Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


26 de Julho de 2020

 

Olho no lance!

 
Contas de 2017: Placar da votação

A COLUNA vai sugerir um placar para a votação sobre a tentativa de rejeição das contas do prefeito Becão aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Para rejeitar as contas de 2017, seriam necessários 8 votos. A coluna aposta que a maioria dos votos será favorável à manutenção: ou seja, 7 votos pela manutenção e 4 votos pela rejeição. O Presidente da Câmara deverá votar, conforme previsão do Artigo 16 do Regimento Interno: nas votações que exijam dois terços dos vereadores, o Presidente deverá votar. O nosso palpite é o seguinte: votando com o TCE/SP: Adilson, Argeu,  Diego, Ninja, Paiva, Paulinho e Ricci. Vereadores rejeitando a decisão do TCE/SP: Daniel, Luisinho Panone, Vaguinho e Vick. (Obs: colocamos os nomes em ordem alfabética para evitar interpretações maldosas ou equivocadas)

 

 
Ippon

Nos bastidores, comenta-se que a “virada” ocorreu após a manifestação (reservada) do vereador Ninja de votar pela manutenção da decisão do Tribunal de Contas e contra a “sacanagem” contra o Prefeito. Ninja deu um “ippon” (golpe perfeito) na tentativa de golpe via “tapetão”. Eleição é no voto! teria sido a linha defendida pelo vereador.

 

 

Batendo em criança menor

Trabalhar ofende? Em Descalvado parece que sim! Carlinhos Barbalho _ que todo mundo concorda que trabalha como a rima do seu nome _ é alvo da oposição pelo simples motivo de trabalhar muito e mostrar a “cara política do governo Becão”. Barbalho, mesmo seus inimigos políticos concordam que você trabalha muito! Como eles não tem coragem de bater nos seus aliados mais fortes _ de maneira covarde_  brigam com o “menino menor” no recreio da escola. Como tem medo de dirigir a metralhadora para quem tem bazuca, preferem atacar o diretor de obras mesmo. Como a decisão do TCE/SP deve ser mantida pela maioria da Câmara, resolveram pescar peixinho menor mesmo. Carlinhos, fica a dica: cuidado com os rufiões e os traíras do Paço Municipal...

 

 

Perguntar não ofende

Quem seria o dono do terreno da proposta de aterro sanitário que rola no meio político? Alguém da política teria algum interesse “não muito republicano”? Achamos que não... "Que maldade! Que mente poluída!" dizem os desinteressados da política. Seria bem republicano se soubéssemos quem teria o terreno necessário para a proposta. A COLUNA pretende contratar um mestre em Direito Ambiental para analisar a proposta concreta do aterro sanitário, incluindo os nomes dos proprietários de tais possíveis terrenos, que esperamos ser uma exigência do Doutor a ser consultado por nós...

 

 

Contrato do lixo

E por falar em lixo, parece que alguns dedos que andam apontando para assuntos que desconhecem podem acabar com as mãos um pouco mais sujas do que o de costume. Parece que o contrato que prevê a destinação do lixo da cidade está sendo cumprido a risca, diferentemente do que alguns justiceiros da chamada 'nova política' andam esbravejando por aí. Melhor ler o contrato antes de sair apedrejando o Barbalho, que trabalha como a rima do seu nome e tem incomodado gente que é linguaruda tal qual esta mesma rima também...

 

Notas sobre Sucupira

(Inspiradas na novela de Dias Gomes, mas sem relação necessária com a novela ou com a realidade.
Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimentos reais terá sido mera coincidência)
 

 
Como seraim as CPI's em Sucupira?

Dorotéia é a líder do governo na Câmara e os demais vereadores querem arrumar um motivo para sua cassação. Como os vereadores não tem coragem de atacar Odorico ou Dorotéia diretamente, vivem arrumando confusão com outros membros do governo. Numa episódio da novela teriam aberto uma “CPI” para apurar alguma coisa e pagar algum membro do grupo do prefeito Odorico.

