Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


27 de Dezembro de 2020

 

 
A Esperança 2021

Por que 2020 foi um ano "arrastado"? "A Viagem é mais longa quando não conhecemos o caminho", diz José Loureiro. O ano foi "viagem aérea para quem tem medo de avião", prossegue o referido autor do poema. Só a vacina que não chega e nem termina. Mas 2020 vai deixar saudades... acreditem... aprendemos muito. Quem conta aos netos histórias sobre anos tranquilos? As boas histórias da vida da gente são descrições de luta, de dor, de trabalho. Assim foi 2020, o ano em que aprendemos a viver diferente. O ano só foi "demorado" porque "ainda não conhecíamos esse caminho". Ouça o poema no áudio acima na voz da respeitada fonoaudióloga Cassandra. Declamação perfeita. Até o poeta ficou com inveja dela...

 

 
Eu queria ser civilizado como os animais

Na voz do "Rei", trazemos a música "Eu queria ser civilizado como os animais". O vídeo também serve para quem não foi lá muito civilizado com os colegas ao longo do ano. Mande para o colega que está sempre de ferradura nova... 2021 será melhor!

 

A Praça Castro Alves é do povo...

 
O diálogo é parte do patamar civilizatório básico

Regsitramos o convite feito a dois presidentes de partidos políticos locais, para que apresentem seus vereadores na COLUNA, em artigo assinado pelos referidos presidentes. O colunista costuma registrar sua modesta opinião de que os grupos políticos de Descavlado não mantém diálogo construtivo. Registra, ainda, a opinião (novamente modesta) de que o pouco desenvolvimento industrial e econômico da cidade em comparação com seus antigos distritos (São Carlos, Pirassununga, Porto Ferreita) tem origem nessa modalidade de coronelismo político consistente em não dialogar com outros grupos políticos. Cada grupo político mantém "seu feudo" e só dialoga com o próprio "feudo" numa espécie de "esquizofrenia política" que faz mal á saúde da cidade. Fica o registro a todos os partidos da cidade. Caetano canta que "A Praça Castro Alves é do povo". A política e a COLUNA também...

 

Importância da água

 
Fofocas maldosas da campanha eleitoral

Seguem um trechos da resposta dada pelo cacique Seatlle, em 1854, à proposta do Presidente dos EUA de comprar as terras indígenas:

"Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra da floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência do meu povo.

(...)

Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhe vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz de meus ancestrais.

Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhe vendermos a terra, vocês devem lembrar e ensinar seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também.

E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue o seu caminho.

(...)

Se lhe vendermos nossa terra vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa saborear o vento adoçado das flores dos prados. Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, peço uma condição: o homem branco deve tratar os animais dessa terra como seus irmãos.

Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que os alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos apenas para permanecermos vivos.

O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com seus irmãos.

Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças o que ensinamos as nossas, que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.

Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.

(...)

E este é o final da vida e o início da sobrevivência." (Fonte: Site da UNISINOS)

Algum grupo político iria privatizar a água ou foi mais uma daquelas fofocas maldosas? Francamente, apontamos na opção da fofoca destrutiva. Vamos falar da outra fofoca maldosa na próxima nota...

 

 
A saúde do prefeito

Muita gente deve ter recebido a "notícia" de que o prefeito estaria doente e "nem tomaria posse". O colunista apurou que SÓ PODE SER ANEMIA, diante da evidente e escancarada magreza do prefeito. Apuramos que a primeira dama tem orientado o prefeito a tomar alguns cuidados e ingerir os seguintes alimentos:
- Gemada com sete ovos de avestruz batidos com cílios de invejosos;
- Beterraba, com suco de laranja batido no liquidificador com pedaços de arame farpado específico para amarrar "zoião";
- Zoião de pata com arroz carreteiro;
- Zoião de avestruz com arroz integral;
- Zoião de ema com pimenta dedo de moça;
E por aí via a dieta para enfrentamento da anemia. Parece que ele conseguiu ganhar 100 gramas com a dieta...

 

 
Provérbios

"Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando." [Provérbios 13:3]. Será que a fofoca política na cidade não seria uma mistura de falta de diálogo com inveja? De todos grupos, não de um grupo específico? Ou existira um grupo "santo" e outro grupo "demônio"?

 

 
Baleia Rossi

O colunista fez um resumo das notícias da semana sobre a campanha a presidência da Câmara dos Deputados. Luiz Felipe Tenuto Rossi, mais conhecido como "Baleia Rossi" ganhou esse apelido de "Baleia" por ser bem magrinho na infância. Um apelido irônico. O avô convenceu-o a utilizar esse apelido em sua vencedora campanha a vereador de Ribeirão Preto. Nessa semana passou a ter chances reais de vitória na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados, conseguindo apoio de Rodrigo Maia, partidos de esquerda e a desistência do outro candidato de oposição ao Planalto. Isso explica seu sucesso como deputado federal e o motivo de  _  na política local _ muita gente patinar na carreira política. Diálogo! Em Rossi sobrou diálogo... Por aqui, sobrou fofoca e veneno. Pelo diálogo fechou apoios relevantíssimos para sua camanha. Conseguiu _ inclusive _ fechar o apoio do PT apesar de sua proximidade com Michel Temer e seu papel relevante no "impeachment" de Dilma Roussef. É assim: gente civilizada e com diálogo vai para frente na política. Ressentimento não constrói.

