Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


23 de Agosto de 2020

 

 
A COLUNA e a clarividência

A COLUNA POLITICANDO acertou a previsão do placar do “golpe da inelegibilidade”. Inclusive sobre a variação de votos. Assim, conforme previsto, votaram contra o “golpe da inelegibilidade”: Argeu, Diego, Paiva e Ricci. Votaram a favor do “golpe da inelegibilidade”: Vaguinho, Paulinho, Luisinho Panone, Daniel Bertini, Pastor Adilson e Vick. A COLUNA continua fazendo previsões: Barbalho Deputado Estadual em 2.022 e Betinho Prefeito em 2.024! Com o apoio dos dois falastrões da Câmara!

 

 
O canário voltou a cantar

Depois das inúmeras manobras feitas pelo grupo da rejeição das contas [liderado por Vagner Basto], o Presidente Ricci voltou a cantar como o canário deve cantar no seu território. Ricci estava tímido e o grupo da rejeição acabou acatando todas as manobras do capitão Vaguinho. Na segunda-feira, dia 17 de agosto, porém, o presidente da Câmara vetou as novas manobras protelatórias que queriam apenas “fritar” o prefeito. Primeiro a manobra de Vick [pré-candidato a prefeito] querendo “interromper a sessão para registro de boletim de ocorrência” e depois a “suspensão indefinida” requerido pelo líder do grupo da rejeição. Ricci não é besta não: se a sessão fosse suspensa, a próxima não poderia acontecer, e então qual seria o fundamento para o pagamento dos subsídios dos senhores vereadores? Além disso, “a indefinição eterna” desmoralizaria o Poder Legislativo local que ganha para decidir e não para suspender. Como presidente, é necessário pensar um pouco no Poder Legislativo como uma instituição a ser respeitada. Assim, o canário cantou e a 'turma do Vaguinho' ficou com biquinho...

 

 
Invasão estrangeira

Pegou mal na opinião pública descalvadense a informação sobre o interesse do atual prefeito de Santa Rita do Passa Quatro na vitória do golpe da inelegibilidade, tornando Becão inelegível e facilitando a eleição do candidato apoiado pelo santaritense, que dizem, também pretende se lançar como deputado estadual em 2022. Merece atenção a opinião do prefeito de Descalvado de que deve haver um candidato da própria terra daqui há 2 anos. Além disso, Santa Rita certamente deve ter sérios problemas a serem tratados como prioridade, ao invés do prefeito de lá ficar se preocupando com problemas políticos em terras descalvadenses... O povo de Santa Rita do Passa Quatro concorda com a tentativa “invasão estrangeira”?

 

 
Guerra de Peloponeso (Descalvado x Santa Rita)

Segundo o Wikipedia, “Guerra do Peloponeso" foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 A.C. Sua história foi detalhadamente registrada por Tucídides, na obra História da Guerra do Peloponeso, e por Xenofonte, na obra Helênicas. De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas. Será que Santa Rita do Passa Quatro passou a temer o poder Descalvadense? Qual seria o motivo da interferência do prefeito de lá por aqui? 

 

 
Tico-Tico no Fubá

A pergunta que não quer calar: Zequinha de Abreu _ autor da música 'Tico-Tico no Fubá' _ nasceu mesmo em Santa Rita do Passa Quatro? Você conhece Santa Cruz da Estrela, distrito de Santa Rita do Passa Quatro? Já notou a proximidade dela com Porto Ferreira e Tambaú? Será que _ política e moralmente _ o distrito (e as inspirações de Zequinha de Abreu) não seriam pertencentes ao povo de Porto Ferreira? Por que não ao povo de Tambaú? Alguns de nossos leitores enviaram algumas perguntas nos últimos dias, e entre elas, surgiu o questionamento do por quê que o prefeito de Santa Rita estaria ajudando no plano que tenta derrubar o prefeito de Descalvado? Sem querer entrar muito no mérito político da questão, a COLUNA, apenas para registro, propõe a seguinte reflexão: Zequinha de Abreu nasceu e viveu em SANTA CRUZ DA ESTRELA. Santa Rita do Passa Quatro? Fica ali perto... tanto quanto Porto Ferreira e Tambaú. 

 

 
Dois coelhos numa cajadada só?