 

 
Chico Lopes de Sucupira

Como a novela de Dias Gomes tinha elementos que lembravam a vida real da política brasileira, é possível que “relembrassem” a prisão de “Chico Lopes”, ex-presidente do Banco Central. Na vida real, Chico Lopes foi intimado para depor na CPI que apurava irregularidades no sistema financeiro. Na intimação não constava se o economista seria ouvido como testemunha ou como investigado. Dessa forma a CPI poderia força-lo a “falar a verdade” sobre tudo (como se fosse testemunha) , inclusive para produzir provas “contra si mesmo”. Chico Lopes se recusou (como costuma ocorrer em depoimentos judiciais) e foi preso por desacato. Era isso que os vereadores de Sucupira pretendiam fazer com algum aliado de Odorico.

 

 

Lulu Gouveia - O líder da oposição

Lulu Gouveia _ o líder da oposição ao Prefeito em Sucupira _ teria aberto uma CPI para pegar alguém do grupo de Odorico. A imaginação traria a realidade do país ao governo de Sucupira. O que Lulu Gouveia não sabia é que ele seria obrigado a informar ao intimado da CPÌ a sua condição de testemunha ou de investigado. O cômico imbróglio acaba por destruir a estratégia de Lulu Gouveia.

 

 

Rufiões de Lulu Gouveia

O líder da oposição em Sucupira _ Lulu Gouveia _ ficou sabendo que terá que informar a condição do depoente antes mesmo da chegada do oficial de justiça... Os que seguem com maior atenção as nossas estórias de Sucupira alertam que Lulu Gouveia tem 3 rufiões que trabalham perto de Odorico. Lembrando que o rufião é o cavalo que “aquece” a égua no cio antes que o cavalo principal chegue para o serviço...

 

 

Sal grosso para o Valdecir

O Secretário Valdecir Marcolino precisa continuar a tomar banho de sal grosso e plantar pimenta em seu jardim. Causou ódio a nota da semana passada da “aglomeração de vereadores” reivindicando a paternidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também gerou ódio a lembrança de que gente de “invejável currículo” esteve no lugar de Valdecir e não desempacou a ETE. Valdecir, cuidado! Trabalhar cria inimigos. Atenção aos rufiões e traíras da Prefeitura... Mas fique tranquilo: se o ódio e a inveja persistirem, retomaremos o tema da Estação Valdecir Marcolino Reschini novamente. Isso... Estação Valdecir Marcolino Becão Reschini...

 

 

Clube dos vinte

A COLUNA sai em defesa da Câmara que _ injustamente _ tem a fama de ter audiência de “meia dúzia de gatos pingados” em suas sessões legislativas transmitidas pela internet. Com a ajuda de especialistas, fizemos a lista da audiência. Os nomes esquecidos podem reclamar pelo e-mail da coluna que serão incluídos. Na dúvida quanto a “perfil fake”, a COLUNA exigira cópia escaneada do RG e CPF. Seguem os nomes: Gallinho da SELT, João Factor, Cássio Paiva, Rodrigo Oliveira, Tucão, Wellington Ferdinando, Débora Cabral, Sonia e Beto Olivieri, Jacaúna, Adnan, Gilson do Mercado, Nelson Brumussi, Neguinho Bombeiro, Panone (pai), Sposito e Rischini. Quem estiver com o nome de forma indevidamente incluído na lista acima, por favor, também pode comunicar pelo nosso e-mail.

 

 

Aniversário da COLUNA POLITICANDO

Ainda falando em audiência, no próximo dia 2 de agosto a COLUNA POLITICANDO completará 3 (três) meses de relançamento! Já estamos no 'Top Five' das mais lidas do portal de notícias “Descalvado News”, e tivemos quase 4.000 acessos nos picos de audiência. Logo iremos bater a marca de 5.000 acessos. Antes do aniversário de cinco meses _ e ainda no período mínimo de aleitamento materno _ pretendemos bater novas metas do site. Se cuida "plim plim", porque estamos chegando!

