Início


27/02/2013
(15h44)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

Fraternidade e Juventude: “A Igreja quer acolher a juventude e nós estamos prontos, de corações abertos para recebê-la”


Padre Valdinei Antônio da Silva - Foto: Mário Zambelli
 
No momento em que os jovens parecem estar cada vez mais distantes de trabalhos ligados a religião, a Igreja Católica transforma a Campanha da Fraternidade 2013 em oportunidade para atrair essa parcela da população que tem tantos caminhos, tantas propostas. E é diante desta panacéia de propostas para o jovem, que a Igreja se coloca preocupada com a vida e a plenitude do ser humano, já que por vezes o caminho escolhido pode trazer ilusões e infelicidade.

Oito anos após a morte do papa João Paulo II, a igreja ainda se rende as suas recomendações: “O jovem só será Igreja, quando a Igreja for jovem”. Além da Campanha da Fraternidade focar a juventude esse ano, há outro ingrediente para motivar a iniciativa: em julho

o Brasil será palco da Jornada Mundial da Juventude. Mais de um milhão de jovens do mundo todo são aguardados para esse encontro que deve ter a presença do novo Papa, já que Bento XVI renunciou e deixará o posto no fim desse mês.

A Campanha da Fraternidade teve início com a Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas. O pároco da comunidade de Nossa Senhora do Belém,  Valdinei Antônio da Silva, falou com a reportagem do DESCALVADO NEWS sobre esse período em que toda Igreja se volta para um único tema.

“Na realidade, essa solicitação já vem de alguns anos, é um pedido dos jovens querendo que a igreja focasse este tema e assim será feito pela segunda vez, pois em 1992 a Campanha da Fraternidade também falou sobre juventude. Trata- se de um momento importante, porque o jovem  é o presente e uma realidade futura e a Igreja quer acolher essa juventude, que tem tantos caminhos, tantas propostas. A Igreja está preocupada com a vida dessa juventude”, destacou Padre Valdinei.

Em Descalvado, a Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e Juventude, foi lançada na Quarta-feira de Cinzas, durante celebração de missa na Igreja Matriz. Desde então o tema tem sido abordado em todas as celebrações, grupos estão se reunindo para discutir e proporem ações que de fato, mobilizem a participação dos jovens. “A experiência da campanha parte de se conhecer os jovens, conversar, escutar, saber quais são os anseios da juventude, porque talvez possamos oferecer algo que não interessa, por isso queremos saber o que querem. E dentro daquilo que querem, a Igreja tem tanta riqueza nos seus membros, nas pessoas que já estão numa caminhada, que a ideia é exatamente essa: interagir de tal forma que possamos colocar essas as riquezas à disposição dos nossos jovens”, disse o Pároco.

Um dos grandes desafios da Campanha é atrair os jovens que hoje estão força dos movimentos religiosos. Para isso, o projeto em Descalvado deve abranger a realizações de eventos pontuais, segundo o Padre Valdinei. A formatação dessas ações está sendo concluída, em virtude da recente chegada do Pároco na cidade, mas a intenção é a da realização de um evento de massa, relacionado à cultura, num espaço que possam interagir, trocar experiências, se conhecerem e conhecer a Jesus Cristo.

“A Campanha tem um fulcro muito importante que é a preparação para a ‘Jornada da Juventude’, então estamos bastante focados em atrair os jovens que ainda não participam da igreja. Pode ser algo regional, englobando Analândia, Pirassununga, Porto Ferreira e Descalvado. Se isso não for possível dentro dos 40 dias da Quaresma, iremos realizar na Páscoa”, ressaltou.

Nessa semana inclusive, cerca de 15 padres da região além de membros de paróquias, estiveram reunidos em ato do Conselho Regional de Pastoral, para a discussão das propostas e somatória de esforços, uma vez que a mobilização não deve se ater apenas ao período quaresmal, a igreja pretende um ato contínuo.

Questionado sobre a possibilidade da Campanha da Fraternidade minimizar a problemática dos jovens que hoje cada dia mais se vêem envolvidos com questões de droga, violência e crimes, Padre Valdinei foi categórico. “Bertolt Brecht [pensador], dizia o seguinte: “Se eu caminho dois passos para a esquerda, a utopia caminha dois para a esquerda também; se eu caminho dois para a direita, ela caminha dois para a direita. Se eu caminho dois para frente, ela caminha dois para frente. Se eu caminho dois para trás, ela também caminha dois para trás. Ai eu pergunto: para que serve a utopia? Serve para me fazer caminhar. Então eu acredito, tenho esperança no trabalho, acredito que surtirá efeitos, essa é a é minha fé”.

Para o Padre Valdinei, a grande dificuldade de hoje é que o jovem acaba entendendo a violência como uma maneira de se identificar e de marcar território, o seu lugar no mundo, o que é um grande equivoco. Mas ainda assim, ele é passível de fé, pois a juventude é feita de força e esperança e, quando aberto o seu devido espaço para o diálogo, ‘é possível a realização de  coisas maravilhosas’.

“Podemos trabalhar para minimizar essa situação sim, mas esse é um esforço que depende de todo mundo. O amor é a força que vai mudar  o mundo, então tanto a sociedade civil quanto a igreja precisam ter esse grande amor. As pessoas não são números, não são estatísticas, mas são seres humanos e precisam da nossa atenção e do nosso trabalho. É o amor que toca e que dá a chance do outro mudar”, concluiu.

O Pároco de Nossa Senhora do Belém, através do livro de Isaías, em seu capitulo 7, fez o seu convite aos jovens descalvadenses: “Eis me aqui, envia-me”. Esse é o convite que Deus está fazendo para cada jovem que acompanha com tanto interesse o trabalho deste meio de comunicação. Nós estamos de corações abertos para recebê-los, queremos ouví-los, acolhê-los, queremos fazer festa, viver este e outros tempos. E juntos, pensar em caminhos e propostas para fazer uma cidade e um Brasil diferentes para os nossos jovens”.

Clique para imprimir esta notícia

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 - Fraternidade e Juventude: “A Igreja quer acolher a juventude e nós estamos prontos, de corações abertos para recebê-la”

BADMINTON: Descalvado conquista 13 medalhas na primeira etapa estadual

Derrota para o rival Real Madrid em pleno Camp Nou expõe o fim do poderio barcelonista
Doze equipes disputarão o título do Torneio de Futebol de Areia em Descalvado
Atletas descalvadenses participam da "3ª Corrida Solidária de Bauru"
‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"