A ameaça velada de expulsão do vereador Ninja do PSDB tem dois motivos: forçar seu voto contra a decisão do TCE/SP e impedir sua reeleição, já que há a perspectiva de ser um dos mais votados na cidade. Além disso, Ninja é  _ provavelmente _ o campeão na obtenção de verbas para o município, o que estaria “irritando” gente de menor competência política. Com base na Lei de Acesso à Informação, a COLUNA deverá trazer em breve dados mais concretos sobre essa “pandemia de dor de cotovelo” da qual pode vitimar Ninja. A técnica é simples: todo político que tenha chances de vencer em algum cargo público deve ser eliminado: pela suspensão, cassação ou pela inelegibilidade! Democracia? Bom... isso não chegou ainda àqueles que vivem na idade média. Ninja, não se preocupe: vamos medir _ objetivamente _ quem traz mais dinheiro para a cidade, ok?

 

 
A arte da guerra

A natureza misteriosa dos ninjas captura a imaginação popular não apenas no Japão, mas também no resto do mundo. Ninjas são figuras proeminentes no folclore e em lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico e mito. Algumas habilidades lendárias incluem o domínio da arte da guerra, a invisibilidade, andar sobre a água, o controle sobre elementos naturais e a antecipação das ações dos adversários. Em Descalvado, o Ninja também é prevalente em política, e tem causado grande ira em pessoas que não detém as mesmas habilidades suas. Não se preocupe Ninja, uma boa parte dos descalvadenses já está sabendo como você foi tentado recentemente para agir contra os seus princípios, e não cedeu aos caprichos de um grupo que está disposto a tudo para alcançar seu objetivo. E para os falastrões que tentam te atacar, não devolva na mesma moeda não, pois eese não é o seu estilo de luta. Faça o desafio de quem tem trabalho pra mostrar. Você certamente vai aniquiliar os seus adversários!

 

 
Padrinho de casamento

Numa das sessões da Câmara, determinado vereador falou do “padrinho de casamento” de um dos titulares de cargo no Município. Depois do episódio, algumas perguntas acabaram surgindo: "Mas o aliado deste mesmo vereador também não teve o mesmo padrinho de casamento? Será que o vereador foi para a situação? Ou será que ele teria incontinência verbal?" Um representante da oposição se defendeu: “O governo também tem um vereador que tem incontinência verbal”. Verdade! Cada lado político da cidade tem um vereador com incontinência verbal. Ou seja, os dois lados tem um “aliado” tão problemático quanto qualquer inimigo. Não dá para negar que há um “equilíbrio de diarreia verbal” no jogo político descalvadense... Há quem diga que a vaidade de falar é maior que o bom senso deles... Pode ser...

 

 
Incontinência verbal

Uma outra versão para a recíproca “” presente nos dois lados políticos da cidade é que cada um dos falastrões seria “a trombeta do apocalipse” de cada grupo político. A inconsistência nessa versão é o fato de que cada “trombeta” já “tocou” muito mais que sete vezes, e a Bíblia fala em 7 trombetas. “Nossas bestas do apocalipse superam até mesmo as desgraças bíblicas....” teria dito um engraçadinho do Paço Municipal, que completou: "As pragas do Egito são levíssimos inconvenientes diante de nossas trombetas canequinhas do apocalipse!” Resta-nos agora aguardar as próximas sessões da Câmara...

 

 
Mais um político na lista de inelegíveis

Nesta semana, o Tribunal de Justiça de SP condenou o prefeito de Ibaté _ o Zé Parrela, do PSDB _ em uma ação por improbidade administrativa. A condenação deve tirar o atual prefeito das eleições deste ano. Segundo o Ministério Público "Em determinada oportunidade, o chefe do Executivo de Ibaté instalou placas proibindo o estacionamento de caminhões na quadra do Hotel Veneza, em prejuízo do proprietário do estabelecimento, que acabou vencendo ação ajuizada contra o município. Parella ainda revogou ilegalmente aprovação de loteamento, com intenção de contratar outra empresa para execução das obras, exigindo um cheque de caução no valor de R$ 200 mil para assegurar a execução das obras". Não é do desconhecimento de ninguém que uma maldição parece estar recaindo sobre os políticos do partido tucano, inclusive aqui do interior do Estado. Dizem os mais experientes em política que 2020 está se consolidando como o ano do inferno astral dos tucanos, e que "desgraça, quando vem, nem que se feche a porta, ela entra pela janela".

 

 
Dando as costas para a infância

Pegou mal nas redes sociais de Descalvado os comentários machistas (de mulheres, pasmem...) que _ basicamente culpam a menina de 10 anos pelo estupro supostamente cometido pelo seu tio. A coluna não divulgará o nome destas que usam esse tipo de comentário para aparecer. Se divulgássemos (copiando as imbecilidades escritas pelos apologistas da pedofilia) daríamos à pessoa de baixo nível a notoriedade que ela procura. Se a pessoa for candidata a alguma coisa, em nome de Deus, pense bastante antes de votar nela! A COLUNA apurou que em 2003, durante o escândalo de pedofilia ocorrido em Porto Ferreira, algumas esposas dos pedófilos também atribuíram às meninas a culpa pelo ocorrido... Sordidez é assim: a culpa é do mundo que não se adaptou aos seus desejos...

