Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


2 de Agosto de 2020

 

Votação adiada!

 
Pra que facilitar se pode complicar?

A tão aguardada sessão legislativa que votaria as contas do prefeito Becão _ já aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo _ deverá ficar na história do legislativo descalvadense. A COLUNA mantém a previsão de 7 x 4 no placar da votação das contas de 2017, mas acrescenta uma pequena margem de erro de 1 (um) voto, para mais ou para menos, dadas algumas informações que um de nossos arapongas nos trouxe ao longo da semana. Como diz a velha raposa da política “quem tem voto, vota sem mimimi, quem não tem voto adia e debate até o dia do apocalipse”  Vai dar 7 a 4 é a previsão da coluna.

 

 
Rainha da...

Bravata! É assim que um dos vereadores oposicionistas vem conquistado seus 5 minutos de fama. Na semana passada, a COLUNA contou a estória de alguns dos rufiões de Lulu Gouveia, líder da oposição em Sucupira. Um desses rufiões, a Dona Armênia, mantém estreita relação com Lulu, especialmente durante as sessões da Câmara através de um aplicativo de mensagens instantâneas. Tal qual o líder oposicionista, Dona Armênia _ outro personagem célebre da teledramaturgia brasileira _ também teria desavenças pessoais junto ao advogado do prefeito Odorico. E como muitos já haviam previsto, Dona Armênia pode ter influenciado Lulu Gouveia a repetir uma de suas famosas frases da novela Rainha da Sucata, que do alto do seu show particular em tribuna, bravatou: "Essa defesa tem que ir pra chon!"

 

 
Elogios à COLUNA

A coluna agradece pelos elogios recebidos. Foi chamada de “Pasquim”.  Transcrevemos a definição do Pasquim, obtida no Wikipédia de 30.07.20 (grifos da coluna): “O Pasquim foi um semanário alternativo brasileiro, de característica paradoxal, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar.  De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 1970, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.  A princípio uma publicação comportamental (falava sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio, entre outros) O Pasquim foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. O Pasquim passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira.“

 
Elogios à COLUNA (2)

Com colunistas do gabarito de Ziraldo, Henfil, Millor Fernandes, dentre outros, 'O Pasquim' revelou nomes que hoje têm grande reconhecimento nacional. “A região produz gênios do jornalismo” afirmou o colunista J.C. Guimarães. “Chateaubriand trouxe a Televisão para o país e sua família ainda tem a Fazenda Rio Corrente aqui na cidade vizinha”, prosseguiu nosso colunista visivelmente lisonjeado com a compração feita na Câmara de vereadores na última sessão. “Nem o título de cidadão honorário superaria a honraria que recebemos”, finalizou o nosso colunista com largo sorriso.

 

 

Obama em Descalvado

"Yes, we can!" (Sim, nós PODEMOS!). O famoso slogan do ex-presidente norte-americano Barack Obama nos remeteu ao partido Podemos de Descalvado, que pelo jeito, pode mesmo! Na mesma sigla, liderada pelo vereador Daniel Bertini, foi possível juntar o petista roxo e lulista ferrenho Adnan Jarina e a bolsonarista de carteirinha, Débora Cabral. Em Descalvado, o nome do partido poderia até mudar para "Podemos mesmo”. Parabéns! Ninguém poderá acusar o partido por falta de pluralidade de ideias...

 

 

Perguntar não ofende

Se Lula e Bolsonaro “batessem chapa”, como ficaria o Podemos de Descalvado? Quem “abandonaria” seu candidato? Problemas da pluralidade de ideias... Nada que um debates de ideias não resolva...

 

 

Perguntar não ofende (2)

A “quarentena” de oito anos proposta pelo Ministro Dias Toffoli teria alguma relação (ainda que distante) com a hipótese de candidatura a presidente do ex ministro Sérgio Moro? A coluna não sabe informar.

 

 

Panaceia em Descalvado

Segundo o Wikipedia, na mitologia grega Panaceia (ou Panacea, em latim) era a deusa da cura. O termo "panacéia" também é muito utilizado com o significado de remédio para todos os males. Teve político de Pirassununga (graças à Deus não é de Descalvado!) visitando uma empresa descalvadense e dizendo que teríamos aqui a vacina da Covid-19 e para todos os males da humanidade. Será que a figura política encontrou o “ET de Varginha” em Descalvado também?

 

De olho na Assembléia em 2022

 

A vingança de Carlinhos Barbalho?

Quem teria tido a ideia de lançar o Carlinhos Barbalho a deputado estadual, como forma de responder às acusações dos senhores vereadores? “Algum canalha” teria respondido um vereador adepto do estilo “bateu levou” e avesso ao modelo de elegância “Lorde Gabrielli” praticada por um de seus pares. Vale lembrar que Paulinho Gabrielli é conhecido pela educação e pela elegância... o outro vereador, por palavras mais rústicas!

 

 

A vingança de Carlinhos Barbalho? (2)

Carlinhos é de família descalvadense tradicional e reconhecidamente católica. 'Vingança é pecado' estão dizendo na Câmara. Mas quem seria o candidato a Deputado Estadual da cidade? Ninguém. Então, Carlinhos Barbalho para deputado não é vingança, é trabalho por Descalvado!  Barbalho para Deputado Estadual: sem medo de ser feliz!

 

 
 

Pilha de nervos

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro já está sabendo que haverá candidato descalvadense à deputado estadual? Caso esteja, ele pode estar "uma pilha de nervos"! A caixinha de maldades de um de nossos colaboradores já se apressou em soltar o slogan para 2022: “Não dê pilha para candidato forasteiro! Carlinhos Barbalho é sinônimo de trabalho o tempo inteiro!"

