Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


09 de Agosto de 2020

 

Novo palpite no placar da votação das contas de 2017

 
Virada no placar

Como dissemos na semana passada, a votação das contas da Prefeitura de 2017 foi adiada para esta segunda, dia 10/08. A COLUNA precisou rever o seu palpite de 7 x 4, em vista de novos acontecimentos ao longo da semana. Para rejeitar a aprovação do TCE/SP, são necessários 8 votos. Em uma reviravolta encabeçada pela nova plumagem que se aninhou no partido dos tucanos, a COLUNA agora aposta que o placar ficará um pouco mais apertado para o prefeito municipal, ou seja, 5 votos pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas e 6 votos pela rejeição, resultado que não será suficiente para puxar o tapete do atual mandatário do Poder Executivo Municipal, deixando-o de fora das eleições deste ano. Mantemos a margem de erro de um voto para mais ou para menos.

 

 
Votação é destaque na imprensa

A reportagem de capa do jornal Folha de Descalvado deste sábado, dia 8 de agosto, traz uma matéria elucidativa sobre a votação das contas nesta segunda-feira. De acordo com o semanário, Ricci, Diego da Global, Argeu Reschini, Cesar Paiva e Ninja deverão votar a favor do parecer do TCE. A reportagem diz ainda que conversou com o Presidente do Legislativo, do qual teria confirmado "que agirá com a mesma coerência e imparcialidade com que agiu ao longo de toda a sua trajetória legislativa, seguindo portanto com o seu voto de acordo com a análise técnica do Tribunal de Contas". Ricci também teria dito ao jornal que 'este não é o momento nem a forma de agir em benefício da cidade".

 

 
Tentativa de golpe em Descalvado?

Desacorçoados com a democracia que não lhes rende votos suficientes para o cargo de prefeito, a oposição parece que aderiu ao método “brucutu”. Querem insistir na rejeição das contas do Becão, apesar da aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado. “E dai que eles aprovaram? A gente rejeita e f.... o prefeito”, teria dito um dos golpistas mais empolgados da Câmara usando ferradura nova. Também prepararam uma caixinha de maldades para o vereador Ninja que considera “sacanagem” rejeitar as contas do Prefeito só para torná-lo inelegível. 

 

 
O camelo e a agulha

Parafraseando o episódio bíblico onde Jesus faz referência do quanto é difícil a entrada de um rico no reino de Deus, assim parece estar a vida do vereador Reinaldo Ninja, que apesar de tentar agir de modo justo e coerente no caso da votação das contas de 2017, vem esbarrando na sede pelo poder do grupo que faz oposição à administração Becão e Luiz Carlos. Segundo um dos nossos arapongas, Ninja pode estar diante da decisão mais difícil da sua vida, podendo ter que escolher entre colocar a corda no seu pescoço ou então no do prefeito Becão. Ao vereador Ninja, a COLUNA faz uma referência ao ensinamento que Jesus deixou a todos, e relembra que assim como os ricos terão dificuldade para entrar no reino do Pai, também será para os ímpios e os que agem de forma maldosa e presunçosa. Neste caso específico, parece ser mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha do que os novos tucanos se passarem pelos mocinhos dessa história.

 

 
Inimigos pra quê?

A COLUNA pesquisou e encontrou a informação de que os tucanos gostam de comer “ovos e filhotes de outras aves” (https://www.todoestudo.com.br/biologia/tucano). Transcrevemos: “Alimentação: O tucano alimenta-se basicamente de frutos, porém sua dieta também pode incluir insetos, ovos e filhotes de outras aves. Em cativeiro, verduras e rações também são incluídas.” O Ninja parece que prefere frutos. Seus colegas ??? Hum... Com "colegas" assim, quem precisa de inimigos?

 

Sala de aula para depois da pandemia...

