Início


23/08/2012
(15h06)

CONTROLE DE ZOONOSES:

Secretaria de Saúde da cidade de São Carlos intensifica vacinação na área rural que faz divisa com Descalvado


Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Carlos

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de São Carlos está realizando nesta semana a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos na zona rural. A meta é visitar 400 residências entre fazendas, sítios e chácaras.

A campanha está percorrendo as fazendas e chácaras na área que fazem divisa entre as cidades de São Carlos e Descalvado, devido aos casos de raiva animal confirmados aqui em nossa cidade.

Nesta quinta-feira, 23, a equipe de vacinação estará percorrendo o Parque Itaipu, o residencial Tutoya do Vale, a Quinta da Felicidade e o assentamento Santa Helena na região do 29.

A equipe da Divisão de Controle de Zoonoses são-carlense inicia sua jornada por volta das 7h30 e permanece vacinando até completar toda a linha estipulada, numa média de 90 visitas diárias.

“Essa vacinação é muito importante, pois acontece exatamente onde sabemos que existe a possibilidade de transmissão, onde existem morcegos hematófagos e muitas vezes também o vírus circulante nessa população. Na ausência de uma fonte de alimento comum para esses morcegos que seriam animais selvagens ou mesmo bovinos, suínos e equinos, estes morcegos procuram animais como cães e gatos por estarem mais próximos. Levamos também em consideração os fortes instintos predatórios de cães e gatos que encontram nesses morcegos doentes uma fácil presa, trazendo o vírus rábico em ambos os casos para próximo de nós”, ressalta Guilherme Marrara, chefe da Divisão de Zoonoses da Prefeitura de São Carlos.

Marrara explicou ainda que já está sendo realizado um trabalho de mapeamento e controle de colônias de morcegos hematófagos.

“Com o trabalho de vacinação em animais domesticados ou de criação, as chances de disseminação deste vírus para áreas urbanas é reduzida drasticamente”, salienta Marrara.

TRABALHO JÁ REALIZADO EM DESCALVADO

Em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Descalvado, fomos informados pelo secretário André Fernandes de que este trabalho de vacinação nos animais domésticos já foi feito pela divisão de controle de zoonoses do nosso município. Somente entre os dias 28 de maio e 22 de junho, foram vacinados um total de 8.274 animais, sendo 3.404 somente nas áreas rurais do município.

Com relação à raiva bovina, Fernandes explicou que o número de casos vem caindo. "Graças ao apoio que estamos recebendo do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) da cidade de Araraquara, estamos obtendo resultados muito bons" disse o secretário. "Com o trabalho em conjunto, estamos trabalhando duro para dar suporte à todos os proprietários e produtores rurais atingidos, fornecendo as informações e os meios necessários para erradicar o problema. Vale ressaltar que os casos ocorreram porque Descalvado não era uma zona endêmica, e por isso muitos animais não possuíam a imunidade contra a raiva, o que agora não ocorre mais devido à vacinação feita nestes animais" completou André Fernandes.

A RAIVA EM DESCALVADO

Segundo divulgou a Secretaria de Saúde, no dia 9 de abril, após o comparecimento do médico veterinário Oswaldo Bortoletto Neto na unidade da Vigilância Epidemiológica do município, portando um cérebro de bovino extraído de um animal que morreu aparentando todos os sintomas clássicos de raiva paralítica, efetuou-se o envio do órgão ao Instituto Pasteur para análise laboratorial, sendo confirmada a suspeita de raiva animal.

Ao todo, nove animais foram mortos, sendo que o primeiro caso registrado foi no dia 29 de março. Inicialmente, pensava-se que os bovinos foram vitimados por botulismo, posto que os sinais são semelhantes ao da raiva.

Segundo a secretária de Saúde Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, todos os procedimentos relacionados à pasta foram tomados, com a imunização do veterinário que cuidou do caso e de funcionários da fazenda que tiveram contato com o animal.

Imediatamente, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conjunto com a Secretaria Estadual iniciaram os trabalhos de campo para as providências e esclarecimentos junto aos proprietários das fazendas da região onde foi constatado o caso, além do trabalho de identificação e captura dos morcegos. De acordo com o técnico de Apoio Agropecuário Mizael Rodrigues Nazário, no prazo de dez dias após a confirmação da suspeita do caso de raiva,  já haviam sido capturados cerca de 35 morcegos, em vinte propriedades vistoriadas. Quando um exemplar é encontrado, é aplicada no dorso do animal uma pasta vampiricida anticoagulante. Quando o morcego volta ao seu habitat, contamina toda a colônia. Esse trabalho deverá continuar pelos próximos quinze dias.

Secretaria de Saúde da cidade de São Carlos intensifica vacinação na área rural que faz divisa com Descalvado
Com horário eleitoral, campanha a prefeito começa a esquentar
SELT iniciou o cadastramento da população para obtenção das pulseiras de acesso em feira do setor pet
Propaganda no rádio começa tímida
Descalvadense fica em terceiro lugar na final da Copa Brahma Barretos 2012
Você está contente com o atendimento dos Correios em Descalvado?
Campanha de Vacinação é para atualizar cadernetas de quem possa estar atrasado com as vacinas
Voz descalvadense ecoa pelo mundo. Cantor Léo Rodriguez já é sucesso na Europa
Desvel Veículos é campeã do Futsal
Estiagem, ar seco e queimadas agravam problemas respiratórios em crianças, adolescentes e idosos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"