 

 

Reforma tributária: Por que o silêncio?

A Frente Nacional dos Prefeitos (que congrega grandes municípios) tem se manifestado contra a reforma tributária. Afirmam que haveria grande perda de arrecadação. Assim noticiou, por exemplo, o jornal Tribunal de Santos, na reportagem intitulada "Reforma tributária e o ISS municipal". Qual seria o impacto nos pequenos municípios? Ou para os pequenos municípios seria vantajoso? Senhores políticos, precisamos debater este tema. A eleição para prefeito tem menor importância diante de possível queda na arrecadação.

 

 

Impostos e Revoluções

Historicamente, inúmeras revoltas e revoluções surgiram por motivos tributários: A revolução Farroupilha, a Inconfidência, a Independência americana e o imposto do chá, etc. Como será a reação à reforma tributária que pode tirar dinheiro dos municípios? Senhores políticos...

 

 

IVA - IBS

Imposto sobre valor agregado (modelo europeu) transformaria nosso país numa “Suécia”? O IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) seria um primeiro passo para o IVA europeu? A incidência apenas no destino _ como o IVA europeu _ seria benéfico aos pequenos municípios? O parlamento descalvadense está debatendo o tema?

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

Acompanhe a segunda e última parte da entrevista com o Professor Ugo Osvaldo Frugoli

O professor Ugo (sem “h” como são os nomes em italiano) é nascido na Itália e radicado no Brasil desde a infância. Atuou em casos famosos nos quais país sufocaram filhos, filho matou vários familiares, mães envenenaram filhos dentre outros. Formou se em curso de “perfilamento criminal” ministrado pelo FBI.

Atualmente é professor da Academia de Polícia Civil e por ser Biólogo sempre esteve ligado à educação.
Deu aula em cursinhos e no tradicional colégio São Luís (avenida Paulsita), UNISAL (Universidade Salesianos). Tornou-se uma lenda viva no meio policial.

POLITICANDO –  No seu trabalho pericial junto ao IML o acidente aéreo fez parte de suas perícias?

UGO –  Sim, por ser odonto legista a função abrange identificação de corpos humanos em geral. No caso de acidente aéreo a identificação consiste em fato principal jurídico.

Participei dos dois acidentes aéreos que envolveram aeronaves da TAM. O primeiro foi a queda do avião em um bairro de São Paulo chamado Jabaquara. O segundo foi no Aeroporto de Congonhas, uma colisão da aeronave no próprio hangar da TAM. A Policia costuma dizer que foi o diabo que sugeriu tal acidente. Um avião TAM veio se chocar no próprio hangar da TAM. Logicamente nestes acidentes pela proporção de mortos, o IML SP organizou a formação de uma força tarefa de profissionais policiais, médicos legistas e odonto legistas para proceder a identificação. 

No segundo acidente, em Congonhas, como tinha experiência do primeiro a Diretoria do IML me colocou na Chefia da equipe no Aeroporto para direcionar as informações pessoais e documentos médicos e odontológicos das vitimas. No necrotério, além da parte médica, foram realizadas pericias nos arcos dentários dos cadáveres para se buscar a identificação. 

Pedimos às famílias que indicassem os respectivos cirurgiões dentistas a fim de que obtivéssemos as informações dentárias de cada passageiro que serviram como elementos identificação. 

Também foram solicitadas outras informações às famílias, tais como tatuagens, sinais, defeitos de nascimento, marcas de cirurgia, etc. Este tipo de pericia é bastane difícil de ser executada pois reúne técnica e emoção. Nós peritos nos aproximamos muito da família. Passamos a conhecer todas as características físicas, psíquicas e de relacionamento das vitimas do acidente. Vivemos o sofrimento da perda de cada passageiro. Bastante difícil esta aproximação.

Como muitos corpos foram carbonizados, não seria possível _ em todos os corpos _ a identificação pela impressão digital. Por esta razão foram feitos exames de DNA em muitos corpos.

Neste segundo acidente, para humanizar o trabalho, foi feita [a perícia] em local apropriado: um hotel em SP. Em uma sala, realizou-se uma exibição de fotos com a visualização do embarque dos passageiros que o Aeroporto de Porto Alegre forneceu, para assegurar o tipo de vestes que as vitimas vestiam no momento do acidente para complementar a identificação. Foi um momento muito emocionante não só para os familiares mas, para nós da equipe envolvida também.

Recordo-me de um fato espiritual ocorrido comigo, uma experiência incrível. Naquele momento que analisávamos as vestes, uma mãe muito triste se aproximou de mim e disse que sua filha, passageira falecida, em um sonho na véspera daquele dia, avisou que seria identificada por mim no dia seguinte. No sonho ela disse meu nome e que eu passei várias vezes por ela no necrotério  Seu nome era Rosana  [nome fictício]. Eu ouvi e disse àquela mãe: creia no seu sonho. Eu levava todos os dias para o hotel a lista diária de passageiros identificados  para as famílias. No dia seguinte ao sonho, a única mulher identificada naquele dia foi a jovem Rosana [utilizo nome fictício], filha daquela senhora. A mãe me abraçou assim que entreguei a lista e disse que tinha sonhado novamente com a filha, e que ela mandou agradecer.

São situações assim que nutrem nossos corações e nos faz acreditar que estamos no momento e local certo para ajudar o próximo.

POLITICANDO - Obrigado pela entrevista.

UGO - Eu que agradeço.
 

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"