14/10/2013 (06h28)

Com pênalti perdido por Ceni, São Paulo e Corinthians empatam sem gols no Morumbi

Ceni perde pênalti aos 45 minutos do segundo tempo e desperdiça chance da terceira vitória seguida do São Paulo; Timão completa oitavo empate por 0 a 0 no campeonato


Com resultado, São Paulo chega a 34 pontos, na 15ª posição, três lugares abaixo do Corinthians
O São Paulo não foi além de um resultado bastante comum para o Corinthians na temporada, neste domingo. O clássico que opôs dois rivais em má fase no Morumbi acabou em 0 a 0 – com direito a mais um pênalti desperdiçado pelo goleiro e capitão Rogério Ceni, aos 45 minutos do segundo tempo. Foi a oitava vez no Campeonato Brasileiro em que a equipe comandada por Tite ficou em uma igualdade sem gols.


O resultado é pior para o São Paulo, ameaçado pelo rebaixamento à Série B e agora com 34 pontos ganhos. O Corinthians não está em situação muito melhor, pois soma 37 e vê o objetivo de obter classificação para a Copa Libertadores da América ficar cada vez mais distante de ser alcançado. Os dois times voltarão a campo na noite de quarta-feira: o tricolor contra o lanterna Náutico, outra vez no Morumbi, e o alvinegro diante do Grêmio, em Porto Alegre.

A igualdade deste fim de semana ainda manteve bons retrospectos a favor do Corinthians, que não perdeu nos seus últimos 12 clássicos contra o São Paulo no Morumbi e ainda terminará a atual temporada sem ter sido derrotado pelo rival de Majestoso. Venceu três partidas e empatou outras três.

O jogo – O clássico deste fim de semana não valia troféu. Mas, como vencer para fugir da zona de rebaixamento parecia ser tão importante quanto ganhar um título, as provocações começaram cedo. O Corinthians queria levar a campo a sua taça de campeão paulista de 1977 (chegou ao Morumbi com a peça, mas desistiu da ação de última hora), em função do aniversário de 36 anos do torneio. A medida aguçou a vontade de João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo, de trazer uma “carreta bem grande” com as principais conquistas tricolores.

Já no gramado, o atacante Emerson era o maior alvo das gozações. Ouviu diversos gritos de “beija”, em referência à polêmica foto em que dá um selinho em um amigo, e tentou responder de qualquer maneira. Logo no primeiro minuto de jogo, deu poucos passes com a bola nos pés após passar pelo meio-campo e testou Rogério Ceni com um chute de muito longe. A conclusão saiu tão torta que ele pareceu ter mirado na faixa com a inscrição “time grande não cai”, pendurada na arquibancada, e não no gol.

Finalizar de longa distância poderia ser uma maneira de o Corinthians minimizar a sua falta de criatividade – exacerbada pela ausência do lesionado Paolo Guerrero e de Alexandre Pato, defendendo a Seleção Brasileira. Mesmo sem uma referência ofensiva, Tite preferiu reforçar o poder de marcação do meio-campo com Edenílson, deixando Alessandro na lateral direita e Douglas no banco de reserva. Pode ter sido produtivo no treinamento secreto da véspera do clássico. Não no primeiro tempo.

Fazendo valer o mando de campo, o São Paulo pressionou o Corinthians desde os primeiros minutos de jogo. O time de Muricy Ramalho – mesmo sentindo a “grande falta de um bom pivô”, como definiu o técnico – parecia habituado a não contat com o contundido Luis Fabiano. Tanto é que o substituto Aloísio foi o mais festejado pelos torcedores antes de a bola rolar. Aos sete minutos, ele viu de perto a primeira chance de gol do seu time, quando Jadson recebeu a bola na entrada da área e bateu no canto. Para fora.

A oportunidade foi um indício do que estava por vir. Aproveitando-se algumas vezes de uma confusa linha de impedimento corintiana e muitas da lentidão dos laterais Alessandro e Fábio Santos, o São Paulo tomou o controle da partida. Chegou a computar 79% de posse de bola. Na defesa, parar a ligação direta que o Corinthians fazia para Emerson e Romarinho também não aparentava ser missão das mais complicadas. O Sheik preferia até pedalar descoordenadamente ou se jogar dentro da área ao ir de encontro com a marcação.

Criticado justamente por tentar cavar pênaltis nos últimos jogos, Romarinho fez o contrário aos 28 minutos, na melhor chance corintiana do primeiro tempo. O atacante carregou a bola em velocidade pela ponta esquerda, superou os defensores do São Paulo e foi individualista ao não passar a bola para Emerson. Ainda assim, o chute dele deu trabalho para Rogério Ceni.

