Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


16 de Agosto de 2020

 

 
Descalvado e a pena da infâmia

A pena de infâmia [destruir a imagem da pessoa por várias gerações] parece que está tentando ser aplicada nas terras descalvadenses, numa inusitada “suspensão da sessão” posterior ao anterior “adiamento” da sessão por 15 dias. A ideia é tentar obter o número de votos necessário para dar um golpe no atual prefeito, rejeitando suas contas e tornando-o inelegível. Para falar bem do jardim não aparece ninguém, mas para jogar esterco em quem trabalha aparece muita gente! Senhores oposicionistas, tentem ganhar na via legítima do voto na eleição. É feio ser golpista. Vamos trazer Descalvado para o ano de 2.020 e não para a idade média onde se aplicava a pena de “infâmia”. Dignidade para a política. 

 

No Século V antes de Cristo...

 
Banimento (Ostracismo)

A COLUNA procurou no Wikipedia o significando do “ostracismo” [banimento de um político do cenário político] do Século V antes de Cristo. Vejam: "O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no Século V A.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos. O Ostracismo foi criado por Clístenes, é referido por historiadores como o "Pai da Democracia". Todos os anos, durante a sexta Pritania a questão de se um ostracismo deveria ser votado naquele ano era colocada para a Eclésia, se assim decidido, o ostracismo tomava lugar na Ágora durante a oitava Pritania. O termo deriva do método de votar que consistia na escrita do eleito em um pedaço de cerâmica, denominado de Óstraco". Por acaso, alguém estaria lembrando de algum político golpista de Descalvado? Senhores políticos, voltando ao século XXI...

 

 
Voto de cabresto

A COLUNA apurou que o PSDB local aprovou a votação contra as contas do Prefeito como questão “fechada”. Ou seja, tentam o golpe forçando o voto do vereador Ninja sob ameaça velada de expulsão. Se as contas já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas... bem... pequeno detalhe para nossos coronéis e seus abençoados. A manobra é claro já correu pelo 'boca-a-boca' da cidade, e todos esperam por mais civilidade dos senhores coronéis...

 

Fritura explícita

 
Palpite do placar mantido

Na semana passada, a COLUNA precisou rever o seu palpite no resultado da votação do Decreto Legislativo que tenta reprovar as contas do prefeito referente ao ano de 2017. No início, o nosso palpite era de 7 x 4 a favor da manutenção do parecer do TCE, mas em vista do fechamento de questão dos tucanos _ que por sinal fixaram ninho em um escritório de advocacia localizado no centro da cidade e que até pouco tempo atrás era um conhecido bunker de ataque ao clã dos Panones _ e a fritura política explícitada que foi escancarada nestes últimos 21 dias, nos fez revisar o palpite para 5 votos a favor das contas do Becão contra 6 votos pela rejeição das contas. Esse resultado, como já dissemos, não será suficiente para puxar o tapete do prefeito e deixá-lo de fora das eleições. Também mantemos uma margem de erro de um voto para mais ou para menos.

 

 
Ataque de lobos

Liderados pelo Vereador Vagner Basto, os vereadores acataram absolutamente todas as manobras regimentais requeridas pelo líder da oposição. Primeiro foi o adiamento por duas sessões, requerido e deferido pelo líder da oposição. Depois a “suspensão” da sessão do dia 10-08-20. Apesar do discutível mérito de se rejeitar contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, não dá para negar que Vagner Basto é o novo homem forte do Poder Legislativo local. Ele é acompanhado pela maioria dos vereadores em sua bandeira de rejeição das contas do prefeito Becão. Os senhores vereadores bateram continência para o novo “capitão” do time. Argeu foi um dos poucos a reagir. 

 

 
Lobo solitário

Por falar em lobo, o lobo solitário da Prefeitura mantém a teimosia e ignora as próprias promessas... lobo vive em grupo!

 

 
Tava bom, tava meio ruim também, mas disse que ia mudar pra melhor

Após a inauguração de um novo poço artesiano pela SEMARH [veja aqui a notícia] o vereador Daniel Bertini fez indicação para a referida obra. O curioso é que a indicação foi feita 4 dias após o poço jorrar água e resolver um problema antigo dos moradores do bairro Morada do Sol e adjacências Qual seria a finalidade de indicar aquilo que já feito? Seria uma viagem “de volta para o futuro”? Seria um passaporte para o mundo extraterrestre? Enfim... não sabemos...

 

Gente indecisa e...

 
Xixi na calças

Dizem os fofoqueiros que o pessoal indeciso do primeiro escalão _ secretários e diretores _  estão irritando o prefeito. Já soltaram até piada: “Tal pessoa fica com vontade de fazer xixi logo na entrada da Prefeitura... aí como tem que decidir por um dos dois banheiros do Paço Municipal, acaba fazendo xixi nas calças..." ou "alguém decidiu por ele o banheiro e a tal pessoa só vai nele...”  A fofoca é que esse tipo de gente só agrada mesmo aos oposicionistas que não querem nenhuma inauguração...

