Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


06 de Dezembro de 2020

 

 
Estórias de Sucupira

Na hipotética Sucupira, Lulu Gouveia _ o líder da oposição _ ignorou o acordo firmado com um funcionário de Odorico, resolvendo amolar o tal funcionário concursado da República de Sucupira. Mesmo tendo o funcionário participado do acordo, Lulu Gouveia ignorou e voltou a bater e mandar recados ao servidor: “Ele não vai aguentar” teria dito Lulu Gouveia em uma das reuniões de planejamento do bombardeio...

 

 
Estórias de Sucupira (2)

“Não posso aceitar”, disse o funcionário de Odorico. “Por dois motivos: ignorar acordo nos coloca abaixo do patamar do crime, pois até no crime os acordos são cumpridos”.  E prosseguiu: “O segundo motivo é que descumprir acordo e pressionar ignorando o combinado é mera extorsão. Quem faz política ignorando acordo é bárbaro. Vamos ouvir, pois a mãe Dinah não nos manda mensagens de adivinhação”, concluiu.  

 

 
Quem bate esquece, quem apanha lembra

Odorico dizia que _ mesmo na política _ quem bate às vezes nem percebe, mas quem apanha sabe! “É como no encontro na escola décadas depois da formatura: quem bateu nem lembra, mas aquele que apanhou tem ódio até depois de velho...” Em seu álbum "Sucessos do povo", Waldir Ramos _ cantor brega romântico da década de 70 _ também eternizou a frase com a música "Quem bate esquece"

 

 
Odorico nem lê jornal

“Essa disputa de cargos da Prefeitura, através de brigas pelos jornais é ridícula”, disse o funcionário de Odorico. “Ele nem lê os jornais. Não tem a menor serventia. É pura vaidade das partes que estão brigando...” Odorico fica ouvindo, olhando, pensando, até que diz: “Verdade... só tem gente vaidosa dos dois lados..."

 

 

Do tempo do Império

Dois distritos que pertenceram à Descalvado tem desenvolvimento econômico superior à nossa querida cidade: Pirassununga (emancipada em 1.879) e Porto Ferreira (emancipada em 1896). Descalvado (emancipada em 1.865) porém, teve seu desenvolvimento econômico bem mais restrito. Sobre o Distrito de São Carlos (cidade desde 1.880) nem precisamos falar muita coisa. Por que será? Uma explicação possível é o fato de que a nossa política local (toda ela e não um grupo específico) é feita de maneira a confundir o interesse público com o interesse privado. A política nossa estaria com a visão ultrapassada dos “coronéis”, da época do Brasil Imperial, que faziam tudo o que queriam e não debatiam com outros setores ou grupos políticos. Poderia ser isso? Se alguém tiver outra explicação, gostaríamos de ouvir...

 

 

Presidência

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022 continua movimentando os bastidores da política. Na semana passada, a COLUNA informou sobre a intenção do vereador reeleito Pastor Adilson para o cargo de presidente do legislativo. A COLUNA também apurou ao longo da semana que há pelo menos outros dois candidatos para o cargo: Argeu Rischini e Mir Valentim. No Palácio, a ordem dada pelo prefeito Becão foi a de que ninguém deve se intrometer em questões internas do legislativo, especialmente na disputa pela presidência. "Quem levar contará com o meu apoio" teria dito o prefeito reeleito.

 

 
Raízes do Brasil

Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “Raízes do Brasil”, conta sobre a falta de separação “entre o público e o privado” que contamina a gestão pública. Cada “coronel” administra a coisa pública como se fosse coisa sua e objetivando apenas interesses privados. A dificuldade de diálogo decorre dessa visão política do Brasil colônia e que persiste em muitas regiões do país. Alguém conhece alguma cidade do interior de São Paulo com esse perfil de políticos?