 
Ninja, Paulinho, Becão e ortopedistas como professores

“Professor Ninja” deveria dar aula de “como obter verbas para o município e popularidade nas eleições”. Já o vereador "Professor Paulinho Gabrielli" daria aula de “como se comportar à mesa e nas relações humanas”: "Feche a boca para comer", "não fale o que pode prejudicar seus aliados" e "técnicas básicas de civilidade". Uma força tarefa com 135 médicos ortopedistas daria o curso “Cure seu cotovelo e melhore sua vida”. Becão daria o curso “Eleição é no voto e não do tapetão”. É feio ter inveja, viu? “O Ministério da Saúde adverte: golpe faz mal à saúde da democracia”. Num mundo civilizado (que um dia chegará por aqui) as disputas políticas são resolvidas no VOTO!

 

 
Milgare no Paço Municipal: O café do Xavier

A servidora Rosana Abacher pegou a fama de milagreira. Conforme os fofoqueiros da Prefeitura, ela é a responsável pela melhora impressionante do café do Xavier. Ela teria feito um “curso rápido” para o Xavier que mudou o café Suvinil para café coral, e finalmente saiu um café civilizado! Rosana, não basta um único milagre para o reconhecimento como santa, mas os madrugadores do paço agradecem o primeiro milagre...

 

 
Estrelas discretas da semana

Liliana Sampaio Casati, psicóloga, presidente do COMUCRA e CREAS, por sua paciência e dedicação brilhou aqui nesta semana. Na Câmara pela educação brilham aqui Paulinho Gabrielli e Diego Lastosa. Continuem assim, os três! Para usar terminologia da Câmara de vereadores, fica aqui nossa “moção de aplauso”.

 

 

Humildade

Santo Agostinho ensina sobre a humildade: “Observa a árvore. A fim de crescer para cima, primeiro cresce para baixo. Primeiro finca sua raiz na humildade da terra para depois lançar suas grimpas ao alto céu". Tá faltando humildade por ai... No Paço Municipal tem funcionário que acha um absurdo o fechamento do comércio pelo governador; outros acham que nunca deveriam ter voltado ao trabalho em meio à pandemia. Nenhum dos dois lados fala da opinião de médicos, secretários de saúde... Tá faltando humildade!

 

 

Cada vez maior e mais humilde

A COLUNA se esforça por ser maior com a virtude da humildade. Vamos ouvir a maior especialista da região sobre questões referentes aos deficientes: Maria Elisa Grenchi da Fonseca [leia abaixo uma apresentação da nossa próxima entrevista]. O assunto é Síndrome de Down, autismo, Asperger, etc... Nosso objetivo é fazer crítica construtiva à omissão de nossa classe política regional no tema da inclusão das pessoas portadoras de deficiência. Vamos ouvir primeiro e depois faremos propostas ao candidatos (inclusive para a eleição de deputado estadual em 2.022) sobre o que consideramos necessário ser abordado a quem vá se dedicar a esta nobre área de atuação.

 

 

Cartas anônimas em Sucupira e em Descalvado

Em dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Letras), o professor Carlos Antonio Fernandes, com o tema “As estratégias políticas de O Bem Amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu”, relata o envio de cartas anônimas. A tese é de 2015 e teve orientação da Profª Dra. Eliana Amarante de Mendonça Mendes. Em Descalvado acontece o mesmo... Estão enviando cartas anônimas sobre um funcionário da Prefeitura que está incomodando (foi enviado para vereadores da Câmara). Já citamos aqui a frase de Oscar Wild “A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida”  O funcionário disse achou graça pois “eu sei que mexo nos sentimentos mais primitivos das pessoas” e prossegue, “nas mulheres bonitas aparece em forma de amor, nos canalhas covardes em forma de carta anônima”. 

 

 

Amor enrustido

A COLUNA indica o livro descrito no jornal “Correio Brasiliense”. No livro (só no livro, tá?) o vizinho mandava cartas de amor. Mas são de amor as cartas que enviaram à Câmara? O “denunciado” diz que sim! Ele disse à coluna: "É uma forma de amor enrustido, já que não correspondi e nem tenho interesse...”