 

 
Nietzche e o Ressentimento

O filósofo alemão tratou do tema do ressentimento e o colunista fez um resumo sobre o tema. No Brasil, Luiz Felipe Pondé, da PUC-SP, também trata do tema. Seria (o ressentimento) uma forma de vingança imaginária que não tem verdadeiro resultado prático no mundo exterior. É uma forma de "paixão" que consome o ressentido. Fazendo link com o "inferno de Dante Alighieri", na clássica obra deste autor, os rancorosos ficam "eternamente se remoendo em águas escuras e profundas..." Essa é a síntese da política sem diálogo. É a lógica do ressentimento. Ressentido olha para trás e não para frente. Conhece algum ressentido em Descalvado? Ou teríamos um exército de ressentidos perâmbulando com suas almas vazias pela cidade?

 

 
WhatsApp não nomeia secretários

A lista dos fofoqueiros sobre a Prefeitura tem chegado como forma de mensagens de Whatsapp. Os ingênuos acreditam no "novo secretariado" nascido e criado no Whatsapp. Quem não nasceu ontem sabe que alguns ressentidos é que organizaram a lista. Gente que gosta de ver o circo pegando fogo e criando intrigas e fofocas. O método de botar aliados brigando entre si é muito antigo e só gente "virgem" de política acredita nessas "listas" vindas do além.... ou das profundezas do inferno. Aliás, vamos prestar atenção se as "listas de secretários" feitas por pessoas "desinteressadas" são confirmadas. Se não forem, já é _ no mínimo _ indício de má-fé da pessoa "bem informada" que te passou a "informação". O colunista costuma dizer _ para resumir o perfil do fofoqueiro _ que todo homem casado com mulher feia na cidade sai "informando" ao mundo quem seriam os homens supostamente traídos da cidade... Fofoqueiro é assim: um ressentido e enrustido. Um fracassado em disfarce de bem informado. O pior são as pessoas que acreditam em qualquer bobagem que chega pelo Whatsapp!

 

 
'Estadão' defende suspensão do recesso parlamentar

Na página A-3 do da edição do último dia 25 de dezembro do "O Estado de S. Paulo", o jornal defendeu a suspensão do recesso com o título "Ócio letal". Em resumo, a opinião do jornal é a de que a pandemia justifica que os parlamentares continuem em atividade. Indica como apoiadores da idea _ dentre outros_ Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Mais (DEM), Gleisi Hoffmann (PT) e Hamilton Mourão. Será que o jornal não teria razão?

 

 
Juscelino e João Dória

No episódio de "fechar o Estado e ir para Miami", o governador do Estado de São Paulo voltou atrás, pediu desculpas e reassumiu o cargo que seria ocupado pelo vice Rodrigo Garcia. Utilizou frase de Juscelino Kubitschek: "Não tenho compromisso com meus erros". Merece parabéns! O colunista registra sua modesta opinião de aprovação. Outros políticos _ que nunca erram _ poderiam fazer o mesmo ou, quem sabe, pedir a canonização _ ainda em vida_  junto ao Vaticano... Ressentido não pede perdão. Os políticos da cidade costumam reconhecer seus erros? Ou já tem vaga garantida na lista de santos do Vaticano? É tanto santo por aqui que o Vaticano nem conseguiu processar a "avalanche" de processos de canonização...

 

 
Individualismo radical

O Papa Francisco critcou o que chama de "vírus do individualismo radical". A pergunta que não quer calar: Será que o Papa acompanha a política local? O mais provável é que fosse uma referência à necessidade de universalização da vacina...

 

 
Joe Biden

Joseph Biden ou "Joe" (abreviação de Joseph, equivalente ao "Zé" em Português) assumirá dia 20 de Janeiro como Presidente dos EUA. É o segundo presidente da histórica americana que é Católico. O anterior foi John Kennedy, assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas,  no Texas. Não é irrelevante a religião do presidente, como pode parecer. Segundo Max Weber em seu livro " A ética protestante e o espírito do capitalismo" a religião explica o desenvolvimento econômico dos países. Segundo o autor, os protestantes consideram que "ser rico" seria indício de Deus de que a pessoa é boa. Isso explicaria _ sociologicamente_ o desenvolvimento de países anglo-saxões onde o protestantismo é dominante, Já para os católicos "é mais fácil o camelo passar no buraco da agulha do que o rico entrar no reino dos céus". Nessa linha, a questão dos direitos humanos e da diversidade é mais forte dentre os católicos favorecendo o diálogo com outros países, como o Brasil. Assim, um presidente católico pode ser papel mais relevante em temas que nos interessam diretamente.

 

Nelson Rodrigues

 
Feminicídio da juíza

O autor e dramaturgo Nelson Rodrigues ficou conhecido por suas obras que abordavam tragédias e tabus. Incesto, traição dentro da própria família eram temas recorrentes do autor. O crime ocorrido _ na véspera de Natal e na frente das filhas _ lembra o teatro Rodrigueano. Uma juíza que dispensa sua escolta armada a pedido da filha. A filha assiste a mãe sendo morta a facadas pelo próprio pai... que enredo de tragédia poderia ter mais requintes de crueldade?

 

 
Papail Noel existe?

A COLUNA transcreve a famosa história ocorrida em 1897 no jornal americano "The Sun". Uma criança envia carta ao jornal perguntando se Papai Noel existe, pois suas amiguinhas dizem que não. A história da menina Virgínia, foi resumida abaixo:
"Tenho oito anos. Alguns de meus amiguinhos dizem que Papai Noel não existe. