Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


1º de Novembro de 2020

 

 
Piu, Piu, Piu...

Quem está piando bastando _ ou melhor, trabalhando _ nesta eleição é o 'pardal' da Justiça Eleitoral. O aplicativo do TSE que permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral parece que não para de piar! Pelo que soubemos, já foram mais de uma centena de denúncias enviadas, que vão desde o uso de carros de som, bandeiras e adesivos em tamanhos irregulares, ou até mesmo a distribuição de brindes e mimos. Um passarinho contou à COLUNA que as denúncias partem das três chapas concorrentes, indiscriminadamente. Só que muitos que usam do aplicativo para denunciar (a maioria delas aliás), podem tratar-se dos conhecidos 'laranjas', que todos os anos se prestam para este tipo de serviço. Mas parece que tem gente abusando da ferramenta, e os candidatos que se sentirem prejudicados com as falsas denunciações podem buscar uma reparação na justiça comum, tanto por denunciação caluniosa quanto por falsa comunicação de crime. Se for constatado o uso inapropriado da ferramenta, a disputa eleitoral poderá se estender para muito além do dia 15 de novembro, independentemente dos resultados apurados.

 

 
Queda do muro de Berlim

Em 9 de novembro de de 1989, caia o muro de Berlim, na Alemanha. Foi um marco histórico e considerado por muitos historiadores como "o fim da guerra fria" já que o modelo comunista caia junto com o muro. Semana que vem completam-se 31 anos deste evento histórico.

 

 
Queda do muro da 'diferença social'

Numa espécie de "comemoração antecipada" pela queda do muro de Berlim, também caiu o muro da discriminação social, só que desta vez, aqui em Descalvado. Mesmo a contragosto de parcela da elite política local, assumiu _ pela primeira vez na história da cidade _ o cargo de vereador um motoboy de origem humilde. Uma honra para todo descalvadense de origem humilde poder presenciar esse evento histórico. JACAUNA RODRIGUES DE LIMA assumiu o cargo para o período de 29.10.20 a 31.12.2020, em substituição ao vereador Daniel Bertini, licenciado por motivo de saúde.

 

 
Sem polêmica

Recentemente chamado de 'urubu' por um de seus pares do legislativo, Jacaúna tomou posse sem fazer nenhum alarde, e muito menos sem esboçar qualquer reação (ou retaliação) pelos ataques sofridos. Aqueles que o conhecem bem, afirmaram que este é exatamente o comportamento que todos esperavam dele. "Enquanto os cães ladram, a caravana passa", teria dito um dos apoiadores de Jacaúna após a sessão de posse. Mas, ao fundo do plenário legislativo, dizem que foi possível ouvir o ecoar de uma célebre frase do tetracampeão brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo: "Vocês vão ter que me engolir". A COLUNA não conseguiu apurar quem teria dito tal frase!

 

 
Prova de origem humilde

Comprovando sua origem humilde, Jacaúna declarou ser isento de imposto de renda e não possuir bens. "Juridicamente ele não tem bens, mas moralmente mostrou ter muito valor!", afirmou um colaborador da COLUNA.

 

 
Efeito Tiririca

Outro político que vem tentando conquistar o seu lugar ao sol _ leia-se legislativo_ é o candidato a vereador do PL que está causando grande repercussão junto aos eleitores, especialmente pelas mídias sociais. Com sua principal proposta tratando de um cemitério para cachorros, o candidato também é o personagem principal de vídeos icônicos, que estão sendo compartilhados por centenas de pessoas no Facebook e no WhatsApp. Ao que tudo indica, por ser de origem humilde e estar chamando bastante a atenção dos eleitores, o candidato parece estar incomodado bastante a concorrência, especialmente aquela que já ocupa uma cadeira na atual legislatura, que teme o chamado 'efeito Tiririca' junto ao partido pelo qual ele disputa a eleição. Dizem as más linguas que o 'pardal' do TSE já nem sinaliza mais quando recebe denúncias desse candidato: ao invés disso, o aplicativo já solta uma mensagem com a expressão 'Mais um café no bule"...

 

 
Deferidos e Indeferidos

Ao longo desta semana, a justiça eleitoral começou a atualizar as informações sobre os pedidos de registro de candidaturas para o município de Descalvado. As três candidaturas para prefeito/vice (Becão, Luisinho e Vick) constam como regularizadas e deferidas no sistema Divulgacand. Quanto aos pedidos de candidatos para as 11 vagas de vereador, dos 169 pedidos recebidos pelo TSE, 23 constavam na tarde deste domingo (01.11.2020) como "Indeferidas com Recurso"; 1 como "Pendente de Julgamento"; 1 "Indeferida" e outras 3 com a situação definida como "Renúncia".

 

 
Entrevistas com candidatos

Ao longo desta semana, o portal de notícias DESCALVADO NEWS receberá em seus estúdios os três candidatos a prefeito deste ano, para a tradicional rodada de entrevistas. Os vídeos com as gravações serão publicados na seção Especial sobre as Eleições 2020 do site, com data prevista para exibição a partir do próximo domingo, dia 8 de novembro. Na foto acima, o apresentador e jornalista Mário Zambelli, entrevista o então candidato a prefeito nas Eleições de 2016, Guto Cavalcante, que também é jornalista.

 

 
Deputado da região cotado para a presidência da Câmara Federal

A coluna do jornal “ O Estado de s. Paulo” tem noticiado que o deputado federal Baleia Rossi é cotado para assumir a Presidência da Câmara do Deputados. Na sexta-feira, 29 de Outubro divulgou (pág. A-4): “Pegadas. Baleia Rossi (MDB) está refazendo direitinho o trajeto que levou Rodrigo Maia à presidência da Casa. O percurso passa pelo apoia da esquerda.”