 

 

Desafio lançado

“Por que não mandou para o Ministério Público ao invés de enviar à Câmara de vereadores?”, indagou o funcionário “desafiando o Zeca Diabo” que enviou a carta. O funcionário também garante que conhece o “Zeca Diabo” autor da carta anônima. “Ninguém dá mais do que tem” completou o funcionário em referência ao baixo nível da denúncia.

 

 

O vice de Vick

A COLUNA apurou que o pré-candidato à vice na chapa de Vick Francisco já foi escolhido. Não sabemos o nome exato. Sabemos apenas que é empresário de algum ramo de alimentação e que atua no município. Nunca se candidatou, e esta seria sua estreia na política. Quem não é besta já tem suspeito...

 

 

Bens bloqueados

O ex-governador Geraldo Alckmin teve R$ 11,3 milhões bloqueados pela justiça. O fato estremeceu o ninho dos tucanos... Outras pessoas do mesmo partido também tiveram valores menores bloqueados. Calma! estamos falando de R$ 9,3 milhões de Marcos Antônio Monteiro, tesoureiro da campanha do tucano de 2014, e de Sebastião Eduardo Alves de Castro, ex-assessor da Secretaria de Planejamento no mandato do ex-governador. A medida se deu no bojo das investigações que levaram Alckmin à condição de réu pela suposta prática do crime de caixa dois, mas foi suficiente pra alguns fofoqueiros aqui da cidade soltarem algumas piadas um tanto quanto maldosas, que por hora, consideramos inapropriadas.

 

 

'Butecos' abertos até as 10!

Um novo decreto do Prefeito, seguindo orientações do Decreto do Governador, autorizou o funcionamento dos bares até as 22h. Agora sim a COLUNA vai bombar de vez! Assunto político não falta para acompanhar a cerveja, e nossos colaboradores já avisaram que o colunista ficará 'embriagado' de fofocas...

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

Na próxima semana, a COLUNA POLITICANDO trará uma entrevista muito bacana com Maria Elisa Granchi Fonseca, natural de Pirassununga. Maria Elisa fez sua formação inicial em psicologia, graduando-se pela Puc Campinas em 1992. Desde então, destinou-se a estudar o desenvolvimento e o comportamento humano na ótica da educação especial, fazendo todos os estudos posteriores na área do autismo e da psicologia infantil.

A psicóloga foi buscar aprimoramento na Universidade da Carolina do Norte (USA) especializando-se em TEA (Transtornos do Espectro do Autismo) dentro do modelo TEACCH.

Atua como coordenadora geral do CEDAP da APAE de Pirassununga - centro de atendimento idealizado por ela no começo dos anos 90 - pioneiro neste serviço dentro do movimento apaeano. Além disso, realiza avaliações e acompanhamento em Psicologia Comportamental e Cognitiva para esta clientela em consultório, faz consultoria e serviços de orientação a escolas, pais, associações e órgãos públicos como escolas, CAPSI e CER.

Maria Elisa é professora universitária, participa de programas de capacitação no país com presença ativa nos eventos da área. Desde 1992 coordena os Programas para autistas do CEDAP da APAE de Pirassununga, atua em clínica na abordagem comportamental (terapia e avaliação), supervisão e treinamentos. Faz parte do grupo pioneiro que estuda e atende autistas no Brasil, estando na área de forma bastante participativa há mais de 25 anos.

Reside em Pirassununga, interior de São Paulo, ainda que mantenha vínculos em todos os Estados, viajando de Norte a Sul na divulgação de seu trabalho. Participa assiduamente também das formações e atualizações oferecidas pela UNC nos USA, como criterio para manter-se representante do TEACCH. Uma vida inteira dedicando-se ao autismo.
 

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"