 

Estrelas discretas da semana

 

Professor Marco Antonio Pratta - O Sagrado e o Profano

O Secretário de Educação do município defendeu sua tese de Doutorado em 14 de fevereiro de 2005 na Universidade de Campinas (UNICAMP). Orientado pelo Professor Doutor Sérgio Castanho, com o tema “O sagrado e o profano na cultura escolar. Dimensões da modernidade brasileira”. Parodiando sua tese, o professor Marco Prata é um dos secretários “sagrados” na Prefeitura de Descalvado. Com perfil suprapartidário, sempre é um quadro importante nas administrações, independentemente da questão partidária. Sempre discreto e educado, o professor é mais uma “estrela discreta” da política de Descalvado.

 

 

O segredo de Maria Cristina

Qual será o segredo da Maria Cristina Casteglione Roque, diretora de Agricultura, que está sempre sorrindo? Serão as últimas notícias trazidas pelo G1 ? (Vivendo um 'oásis' dentro de uma economia abalada pela pandemia do coronavírus, segmento cresceu puxado pela agropecuária básica) Será que é só o bom andamento da agricultura? Ou é alegria de trabalhar com tanta gente simpática? Por sua alegria, ela também foi eleita a nossa estrela discreta da semana!

 

 

Mata-burros

Depois que a Vania assumiu o controle da entrada no gabinete do Prefeito a coisa moralizou. Gente entrando no meio de uma reunião, gente estranha dentro do gabinete....tudo isso acabou! Os pessimistas a chamam de “Vania Pit Bul”, mas os otimistas a chamam de “Vania mata-burros”, pois quem não souber explicar o que veio falar com o Prefeito, não entra de jeito nenhum!

 

 
Depois da polêmica do cafézihno, agora é a vez do cappuccino

Tem gente se achando na Prefeitura: Diz que tem o melhor cappuccino de Descalvado. Será? Tem gente nos corredores do Palácio dizendo que esse pessoal que faz capuccinno tá se achando. Mas há quem diga que quem não tomou o cappuccinno da Prefeitura não merece viver em Descalvado.

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

O nosso entrevistado é o Professor Ugo Osvaldo Frugoli.

O professor Ugo (sem “h” como são os nomes em italiano) é nascido na Itália e radicado no Brasil desde a infância. Atuou em casos famosos nos quais país sufocaram filhos, filho matou vários familiares, mães envenenaram filhos dentre outros. Formou se em curso de “perfilamento criminal” ministrado pelo FBI.

Atualmente é professor da Academia de Polícia Civil e por ser Biólogo sempre esteve ligado à educação.
Deu aula em cursinhos e no tradicional colégio São Luís (avenida Paulsita), UNISAL (Universidade Salesianos). Tornou-se uma lenda viva no meio policial.

COLUNA – Professor Ugo, o que é “perfilamento criminal”?

PROF. UGO –  Consiste em um processo de análise criminológica que une as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. Para entendermos vamos imaginar um caso de morte que deixa duvida em sua ocorrência.  As técnicas mais famosas adotadas aqui no Brasil são do FBI e da Inglaterra para traçar o perfil criminal da pessoa que cometeu o crime.

Na apresentação de nossa entrevista (na coluna da semana passada) constou o caso da mãe que participou do homicídio do próprio filho. A análise feita foi a seguinte: um corpo de criança enterrado e que _ depois de morto _ foi agasalhado com moleton, luvas, gorro, cobertorzinho etc.

A pergunta é “que perfil tem a pessoa que se preocupa em agasalhar uma criança desta maneira  já morta?”

Somente a mãe teria uma preocupação como essa. Seu lado mamífero e de função materna grita no seu mundo interior. Daí a nossa conclusão, neste caso e que depois de analisado pelo DHPP veio a confissão materna.

