Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


25 de Outubro de 2020

 

 
Quebra de decoro?

Na sessão da última segunda-feira, 19.10.2020, o vereador Vagner Basto, durante o seu pronunciamento em tribuna, teceu duras críticas ao suplente de vereador Jacaúna Rodrigues de Lima, que poderá assumir o cargo em razão do afastamento do titular Daniel Bertini, vítima de um acidente de trânsito ocorrido no início do mês. 'Vaguinho' pode ter ultrapassado os limites do decoro parlamentar quando, ao acusar Jacaúna de ter 'comemorado' o acidente que vitimou Daniel Bertini, chama o suplente de urubu. O pronunciamento também foi compartilhado nas redes sociais, exteriorizando a ofensa para muito além das paredes do plenário da Câmara. A COLUNA procurou por um advogado especialista em direitos de personalidade para analisar o pronunciamento do vereador e obteve a seguinte resposta: "Ao comparar o suplente de vereador a uma espécie de abutre, afirmando explicitamente que ele estaria apenas se aproveitando do acidente ocorrido para assumir a vaga no poder legislativo, não resta dúvida de que o orador do vídeo analisado extrapola o direito à liberdade de expressão, pois se constitui em crítica com intenção de ofensa, pelo nítido caráter pejorativo, atitude pela qual a imunidade parlamentar não lhe resguarda. Assim, como feriu os direitos de personalidade do suplente de vereador - protegidos no artigo 5º da Constituição (dignidade, honra e imagem) -, a conduta, além de causar repulsa, oferece também, no mínimo, margem à reparação moral, valendo-se do mesmo entendimento contra aqueles que por ventura compartilharem o vídeo em rede social", explicou. A COLUNA procurou por Jacaúna para comentar o assunto, mas até a publicação deste texto não conseguiu um contato.

 

 
Há vaga

Na mesma sessão legislativa, computou-se o prazo de 15 dias de afastamento do vereador Daniel Bertini de suas funções em razão do acidente sofrido. Para regularizar a situação do vereador, deve ocorrer a concessão de licença médica. A COLUNA também não identificou a concessão da referida licença, apesar de ser justa e demonstrar respeito pelo vereador e ao seu estado de saúde...

 

 
Ensina a Bíblia

“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. (Provérbios 14:30). Será que seria legítimo atrapalhar o vereador afastado por motivos médicos apenas para impedir que o suplente assuma a vaga? O fato de Jacaúna ter origem humilde não é motivo suficiente para impedir que ele exerça o cargo.

 

 
Cine Holliúdy

Quem está acompanhando a campanha eleitoral pelas redes sociais já reparou que a criatividade de alguns candidatos está superando _ em muito _ as campanhas dos anos anteriores. Se este ano a população não está sendo bombardeada com os famosos 'jingles' tocando nas caixas de som dos automóveis pelos quatro cantos da cidade, mas redes sociais os vídeos começaram a ganhar destaque. Já teve candidato a vereador prometendo, por exemplo, a criação de um aeroporto em Descalvado, a passagem de ônibus gratuita para todos que utilizam o transporte coletivo, e a duplicação total da SP-215, no trecho entre Porto Ferreira e São Carlos. Mas uma das campanhas que mais vem ganhado destaque é a do candidato que promete a criação de um cemitério para cachorro. Com criatividade, os vídeos bem humorados estão conquistando a simpatia da população, e a cada novo episódio a produção se demonstra mais criativa, roteirizada, e é claro, com seu personagem principal sentindo-se cada vez mais a vontade diante das lentes!

 

 
Luiz Carlos divulga apoio à Becão

A COLUNA teve acesso à nota divulgada esta semana no Facebook pelo vice-prefeito Luiz Carlos Vianna (que não é candidato nesta eleição), onde ele explica os motivos de não estar participando da chapa à reeleição, bem como reafirmando o seu apoio ao atual prefeito Becão. Segundo realata em sua carta aberta, Luiz Carlos afirma que "por razões de ordem estritamente profissional, não estou participando do processo eleitoral deste ano. Entretanto, vou continuar sempre à disposição do Município" Além disso, o vice-prefeito também diz que "não estou me afastando, não estou saindo da vida pública e também, não deixarei de fazer política. Afinal, através da política é possível, de fato, fazer com que o cidadão tenha garantia de seus direitos e acesso às condições dignas de vida. A política como todos sabem, é um instrumento de transformação."

 

 
Dever cumprido

Na nota, o atual vice considera que cumpriu seu dever e pede votos para o atual prefeito e seu vice. Segundo Luiz Carlos “...para que possamos dar continuidade à excelente gestão implementada, que enfrentou e resolveu problemas crônicos do Município, estamos engajados na eleição do Prefeito Becão, ao lado Diego da Global, pessoas de sensibilidade, que conhecem as demandas que precisam ser encaradas...

 

 
Opção pela vida profissional

Na mesma nota, Luiz Carlos destaca que _ como vice-prefeito _ está impedido legalmente das atividades da advocacia (Luiz Carlos é advogado, contabilista e empresário). E por tal motivo está fora da próxima disputa. “A vida pública exige dos gestores a entrega em todas as missões e desafios”, afirmou o vice. 