 

 
Capitão Veiga de volta!

A COLUNA apurou que o Capitão Veiga vai voltar. No mandado de segurança nº 1031424-83.2020.8.26.0053 que tramita na 13ª Vara da Fazenda Pública da capital, a juíza Luiza Verotti deferiu a ordem para declarar a “nulidade da movimentação do capitão Daniel do Amaral Veiga para o 33º Batalhão da Polícia Militar de Barretos”. Na petição inicial, os advogados do Capitão Veiga alegaram que a transferência não estaria plenamente justificada, e que sua esposa é servidora em Descalvado, aplicando-se portanto, a regra da “união de cônjuge”. Independentemente das questões jurídicas e/ou políticas, a notícia do retorno do Capitão da Polícia Militar está sendo comemorada por muitos descalvadenses. Seja bem-vindo, Capitão!

 

COLUNA DE ENTREVISTAS

A COLUNA traz nesta semana a última parte da entrevista com Maria Elisa Granchi Fonseca, natural de Pirassununga. Maria Elisa fez sua formação inicial em psicologia, graduando-se pela Puc Campinas em 1992. Desde então, destinou-se a estudar o desenvolvimento e o comportamento humano na ótica da educação especial, fazendo todos os estudos posteriores na área do autismo e da psicologia infantil.

A psicóloga foi buscar aprimoramento na Universidade da Carolina do Norte (USA)
especializando-se em TEA (Transtornos do Espectro do Autismo) dentro do
modelo TEACCH. Acompanhe a segunda parte da entrevista:

POLITICANDO - A senhora conhece exemplos bem sucedidos de inclusão ?

MARIA ELISA - Sim. Esses exemplos de sucesso na inclusão escolar, por exemplo,  estão relacionados com o tipo e severidade da deficiência, engajamento familiar, oportunidades oferecidas, planejamento individualizado, recursos de acessibilidade, materiais adaptados, avaliação inicial para levantamento do programa de ensino, monitoramento individual em sala de aula, registro objetivo e tangível dos dados. Sem isso, a criança está matriculada no sistema educacional brasileiro, mas seus direitos como cidadão, para além do acesso á escola, não são garantidos, ou seja: não aprende, não cumpre a carga horaria, não é exposta á condições favoráveis de ensino e não tem as dificuldades minimizadas.

POLITICANDO - Quais são as principais deficiências e uma diferenciação resumida delas?

MARIA ELISA - De acordo com  as definições estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), 13.146 de julho de 2015, a deficiência é compreendida como resultado da interação entre impedimentos, que são condições presentes nas funções e estruturas do corpo e também barreiras  urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas. Assim, a deficiência é compreendia pela experiência de obstrução do gozo pleno e efetivo na sociedade em igualdade de condições.

Existem diferentes tipos de deficiência, sendo que a deficiência visual, a motora, a mental e a deficiência auditiva são as mais comuns. A Organização Mundial da Saúde definiu a deficiência como sendo, “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatómica”. Ou seja, a deficiência faz parte da condição humana na medida em que pode ser congénita, quando nasce com a pessoa, ou adquirida ao longo do percurso da vida.

POLITICANDO - A senhora considera satisfatória o debate do tema da deficiência no meio político?

MARIA ELISA - Sim, considero imprescindível. A legislação que ampara precisa de mais novidades, apoiadores e critérios para se estabelecerem, bem como a própria pessoa com deficiência precisa ser protagonista nessa dinâmica. 

POLITICANDO - O que a senhora diria/orientaria para as pessoas pobres que tem deficientes na família?

MARIA ELISA - Primeiro, que verifique se a pessoa está sendo atendida nos parâmetros de saúde e educação necessários ás necessidades. Depois, que não isolem nem excluam de movimentos sociais. Além disso, que todos possam descobrir os talentos e capacidades já que grande parte das pessoas com deficiência pode ser produtiva e independente.

POLITICANDO - O que a senhora faria se fosse prefeita ou vereadora (ou consultada por estes políticos) para esta área?

MARIA ELISA - Convocaria uma audiência pública para levantamento das atuais condições e necessidades, reuniões com empresários e terceiro setor, revisaria a política municipal de inclusão e se fosse necessário, criaria um núcleo de apoio á pessoa com deficiência. Sempre é possível ampliar apoios!
 

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

   
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"