 

 
Será?

Será que o deputado da região está antecipando a grande coligação PT / PSDB / MDB ? Seria a definição do novo presidente da Câmara Federal o embrião contra a reeleição de Bolsonaro? Foi só uma pergunta...

 

 
Nova Constituição?

Segundo o site G-1, o líder do governo na Câmara dos Deputados, disse que apresentará um projeto propondo uma nova Constituição. Noticiou o referido site: “O líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse nesta terça-feira (27) que pretende apresentar um projeto de decreto legislativo, até o fim de novembro, sobre a realização de um plebiscito em que a população diga se deseja uma nova Constituição”.  A proposta foi muito criticada, pois _ do ponto de vista histórico _ a Constituição tem pouco tempo de vida. Afinal, os políticos tem que se adaptar à Constituição ou a Constituição é que tem que se adaptar aos políticos? Perguntar não ofende...

 

 
Legislativo descalvadense teria sido a inspiração para a proposta?

Tão logo leu a notícia do G-1 sobre a proposta de uma nova Constituição, um colaborador da COLUNA nos enviou mensagem perguntando se talvez o líder bolsonarista não teria se inspirado no legislativo descalvadense. Explicamos: Em 2018, a Câmara de vereadores de Descalvado fez uma alteração no seu Regimento Interno, de forma a deixar o dispositivo que trata da cassação ou da extinção do mandato de seus parlamentares contrariamente ao que determina a Constituição Federal. Na época, muita gente entendeu que a mudança teria ocorrido para salvar a pele de um ou outro vereador que, num futuro próximo, poderia sofrer alguma condenação criminal na justiça. A mudança seria uma forma de tentar salvar a pele (ou o mandato) desse tipo de político. Em sua mensagem, o nosso colaborador também questionou se o deputado _ que faz parte do chamado 'centrão' _ não teria analisado se não seria mais fácil alterar a Constituição Federal do que corrigir o Regimento Interno da Câmara de Descalvado, fazendo com que ele volte a seguir os regramentos ditados pela nossa Carta Magna. Ele também lembrou que o deputado em questão é, coincidentemente, do mesmo partido do presidente do legislativo descalvadense - o Progressista (PP).

 

 
Negacionistas

Segundo o Wikipedia, “Negacionismo" (do francês négationnisme) é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável.Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, sendo essencialmente uma ação que não possui validação de um evento ou experiência histórica. Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico em favor de ideias tanto radicais quanto controversas. Em Descalvado também temos nossos “negacionistas”, que criticaram (e ainda criticam) as medidas sanitárias de enfrentamento da pandemia.

 

 

Alta do dólar e o avanço da Covid

Segundo o caderno de economia do jornal “O Estado de S. Paulo” desta sexta-feira (29.10.20), pág. B-1, “Preocupação com uma nova onda da pandemia e seu efeito na atividade econômica global fez com que as Bolsas em todo o mundo registrassem queda; no Brasil, temor com a doença se junta às incertezas políticas e fiscais, e o dólar encostou em R$ 5,80

 

 
Efeito Orloff

Na época da inflação galopante _ em que a pessoa ia tomar um café e nem sabia se o dinheiro na carteira seria suficiente _ ficou famosa a expressão “efeito Orloff”, referente às economias do Brasil e da Argentina. No comercial da vodka, uma pessoa bem disposta dizia “Eu sou você amanhã”. Ou seja, a vodka boa deixaria a pessoa igualmente boa no dia seguinte. Na economia, se dizia que Argentina e Brasil tinham “efeito Orloff”, ou seja, o que acontecia na economia do Brasil acabava acontecendo na economia da Argentina e vice-versa.

 

 
Efeito Orloff (2)

Tendo em vista que a pandemia _ por definição terminológica _ é mundial, o que acontece em outros países, acontece também por aqui. Como os Estados Unidos e a Europa estão com pico de pandemia, inclusive com “Lockdown” (fechamento do comércio), há fortes indicativos que isso chegará por aqui... Daí a queda da Bolsa e alta do dólar.

 

 
Efeito Orloff (3)

O G-1 noticiou: “Aprovação de Trump despenca com escalada de mortos por coronavírus e Biden lidera pesquisa para presidente”. Aparentemente, o “negacionismo” da pandemia por Trump acabou prejudicando a sua campanha à reeleição, principalmente nos estados em que houve grande número de mortos. Isso se repetira com Bolsonaro? Será que é por isso que os bolsonaristas de Descalvado estão unidos com os petistas? Prevendo o pior já buscam apoio dos antigos adversários? Perguntar não ofende...

 

 
Mais uma aliança PT + PSDB

Mais uma aliança entre PT e PSDB reforçou os indícios de que os dois partidos _ que protagonizaram grandes embates no passado _ dá mostras de que as siglas agora podem estar caminhando de mãos dadas. De acordo com o site 'o antagonista', na tarde da última terça-feira (27.10.2020) "a Câmara dos Deputados interrompeu a obstrução da pauta para aprovar a indicação do advogado Mário Maia para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça". Filho do ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho, Mário conta com apoio de 12 partidos, que vão do PT ao PSDB, passando pelo Centrão. A indicação do advogado vem sendo questionada por conta do curto currículo do advogado _ que se recusa a falar com a imprensa _, e pelos interesses corporativistas que podem envolver a indicação. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o advogado indicado pela Câmara dos Deputados a uma vaga no CNJ só foi aprovado na OAB e conseguiu sua carteira da ordem em 2019. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Estadão.

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"