 

 
Segundo apoio à chapa da reeleição

Além de estar sendo aguardada pela população e pelos simpatizantes da campanha à reeleição do prefeito Becão, o apoio de Luiz Carlos é a segunda manifestação de peso que a chapa Becão e Diego recebeu nesta primeira metade da campanha eleitoral. Muitos analisam que a declaração de apoio chegou um pouco atrasada, porém, os mais otimistas disseram que o momento não poderia ter sido melhor. Já o primeiro apoio de peso à chapa 'Becal' veio do ex-prefeito José Carlos Calza, que _ pela primeira vez na história política de Descalvado _ declarou de forma clara e inequívoca, e com bastante antecedência, seu apoio a um candidato a prefeito. Calza tem acompanhado inclusive o prefeito Becão em algumas de suas caminhadas pelos bairros mais populosos da cidade. A COLUNA também apurou que teve gente ligada às candidaturas adversárias que terão que pagar algumas apostas perdidas, uma vez que muitos apostaram que Calza não iria para as ruas nem que a 'vaca tossisse'. E parece que ela tossiu!

 

 
Por falar em Calza

Segundo uma fonte da COLUNA, a família Braga de Porto Ferreira pode ser considerada “clone” ou irmã-gêmea” de Calza de Descalvado, pois os dois possuem longa história no PSDB e ambos comtam com muita popularidade. Lá em Porto Ferreira, “o Calza de lá”, André Braga, vem enfrentando algumas dificuldades com relação ao registro da sua candidatura. Mas em um vídeo divulgado na noite da última sexta-feira, André diz que os problemas estão sendo superados e afirma que “a resposta virá nas urnas...”. A COLUNA manda um "joinha" para ele!

 

 

E já que estamos falando em clone...

A campanha do candidato tucano a prefeito de São Carlos (Netto Donato) segue _ exatamente _ a mesma linha da campanha dos tucanos de Descalvado. Até no slogan a coisa anda parecida: “São Carlos pode muito mais”. Outra ponto que chamou a atenção da COLUNA é que tal qual como na campanha descalvadense, os vizinhos são-carlenses também deram um jeitinho de "sumir" com o símbolo do tucano e a sigla do partido,  demonstrando que _ efetivamente _ os peessedebistas andam muito alinhados na hora de 'mocozar' o ninho...

 

 
Campanha raiz

Já a campanha de Vick Francisco e Luis Guellero continua na linha “campanha raiz”, com apoio centralizado na área rural e no uso de adesivos em camionetes e veículos de agricultores/produtores rurais.

 

Estrela discreta da semana

 
Nada de politizar...

E a estrela discreta da semana é a senhora que caiu no buraco que se abriu no meio da calçada, no bairro Jardim Albertina. Tranquila após o episódio, ela manteve a classe e a coerência, e não saiu “botando a culpa em ninguém” como gostariam algumas trombetas do apocalipse que a procuraram. Segundo apurou a COLUNA, o buraco da calçada causou apenas arranhões físicos, mas a integridade moral da moradora de um dos bairros mais queridos da cidade permaneceu inabalada.

 

 
Vacina chinesa

O governo federal compraria a vacina chinesa, depois mudou de ideia e divulgou que não compraria. O que está por trás dessa mudança de atitude? Sensível aos anseios dos seguidores nas redes sociais, a opinião teria sido modificado em razão da aversão que os Bolsonaristas tem a tudo que lembre a esquerda....China, Rússia, tinta vermelha... qualquer coisa. 

 

 
Não importa de onde são os ovos

Mais pragmático, o governador João Doria quer turbinar sua campanha ao planalto com resultado no combate ao coronavirus. “Não importa se os ovos são de galinha, avestruz ou pato, mas se o omolete ficou pronto”, seria a máxima pragmática a ser seguida...

 

 
Me ajuda aí pô!

A discussão sobre a vacina chinesa quase acabou em bate-boca entre Dória e o apresentador da Band, José Luiz Datena. Durante uma entrevista ao vivo no programa 'Brasil Urgente', os dois personagens elevaram o tom em vários momentos ao discutirem sobre a eficácia da vacina e sobre o viés político que o assunto vem sendo tratado, tanto no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quanto no Palácio do Planalto, em Brasília. Como diria Milton Leite: "Que faaaaaseeeeee!"

 

 
Novo Ministro do STF

Após sabatina de 10 horas, foi aprovada a primeira indicação do Presidente Bolsonaro para a vaga aberta no STF. Kassio Marques assumirá a vaga em razão da aposentadoria do decano Celso Melo. Kassio evitou temas polêmicos na sabatina, e passou a imagem de “moderado” aos Senadores. Foram 57 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. Nossos arapongas de Brasília disseram que o centrão encerrou as atividades do Congresso tão logo terminou a sabatina, pois os parlamentares deste grupo teriam recebido um zap-zap avisando que o fogo da churrasqueira do Alvorada já estaria aceso. A mensagem _ aparentemente sem identificação _ finalizava com a seguinte frase: "Tudo certo, talkei?"

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"