COLUNA – Somente na área criminal é possível fazer “perfilamento”?

PROF. UGO -  Não. O perfil e utilizado por empresas RH, midia, teatro, cinema e ate na área pedagógica.

Em minha experiência como professor universitário fazia o “perfilamento pedagógico” com um amigo professor que também traçava perfis.

Ele não era da polícia, mas gostava muito do assunto, traçava perfis. Ele utiliza muito na área política e na área pedagógica quando era professor. Na verdade, não existe era professor , professor se nasce. Este meu Amigo e professor até hoje.

Lembro bem que em conjunto com esse Amigo analisávamos _ em poucos minutos _ o perfil dos alunos tanto de segundo grau como universitários  através da letra, com a escrita de cada um.

A letra para sua interpretação exige uma “grafologia”, ou seja,  marcas do perfil psicológico de uma pessoa encontra se na letra dela.

Fazíamos a análise em conjunto, observando o aluno e sua letra, traçávamos o perfil pedagógico e indicávamos as possíveis áreas de interesse na sua escolha da carreira profissional.

Como meu amigo professor é poeta, ao terminarmos a análise ele declamava um pequeno poema para os alunos, resumindo a análise que fizemos. Eu achava genial esta técnica nossa pedagógica de aproximação ao aluno. Refletia no curso nas nossas aulas.

Tivemos filas de interessados nesse “perfilamento pedagógico”.

COLUNA – O senhor atua em outras perícias, além da perícia criminal?

PROF. UGOSim, atualmente faço perícias que não são da área criminal. Como biólogo faço pareceres de Perícia Ambiental.

Por exemplo, há pouco tempo ,perto de Descalvado; em Ribeirão Bonito: participei de uma perícia para demonstrar que o TAC (termo de Ajustamento de Conduta) feito pelo proprietário da Fazenda estava sendo cumprido e o documento da Secretaria de meio ambiente imputando descumprimento estava errado.

Um professor PHD em química demonstrou a qualidade da água do local (indicativo do cumprimento das regras ambientais) e uma professora de Agronomia também corroborou nossas conclusões quanto ao cumprimento das regras ambientais no local. Levei uma Van laboratório para executar os exames de solo, água e ar.

Neste tipo de perícia  ambiental é comum necessitarmos de vários profissionais para a demonstração dos exames  realizados e no parecer devem ser colocados todos os resultados da Equipe.

COLUNA - Professor Ugo, como o senhor descobriu a autoria do crime em que o ex namorado jogou o corpo da ex namorada numa represa em São Paulo?

PROF. UGOAtuei neste caso mais como biólogo, a investigacão policial não conseguia "colocar o suspeito no local da represa" onde foi encontrado o corpo da sua ex namorada, uma coisa era certa, a vitima foi colocada no carro  dela morta e o veículo foi empurrado para dentro da represa Junto com a equipe de peritos do caso foi analisada a  existência de uma alga típica naquela represa e que _ se o suspeito tivesse jogado o corpo nesta represa _ teria resquícios dessa alga em seus calçados.

Obtivemos uma busca e apreensão com ordem judicial, acionamos um professor da USP especialista em algas e demonstramos que a alga rara daquele local estava no calçado do suspeito.

SE o exame microscópico tivesse êxito usando uma expressão policial “colocamos o suspeito no local do crime”.

Fico cada vez mais convencido que  nossa investigação criminal não deixa absolutamente nada a desejar ao “CSI” e outras séries de Holywood. O “complexo de vira-lata brasileiro” é que impossibilita a valoração dos nossos profissionais em perícia.

Muita gente nem acredita que nossa perícia tenha alta capacidade de especialização  de resolução de  crimes como o caso dessa  “alga no sapato do suspeito '. Sem falarmos em DNA embaixo de unhas de cadáveres que nossos IMLs realizam. Isso será para uma próxima oportunidade.

(continua na próxima semana)
 

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"