Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


22 de Novembro de 2020

 

 
Pulamos

Quem acompanha a COLUNA todos os domingos aqui pelo DESCALVADO NEWS deve ter notado a nossa ausência no último final de semana, justamente o mais aguardado de 2020 pelos nossos políticos e eleitores. Mas este colunista que lhes escreve também é, acima de tudo, um assíduo eleitor, e por isso tirei o final de semana da eleição para matar a saudade de 'Sampa', rever a família, e é claro, participar da festa da democracia através do meu voto! Com a sensação de dever cumprido, retomamos hoje a nossa programação normal, mas deixo o registro de que acompanhei todos os detalhes por meio da Seção Especial das Eleições 2020 deste portal de notícias, e fui uma das 23.587 pessoas que, de acordo com a direção do site, acompanharam os resultados pela página do Facebook do DESCALVADO NEWS, somente no domingo, dia 15 de novembro.

 

 
Reeleito

Em uma eleição surpreendentemente apertada, Becão foi reeleito o novo prefeito ao lado do vereador e agora vice-prefeito, Diego da Global. Os dois concorreram à chapa de reeleição pelo PL, vencendo a eleição de 2020 com 6.812 votos (43,14%) - 221 a mais do que o segundo colocado, Luisinho Panone, do PSDB, que tinha como vice o também vereador Paulinho Gabrielli, do MDB. A chapa obteve um total de 6.591 votos (41,74%). Vick Francisco, do PTB, _ que tinha como vice o empresário Luis Guellero, também do PTB _ contabilizou um total de 2.388 votos (15,12%), ficando em terceiro lugar. O resultado oficial demorou a sair por causa de problemas no sistema do TSE, mas às 18h a concentração de apoiadores à chapa de reeleição já apontava para uma vitória. Assim como não ocorreu ao longo da campanha, Becão não permitiu a realização de uma carreata, afirmando ter optado pela prudência no combate ao Covid-19.

 

 
Sem comícios

A campanha de 2020 repetiu um feito do pleito realizado há 4 anos, deixando claro também qual deverá ser a tendência para as próximas eleições: a ausência dos famosos (mas desgastados) comícios. Sem os tradicionais atos políticos, a campanha deste ano mais uma vez focou nas caminhadas, nas carreatas e na internet, através das redes sociais. Na maratona eleitoral de 2020, Vick focou em seu eleitorado rural e obteve 15,12%  dos votos válidos. Luisinho Panone obteve 41,74% dos votos válidos e o vencedor Becão obteve 43,14% por centos dos votos válidos. A campanha foi “morna” nas ruas, mas teve _ e parece que ainda terá _ episódios que são conhecidos como a “guerra do tapetão”. 

 

 
Irreverência também sofreu no tapetão

Não foi apenas com as candidaturas a prefeito que a justiça eleitoral teve trabalho. O popular “Beba” sofreu com pedido de impugnação junto a sua candidatura para vereador. “Beba” irritou muita gente com sua campanha irreverente que _ no fundo _ parecia mais uma crítica às “velhas raposas da política” de Descalvado. “Beba” incomodou muita gente, por isso muitos apostam que ele deverá voltar nas próximas eleições. Aos mais próximos, apurou a COLUNA, “Beba” teria dito que poderia obter uma votação expressiva e certamente estaria entre os eleitos caso não tivesse sofrido com o pedido de impugnação da sua candidatura.

 

 
Ranking de vereadores

Surpreendendo até mesmo os mais otimistas, o vereador mais votado foi Mir Valentim, da coligação que apoiou o prefeito reeleito. Mir obteve 908 votos, 47 a mais do que o favorito para estas eleições _ o atual vereador Reinaldo Ninja _ que obteve 861 votos e ficou em 2º lugar no resultado final. Marcelo Figueiredo (Cidadania) ficou em terceiro com 625 Votos, seguido de Vaguinho Basto (Republicanos) - 422 Votos; Jacaúna (PL) - 408 Votos; Argeu (PL) - 402 Votos; Daniel Bertini (Podemos) - 388 Votos; Carlinhos Turmeiro (MDB) - 346 Votos; Pastor Adilson (PSDB) - 336 Votos; Ismael (MDB) - 331 Votos; Pinho Da Cabana (DEM) - 323 Votos. Ainda de acordo com TSE, teve candidato com "zero" votos e outros 2 com apenas "um" voto.

 

 
Reeleitos

Dos atuais vereadores que concorreram à reeleição, apenas 5 conseguiram alcançar o resultado que lhes garantem mais 4 anos sentados em uma das 11 cadeiras do Legislativo: Reinaldo Ninja, Vaguinho Basto, Argeu Rischini, Daniel Bertini e Pastor Adilson. Entre os outros 6 que conquistaram uma vaga, Jacaúna, Ismael Franceschini e Pinho da Cabana já sentiram o gostinho da cadeira em mandatos anteriores. Mir Valentim, Marcelo Figueiredo e Carlinhos Turmeiro farão sua estreia em 2021.