 

 
Desenvolvimento industrial

Por que será que nosso desenvolvimento industrial é restrito às industrias primárias (extrativismo mineral e agroindústria)? Será que nossos políticos gostariam de mais desenvolvimento? Ou isso os obrigaria a “dividir” o poder com mais gente? Até que ponto a classe política não é a responsável pelo atraso do progresso da cidade? Registre-se que falamos de TODOS os grupos políticos e não de algum grupo específico. 

 

 
Bauru x Jaú

Reza a lenda que circula entre os moradores antigos da região de Bauru e Jaú, que a cidade de Jaú não teria crescido por conta dos seus “coronéis”. Jau é bem mais antiga que Bauru. A primeira foi fundada em 1853 e a segunda em 1.896. Por que será que Bauru é infinitamente mais relevante que Jaú, do ponto de vista econômico e político? Uma explicação possível seria a de que os “coronéis” de Jaú não teriam permitido a chegada da estrada de ferro, que “só traria forasteiros” à cidade “acabando com a paz e com o sossego”. O fato é que a estrada de ferro foi para Bauru e não para Jaú. A política dos “coronéis” do interior é assim: para eles, progredir pode se tornar sinônimo de dividir o poder...

 

 
Abraço dos afogados

O abraço dos afogados é a expressão usada para aqueles que brigam tanto entre si e tem tanta vontade de matar um ao outro, que acabam morrendo juntos. É a figura da pessoa que abraça alguém que está se afogando e morre junto. Muito comum quando um grupo político “racha” e começa a atirar no antigo aliado. Alguém está assistindo algum abraço dos afogados aqui na cidade? Não é em nenhuma represa.... 

 

 
Outras lendas

A sessão “outras lendas” pretende contar história/estórias engraçadas da política. Não se sabe ao certo se são verdadeiras ou não, mas temos certeza que são todas engraçadas....

 

 
"O beijo na terra amada"

Numa cidade vizinha à Descalvado, há uns 50 anos atrás, um governador chegou de helicóptero e pousou num campo de futebol. Como o político que veio de helicóptero “tomava todas”, ao descer da aeronave tropeçou e caiu de cara no chão de terra. Famoso pelo poder da oratória, o político levantou-se rapidamente e gritou à multidão que assistia a tudo: “Beijo essa terra que eu amo...” e começou um discurso com a roupa toda suja de terra.

 

 
Jânio

Contam os fofoqueiros da Vila Maria (bairro paulistano onde Jânio Quadros nasceu) que certa vez num comício ou num debate alguém gritou para Jânio “O que o senhor fala entra por aqui e sai por aqui”, sinalizando com as mãos que entrava num ouvido e saia pelo outro. Jânio _ famoso pela rapidez de raciocínio _ respondeu: “Impossível! O som não se propaga no vácuo!!!” 

 

 
MDB se fortalecendo na região

Parece que o partido MDB anda se articulando na região para se fortalecer. Em Descalvado, desde março deste ano o nome que se consolidou na legenda foi o de Paulinho Gabrielli, conhecido como “O Lord” da Câmara de vereadores pelo seu equilíbrio, educação e ponderação no meio político. Em Porto Ferreira, Viviane Rassi _ candidata à vereadora que mesmo concorrendo sub judice, obteve o maior número de votos da história da cidade _ é outro nome que vem destacando regionalmente.

 

 
Deu Bruno

Bruno Covas, do PSDB, foi reeleito no último domingo (29/11) prefeito de São Paulo, com 59,38% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos, do PSOL. Bruno terá como vice o vereador Ricardo Nunes (MDB).A vitória tucana ocorreu em meio a maior abstenção da história da cidade de São Paulo: mais de 30% dos eleitores (2.769.179) não compareceram às urnas no segundo turno. No discurso da vitória, Bruno Covas afirmou que a cidade votou pelo "equilíbrio", "moderação" e a "ciência". O tucano também afirmou que agora é "possível fazer política sem ódio".

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"