 

 
Cemitério fechado no Dia dos Pais

Apesar da revolta quanto ao fechamento do Cemitério no Dia dos Pais, a atitude tem orientação médica. Por exemplo, gente com Covid-19 foi, recentemente, enterrada por lá. A COLUNA e o portal de notícias DESCALVADO NEWS optaram por adotar a linha editorial de cumprimento das determinações MÉDICAS sobre o tema. Políticos _ com todo o respeito _ devem fazer o mesmo. A humildade é virtude essencial. Quem conhece de problemas de saúde não são jornalistas, advogados, e muito menos políticos. É a área de saúde pública. Político que “prescreve” remédio _ e não é médico _ não merece respeito!

 

 
Inaugurou!

Enfim foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto! A entrega oficial aconteceu na quarta-feira (12-08). É mais um milagre em terra descalvadense. Reza a lenda que centenas de vereadores e ex-prefeitos de toda a região tentaram participar da inauguaração e tirar uma casquinha da “paternidade” da Estação. As tentavivas também eram para sair em fotos e selfies, inclusive fazendo os famosos 'biquinhos". A COLUNA continua chamando de “Estação Valdecir Marcolino Becão Reschini”. Relembramos que gente de elevada bagagem cultural _ e curricular _ estiveram no lugar de Valdecir e Becão e não conseguiram desempacar a obra. Valdecir caminhou pela estrada da humildade e alcançou o sucesso. Já Becão, literalmente arregaçou a barra das calças e ajudou a colocar mão na massa. Gente invejosa que vá trabalhar e ler um pouco sobre a humildade, segundo Santo Agostinho!

 

 
Por causa do Calza

Quem também esteve presente na inauguração da ETE foi o ex-prefeito José Carlos Calza. O prefeito Becão reconheceu o papel do amigo na conquista da Estação de Tratamento de Esgoto. No discurso, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, relembrou que gente “com muito currículo” não fez a obra andar. Nosso apoio a Valdecir que implementou, de verdade, a obra.

 

 
Deu Ibope

Foram à inauguração o Secretario de Infraestrutura Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o superintendente do DAEE, Francisco Loducca e o Diretor Regional da Bacia Pardo Grande, Carlos Alencastre, além de outras autoridades locais. Nos bastidores, continua o burburinho da entrega da obra e das romarias intermináveis de vereadores que queriam visitar o local e tirar a sua fotinho. Quanta maldade! Valdecir reforça: gente com elevada carga cultural NÃO conseguiu desempacar a obra. É isso Valdecir: Parabéns!

 

 
Midas descalvadense

Na mitologia grega, Midas transformava em ouro tudo que tocava. Dizem que Valdecir é assim: tudo que toca com trabalho vira ouro. Aliás, a Estação que inaugurou faz mais que isso: transforma dejetos em água. Nem vamos falar dos “Midas às avessas” que estão soltos por aí, fazendo o processo inverso na política de nossa cidade...

 

 
Dor de cotovelo e bola de cristal

O vice prefeito _ sempre discreto _ reapareceu com força total. Fazendo curso rápido para sentir vibrações políticas, a COLUNA sentiu que a oposição vai “meter o pau” em Luiz Carlos na próxima sessão. Parece que ele está incomodando muita gente com a conhecida “pandemia da dor de cotovelo”. A COLUNA recomenda ao vice um curso rápido de sal grosso e pimenta com Valdecir Marcolino. 

 

Estrela discreta da semana

 
Descalvado e 'Seu Luis'

Muitas famílias chegaram a Descalvado pela estrada de ferro. “Seu Luís” era guarda ferroviário e aqui se radicou, vindo de Portugal. Fez amizade com os italianos da família Zafalon. Todas as histórias do “Seu Luís” tinham sempre algum “Zafalon” no meio. Seu Luís era “o relógio” dos moradores de então. Passava pela rua, sempre no mesmo horário indo para a estação. A estação e o “Seu Luís” eram a pontualidade descalvadense.

 

 
Descalvado e 'Seu Luis' (2)

Outro “Seu Luís” serve para registrar o horário. Quando passa de bicicleta pelo Sesi, na Avenida Independência, os madrugadores já sabem, sem olhar no relógio: são 5h45 da matina. Já viram o jardim da Prefeitura? Quem esteve em Londres já viu coisa parecida. Por que ninguém fala do “Seu Luís” nos pronunciamentos dos nossos políticos? Tanto o jardim quanto a disciplina de horário do “Seu Luís” lembram o que há de melhor no povo britânico. No entanto, ninguém fala do lado positivo de nossa cidade... Bom, a COLUNA fala e falou!

 

 

Eleições municipais: Fim do prazo

Terminou nesta sexta-feira, dia 14-08, o prazo para pedido de afastamento de servidores municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de novembro. Muitas surpresas, novos candidatos... Parece que tem gente na Câmara atual com medo da concorrência. Voltaremos ao assunto...