Aquela rara investida do Corinthians deixou o São Paulo mais agressivo. Logo na jogada seguinte, Maicon ficou livre de marcação na pequena área e desperdiçou uma grande chance com a cabeçada para fora. Alguns torcedores ameaçaram gritar gol. O mesmo ocorreu um minuto mais tarde, aos 30: Jadson fez assistência com maestria para Ademilson, que passou por Alessandro dentro da área e bateu firme. Cássio salvou o Corinthians com uma bela defesa.

Aos 44 minutos, o São Paulo ainda assustou o Corinthians pela última vez na primeira etapa. Jadson, sempre ele, optou pela cobrança de falta ensaiada e só rolou a bola para Aloísio. O atacante estufou o peito para concluiu no gol, porém acabou travado por Fábio Santos. “Isso mostra o bom primeiro tempo que fizemos. Está faltando o gol”, analisou Maicon, satisfeito ao descer para o vestiário. Alessandro, ao contrário, transparecia preocupação: “Temos que melhorar”.

Com mais disposição, o Corinthians até evoluiu no começo do segundo tempo (pouco depois de torcedores organizados tricolores entrarem em conflito com policiais militares) – o que abriu ainda mais espaços para o São Paulo atacar. Não foi o suficiente para convencer Tite, que sacou o sonolento Danilo para a entrada de Diego Macedo aos 12 minutos. O seu time passava a contar com três laterais destros no gramado. E também a ser mais presente no setor ofensivo.

Sem se intimidar com o clássico, o recém-chegado Diego Macedo pedia a bola com frequência e encarregava-se de armar o Corinthians. Aos 15, saiu dos pés dele o lançamento que Rodrigo Caio não conseguiu cortar. Emerson recebeu, invadiu a área e parou na boa saída de gol de Rogério Ceni. Tite aplaudiu a iniciativa, enquanto Muricy Ramalho gesticulou freneticamente para a sua equipe retomar a pressão em busca do gol de desempate.

O São Paulo até obedeceu a ordem de seu comandante, principalmente através do jogo aéreo e dos lances de bola parada, porém o Corinthians se mostrava mais perigoso àquela altura. Aos 27 minutos, por exemplo, Diego Macedo fez um novo grande lançamento para Emerson, que ficou sem marcação diante de Rogério Ceni e chutou para fora. A torcida tricolor comemorou como se fosse um gol. Muricy Ramalho agiu: trocou Aloísio, o substituto de Luis Fabiano, por Wellington.

Mesmo com a mudança (mais tarde, Ademilson deu lugar a Lucas Evangelista), o São Paulo não conseguia mais ser aquele time envolvente do primeiro tempo. O Corinthians, já com o contestado Ibson na vaga de Romarinho, voltou a incomodar com um desvio venenoso de Paulo André após cobrança de falta, bem defendida por Rogério Ceni. Poucos minutos depois, o goleiro são-paulino centralizaria ainda mais as atenções no Morumbi.

Aos 44 minutos, Diego Macedo quase comprometeu a sua boa atuação ao se chocar com Reinaldo, que caiu na área. Para o árbitro Wilson Luiz Seneme, pênalti. Ceni deu ouvidos aos gritos eufóricos da torcida do São Paulo, apresentou-se para a cobrança e fez uma expressão séria – que se transformou em tristeza ao ver Cássio saltar no canto, defender a cobrança e virar o herói corintiano do clássico.

*Fonte: Ggazeta Press / Foto: Djalma Vassão
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Com pênalti perdido por Ceni, São Paulo e Corinthians empatam sem gols no Morumbi
São Paulo sofre, mas bate o Vitória no Morumbi e sai da zona da degola
Equipe Letti/Selt conquista 4 pódios em Jaboticabal
Santos vence, reage no Brasileirão e afunda o São Paulo
Na cabeça e na vontade, Corinthians derruba o Bahia e volta a vencer
Portuguesa faz 4 a 0 e amplia crise do Corinthians no Brasileirão
Neymar faz o seu 1º gol no Campeonato Espanhol em vitória do Barcelona
Ponte Preta marca dois gols no fim e amplia crise do Corinthians
Palmeiras vira jogo e goleia Avaí na Série B
São Paulo vence, sai da degola e afunda Vasco
Empate entre América-MG e Palmeiras acaba em confusão
Claudinei Barbosa conquista o primeiro lugar na '9ª Corrida Pedestre da Independência' em Vargem Grande do Sul
Por conta do desgaste, técnico do Palmeiras não garante Valdivia no sábado
Hyuri marca no fim para dar vitória ao Botafogo sobre o Corinthians
Inter vence Corinthians e quebra sequência de sete jogos sem vitórias no Brasileirão
Atletas do Badminton de Descalvado fazem bonito na etapa do Regional e Interescolar de Brodowski
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"