 

 
Batendo as asas

E o que muita gente apostava aconteceu: o veterano Ricci, com cerca de 30 anos de carreira como vereador, desta vez ficou de fora da Câmara Municipal. O 'canto do canário' desta vez não encantou eleitores suficientes para garantir o seu "poleiro". Para alguns de nossos arapongas, o "decano" da Câmara de Descalvado agora poderá ser lembrando pela alcunha de "deucano", já que ao longo destes últimos 2 anos _ e que devem encerrar a sua carreira de político _, o "canário" protagonizou episódios que condizem muito mais com a atitude de políticos que "pulam de galho em galho", conforme lhe convém, do que com a de uma pessoa que passou metade da sua vida no meio político e com a oportunidade de ter feito muito mais do que realmente fez pela cidade. Dizem que Ricci pode ter perdido seu poleiro quando deu as costas ao grupo que o elegeu Presidente do Legislativo e se aliou a pessoas sem nenhum escrúpulo, angariando desafetos e errando feio quando pretendeu aumentar o salário de servidores da Câmara apenas para tentar impedir que a lista do concurso da Câmara andasse, e ainda tentando voltar atrás logo que a opinião púbica tomou conhecimento da tentativa pífia. Uma enxurrada de erros em um curto espaço de tempo, o que pode ter lhe custado a reeleição.

 

 
Kim Basto-un

O líder da oposição ao prefeito Becão, vereador Vagner Basto, foi reeleito e pode se reafirmar como o principal líder do Poder Legislativo. Nos bastidores, ele vem conquistando a fama de 'Kim Basto-un', em analogia ao líder norte-coreano Kim Jong-un. Apesar de estar prestes a perder o seu mais importante e leal soldado _ o vereador Luisinho Panone _, Vaguinho continuará contando com a ajuda de outro leal companheiro: o vereador Daniel Bertini. Mas para formar uma nova frente oposicionista e liderar as votações contrárias ao Prefeito, será preciso recrutar novos soldados. A pergunta que fica agora é: será que os novos eleitos se submeterão aos caprichos de Basto?

 

 
Legislativo em duas rodas

Jacaúna, o vereador que aterrorizou a “elite política” foi eleito e promete apavorar as 'velhas raposas'. Ocupando atualmente uma das cadeiras do Legislsativo, em razão do acidente sofrido por Daniel Bertini, Jacaúna é o primeiro motoboy da história de Descalvado a ser eleito vereador. "Ele rompe com a tradição e leva os motoboys aos gabinetes do Poder Legislativo", analisa um dos nossos colaboradores. Atacado há bem pouco tempo de forma covarde e desnecessária, Jacaúna agora terá a oportunidade de mostrar a que veio, e dizem, até de "entregar" aos que lhe insultaram uma grande e indigesta surpresa!

 

 
Presidência da Câmara

Também já está aquecida nos bastidores, a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores. A COLUNA apurou que Argeu, Mir Valentim, Pinho da Cabana, Ninja, Vaguinho e Pastor Adilson estão entre os nomes da disputa. Assessores teriam recomendado distância ao prefeito eleito, e que na última quinta-feira parece ter dado a ordem para que ninguém se meta na disputa. "Independentemente de quem for eleito, contará com nosso apoio" teria dito Becão aos mais próximos. Se a frase de fato foi dita, o relacionamento entre Executivo e Legislativo poderá contar com dias melhores e mais produtivos, e quem ganha é a cidade, disseram alguns analistas políticos...

 

 
Calza 'causando'

A participação do ex prefeito Calza nestas eleições realmente "causou" fortes emoções. Depois de percorrer a pé e ao lado de Becão todos os bairros da cidade, em busca de votos e apoiadores à campanha de reeleição, na noite de sábado, véspera da eleição, um vídeo publicado nas redes sociais viralizou. Dizem que o vídeo do ex prefeito pode até ter contribuído para o resultado das eleições. Como a diferença foi pequena (apenas 221 votos) o apoio de um dos homens mais populares da história de Descalvado pode sim ter contribuído para o resultado. Fontes ligadas ao ex prefeito afirmam que ele pretendia apenas publicar um vídeo de agradecimento à população, por conta da receptividade que ele e Becão tiveram ao longo da campanha. Mas um erro de estratégia de uma das campanhas adversárias à chapa de Becão e Diego mexeu com o brio do ex prefeito, pois além de atacá-lo, o vídeo também atacou a sua família, o que aparentemente fez com que ele se irritasse com a ofensa sofrida. O seu depoimento pessoal, postado na rede social, balançou a cidade a menos de 12 horas do início da votação.

 

 
Pescador de traíras

Terminada as eleições, a história que se ouve agora nos bastidores políticos é que o futuro vice-prefeito, Diego da Global, já estaria adquirindo algumas 'traias de pesca' para o prefeito reeleito utilizar a partir do dia 2 de janeiro. Becão é amante de pescaria, e dizem que Diego já até cevou alguns pontos onde o prefeito poderá pescar algumas traíras. Ainda de acordo com alguns adeptos à campanha de Becão e Diego, tem gente que apanhou bastante antes e durante a campanha, e que por não estarem nada feliz com isso, agora esperam que a pescaria do prefeito renda uns peixões graúdos...

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"