 

 

Para socorrer o legislativo?

Considerada uma grata surpresa na lista de pré-candidatos a vereador, a confirmação de que um conhecido médico descalvadense colocará o seu nome a disposição dos eleitores pela primeira vez mexeu com os nervos da concorrência. Com grandes chances de obter uma boa votação, os nossos cientistas políticos já analisaram que se eleito, o médico _ que está filiado no partido Democratas _ poderá vir em socorro ao legislativo descalvadense, que vem sofrendo diante de alguns desastres e enfermidades políticas causadas por uma meia dúzia de seus mandatários. Em tempo: também soubemos que tem pré-candidata com dor de cotovelo e lamentando muito tal notícia, já que parece que muitos votos que seriam dela agora serão do médico... Doutor, converse com o Valdecir, que ele lhe incluirá no curso da técnica de sal grosso e pimenta...

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

A COLUNA traz nesta semana uma entrevista com Maria Elisa Granchi Fonseca, natural de Pirassununga. Maria Elisa fez sua formação inicial em psicologia, graduando-se pela Puc Campinas em 1992. Desde então, destinou-se a estudar o desenvolvimento e o comportamento humano na ótica da educação especial, fazendo todos os estudos posteriores na área do autismo e da psicologia infantil.

A psicóloga foi buscar aprimoramento na Universidade da Carolina do Norte (USA) especializando-se em TEA (Transtornos do Espectro do Autismo) dentro do modelo TEACCH. Acompanhe a entrevista abaixo:

POLITICANDO - Professora Maria Elisa, qual é o seu trabalho na área de inclusão do deficiente?

MARIA ELISA - Meu trabalho bem vendo atuar ditetamente com as pessoas autistas e suas famílias na busca da defesa dos direitos nos âmbitos, acadêmico, social e comportamental na para melhoria da qualidade de vida. Além disso, atuo com a formação profissional e capacitação de equipes para a instalação das práticas baseadas em evidência. Participo de eventos científicos, câmaras técnicas e grupos de pesquisa que buscam entender melhor a dinâmica dos serviços disponíveis e equipamentos necessários para o acompanhamento satisfatório dessa clientela em saúde educação, e assistência social.

POLITICANDO - A inclusão ocorre, efetivamente?

MARIA ELISA - Mais que antes, menos que deveria. Nos últimos anos a inclusão social parece ter melhorado bastante com o acesso que a pessoa com deficiência passou a ter aos recursos da comunidade, pela mídia e autodefensoria. No entanto, ainda vejo muitos problemas na inclusão escolar, diante da demanda, da falta do entendimento das necessidades individuais, pelos problemas com adaptação curricular e inabilidade dos professores diante de comportamentos severamente prejudicados.

POLITICANDO - Que políticas públicas poderiam ser realizadas nessa área?

MARIA ELISA - Já existem vários mecanismos que tentam dirigir e regulamentar as práticas para as pessoas com deficiência. Vejo, porém, que as pessoas não sabem o que fazer com elas. Diz-se, por exemplo, da obrigatoriedade de professores de apoio especializados, á pessoa autista em todos os níveis e modalidades de ensino. Isso significa que, quando necessário e comprovadamente relatado, um aluno autista tem direito a um segundo professor em sala de aula. Infelizmente, o que vemos é a presença de monitores, estagiários, e até mesmo familiares tentando cumprir esse papel- que não é deles. Sendo assim, uma das necessidades mais urgentes em nosso país é tornar a política pública mais eficiente, aplicada aos contextos, supervisionada e concreta.

POLITICANDO - A estrutura do poder público contribui para a inclusão?

MARIA ELISA - Temos excelentes ideias e propostas teóricas advindas das políticas públicas. Não vejo a "estrutura" como um problema. Vejo que nosso país tem uma variabilidade muito grande de contextos e, na minha opinião, o problema não é estrutural, mas dinâmico. É o movimento das políticas públicas que poderia ser mais veloz, com financiamento mais direcionado, gestão mais eficiente, sistemas organizados por deficiências, equipes próprias, supervisão aos que atuam, treinamento eficiente e em serviço. Posso citar o SUS, que tem um excelente modelo de atendimento na forma do CER Centro Especializado em Reabilitação, que oferece atendimento público e gratuito á população com deficiência em várias especialidades. Nessa ideia, a estrutura é fantástica, mas a dinâmica, nem sempre, pela falta de profissionais habilitados e principalmente pela carência na aplicação de métodos terapêuticos cientificamente comprovados.

POLITICANDO - Quais são as principais deficiências congnitivas que necessitam de apoio do Poder Público?

MARIA ELISA - Todas. Cada qual com sua necessidade e desafios. Não conseguimos elencar quem precisa mais ou menos. Cidadãos com deficiência tem seus direitos garantidos independente da magnitude do problema.
 

Na próxima semana você acompanha a segunda e última parte
da entrevista com a Professora Maria Elisa Granchi Fonseca.
 

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"