Início


05/03/2013
(19h48 ) - Atualizada em 06/03/2013 às 20h54

DECIDIDO

TSE mantém impugnação do registro da candidatura de Calza

Tão logo a decisão seja publicada no Diário Oficial, o TRE deve se manifestar se haverá ou não novas eleições em Descalvado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de julgar o Recurso Especial Eleitoral impetrado pelo ex-prefeito José Carlos Calza (PSDB), decidindo pela impugnação do registro de sua candidatura. O colegiado, formado pelos Ministros Cármen Lúcia (presidente), Dias Toffoli, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Henrique Neves da Silva e Luciana Lóssio, manteve a decisão monocrática do Ministro Marco Aurélio de Mello (que também fez parte da sessão), que no dia 21 de novembro do ano passado já havia negado o recurso a Calza.

Foram três meses e doze dias de espera e de muita expectativa por parte da população, isto a contar da decisão do Ministro Marco Aurélio, que desacreditada da política local mediante o pleito vergonhoso de 07 de outubro de 2012, vive desde então uma instabilidade político-administrativa nunca antes vista na história de Descalvado.


O futuro da cidade deverá ser conhecido dentro dos próximos dias com a publicação da decisão do TSE no Diário Oficial e, posteriormente com a manifestação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que poderá designar uma nova eleição em Descalvado ou ainda, confirmar como eleito o segundo candidato colocado, Luís Antônio Panone.

De acordo com informações obtidas, Calza ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas para se isentar de ficar inelegível pelos próximos oito anos, já que esta é uma das prerrogativas da Lei da Ficha Limpa, a que o ex-prefeito foi enquadrado. Em recente entrevista ao DESCALVADO NEWS, o ex-prefeito se mostrava confiante – mesmo tendo sido derrotado em outras três instâncias. “Eu estou esperançoso! Fizemos todas as defesas e nosso processo não tem dolo, nem improbidade administrativa e não tem insanabilidade das contas como a Câmara citou e não apresentou provas. Tanto é que eu não tenho nenhuma sentença judicial me condenado em nenhuma das ações que apresentaram contra mim. Assim, se o TSE analisar com afinco e profundamente, ele vai nos dar o resultado positivo”, fato este que não aconteceu.

CRONOLOGIA DOS FATOS

Desde o dia 3 de agosto de 2012, o ex-prefeito vinha travando uma verdadeira batalha junto à justiça eleitoral, iniciada com a decisão do Juiz Rafael Pinheiro Guarisco, que acatou a denúncia do Ministério Público e da coligação Avança Descalvado, de Panone e Becão, impugnando a sua candidatura. Com base na Lei da Ficha Limpa, o Juiz entendeu serem procedentes as denúncias de irregularidades nas contas da Prefeitura Municipal de Descalvado, nos anos de 2007 e 2008 (contas rejeitadas), quando Calza ainda era prefeito, além da acusação de improbidade administrativa em que ele responde processo por pagamentos irregulares de horas extras a secretários e assessores do alto escalão da administração municipal daquela época, e também de ter efetuado uma viagem turística à Portugal custeada pelos cofres públicos.

A defesa de Calza recorreu desta decisão junto ao TRE de São Paulo, e em 10 de setembro de 2012, o Tribunal Regional manteve, por unanimidade de votos, a decisão da justiça local. Mesmo diante da nova derrota, a assessoria jurídica de Calza novamente recorreu, desta vez ao Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. Enquanto aguardava a decisão definitiva, Calza concorreu às eleições municipais do último dia 7 de outubro através de instrumentos jurídicos que lhe permitiram continuar com a sua campanha até o final, vindo a vencer nas urnas com 9.757 votos, uma diferença de 1.142 votos em relação ao segundo colocado, no caso, o ex-prefeito Panone.

Sem o registro da sua candidatura, os votos concedidos a Calza não foram computados pelo sistema do TSE ao final da apuração, a princípio permanecendo como ‘nulos’ e, Panone reeleito com 100% dos votos válidos.

