Muita gente certamente vai se recordar que o ex-prefeito Calza teve suas contas _ aprovadas pelo TCE _, rejeitadas pela Câmara por meio das mesmas mãos articuladoras que agora pretendem repetir o feito. O mundo é bem maior que as ambições eleitorais!

 

 
Estrela discreta da semana

A coluna POLITICANDO vai escolher toda semana uma "estrela discreta" que trabalha muito e não aparece na mesma proporção. Algúem já parou para pensar na dicifuldade de uma orquestra mantida numa cidade de apenas 33.000 habitantes? Apenas grandes cidades como São Paulo e Campinas conseguem manter tais orquestras... Alessandra Paganotto é a estrela discreta desta semana!

 

 
Pode pedir música?

Aproveitando a singela homenagem, gostaríamos de ouvir _ na próxima apresentação da prestigiada Orquestra Descalvadense _ a música "O trenzinho do caipira" cujo vídeo da Osesp está logo acima dessa nota. Contam os fofoqueiros que tem gente no Palácio do Povo que já disse que "não pode ir embora dessa vida sem ouvir o trenzinho do caipira da orquestra canequinha". O trenzinho do caipira é a mais famosa das músicas de Heitor Villa Lobos, compositor clássico que compos o ciclo das "Bachianas brasileiras". Também existem versos do "trenzinho do caipira" com letra do poeta Ferreira Goulart e cantoda por Edu Lobo numa versão e Ney Matogrosso noutra versão. A coluna indica a versão de Ney Matogrosso pois o timbre do cantor _ na opinião modesta desta coluna _ tem melhor sinergia sonora com a música de orquestra.

 

 
Barbalho trabalha como rima...

Na próxima coluna, um dos candidatos a "estrela discreta" é Carlinhos Barbalho, que trabalha tal e qual a rima de seu nome...

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

 O entrevistado de hoje da nossa coluna é o advogado Flávio Caetano. Professor da PUC/SP, mestre pela PUC/SP (tese sobre comissões parlamentares de inquérito), também foi Secretário Nacional de Assuntos Judiciários na gestão do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso.

 


POLITICANDO
- Boa Tarde, Dr. Caetano. Obrigado por aceitar o convite da nossa coluna para falar um pouco sobre o atual cenário político brasileiro.

Flavio Caetano - Boa Tarde! É uma honra falar com o mais importante jornal de Descalvado... A terra do Lalá.

POLITICANDO - Quem é o Lalá?

Flavio Caetano - Para vocês é o Dr. Laércio Loureiro, para mim, é o Lalá. Ele é procurador do Município.

POLITICANDOAh tá. O que o senhor, que atuou em um governo que sofreu impeachment (Dilma Roussef), acha da possibilidade de um novo processo de impedimento nesse governo?

Flávio Caetano - Acho que a possibilidade é real. Existem inúmeras variáveis que viabilizam o impeachment no atual governo. Juridicamente já existem todas as condições. Politicamente é que algumas variáveis ainda não estão consolidadas em razão do acordo recente com o centrão. Mas o centrão é algo em torno de 40% e não consolida o apoio que afastaria o impeachment. Além disso, as Fake News podem resvalar no Presidente de perto e isso viabilizaria o impeachment.

POLITICANDO - Só isso seria o suficiente?

Flávio Caetano - Não. Mas existem outros fatores. Por exemplo, o governo Bolsonaro é extremamente mal visto por membros do Poder Judiciário e do Poder Legislativo já que seus apoiadores de maneira clara e inequívoca atacam esses dois poderes. Não há legitimidade social ao governo. Além disso o TSE pode, legitimamente, cassar o mandato com base num desdobramento das fake News que apure o uso de notícias falsas na campanha eleitoral. Enfim... as circunstâncias negativas para o governo formam um caldo de sinergia bem mais intenso do que aquele que levou ao impeachment de Dilma Roussef.

Além disso, ele tem apoio restrito da população: cerca de 30% do eleitorado. O grupo de excluídos: homoafetivos, pobres, mulheres, negros, etc, o consideram uma ameaça aos avanços sociais e esse grupo significa um percentual maior de rejeição ao Presidente.

Assim, o apoio ao impeachment é mais fácil. Nas atuais circunstâncias, é maior do que no governo Dilma que, diga-se, teve apenas uma rejeição financeira como pretexto para o pedido. Digo pretexto, porque essa questão, rigorosamente, não seria suficiente para o impeachment que ocorreu.

Na próxima semana você confere mais trechos da entrevista com o Dr. Flávio Caetano

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.
Alguns dos comentários acima foram extraídos do jornal “O Estado de S. Paulo”, de 27.06.20 / “Coluna do Estadão”


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"