No dia 21 de novembro, a decisão monocrática do Ministro do TSE, Marco Aurélio de Mello manteve a impugnação do registro da candidatura de Calza, tendo o mesmo recorrido através de agravo regimental.

Finalmente, em 05 de março, o Tribunal, por unanimidade desproveu o agravo regimental, nos termos do voto do Relator (Ministro Marco Aurélio).

FIM DA ERA CALZA?

José Carlos Calza, é, sem dúvidas, um dos políticos mais populares da história de Descalvado. Prefeito por três vezes, iniciou a sua carreira na vida pública no ano de 1982, quando foi candidato a vereador pela primeira vez. Na ocasião, ficou empatado em número de votos com o sr. Humberto Coelho, tendo permanecido na suplência pelo fato do primeiro ser mais velho.

Na eleição seguinte, de 1988  foi novamente candidato a vereador, sendo o mais votado, o que lhe permitiu assumir a Presidência da Câmara. Em 1992 foi candidato a prefeito concorrendo contra Tomás Vita; ganhou a sua primeira eleição, tendo como vice, o saudoso Luis Antônio Todescan Gabrielli, o Lito.

O seu retorno à cadeira de Chefe do Poder Executivo se deu em 2001 permanecendo até 2008, quando venceu nas urnas duas eleições consecutivas.

Nesse longo período de vida pública, algumas conquistas foram possíveis. Quando vereador, por exemplo, extinguiu a aposentadoria dos vereadores. Também nesta época, ele foi um dos responsáveis pela conquista de recursos para a construção do Pronto Socorro Municipal, já que a cidade ainda não possuía a unidade de urgência e emergência.

Em seu primeiro mandato, Calza priorizou o asfaltamento de toda a cidade, retirando das vias os paralelepípedos. Também abriu o perímetro urbano para novos loteamentos e trouxe consigo a vinda de algumas empresas como a Royal Canin e a SPF por exemplo.

Os dois distritos industriais – Cosmo Fuzaro e Bosque do Tamanduá -, também se formaram em suas gestões.

Em 1994, iniciou os contatos para a vinda da Unicastelo, que hoje é uma realidade no município.

ESCÂNDALOS

Mas nem só de conquistas e obras foram marcados os mandatos do ex-prefeito Calza. Escândalos, denúncias de irregularidades e até mesmo uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, fizeram parte de seu governo.

A começar pelo fatídico caso ‘Roberto Neves’, funcionário denunciado por esquema de corrupção, clonagem de notas fiscais e falsificação com adulteração de pagamentos e valores, um dos maiores escândalos já vistos em Descalvado envolvendo dinheiro público e que culminou em sua gestão.

A CPI, por sua vez, presidida pelo então vereador Luís Antônio Panone, após 178 dias de investigação, concluiu seus trabalhos apresentando relatório com cerca de 20 irregularidades administrativas praticadas pela gestão de Calza.

Dentre elas, a mais grave foi a do caso ‘JN’ e ‘Só Grama’, em que a Prefeitura contratou a empresa com indevida dispensa de licitação e fracionamento do objeto, consideradas irregularidades insanáveis pelo descumprimento da Lei 8.666/93, lei das licitações. Além disso, foi identificado pela CPI que a JN recebeu valores dos cofres públicos, sem ter prestado os devidos serviços à municipalidade.

Clique para imprimir esta notícia

DECIDIDO: TSE mantém impugnação do registro da candidatura de Calza
Carlos Denoni volta à Descalvado com o espetáculo “PQP!!! A vida é uma coméRdia”
Guarda Municipal mais bonita do país é de Araraquara
Museu Público Municipal realiza a 1ª Exposição de Ferromodelismo a partir desta terça-feira (5)
Biker's da região se encontram em Descalvado para o "1º Passeio Integração"
"Se o TSE analisar com afinco e profundamente, ele vai nos dar o resultado positivo" afirma o ex-prefeito Calza em entrevista
Com o fim da piracema, pescadores voltam às margens do Mogi-Guaçu
Brinquedoteca Municipal poderá ser base do Corpo de Bombeiros em Descalvado
TSE deve julgar na próxima semana o recurso especial que definirá o futuro político de Descalvado
‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"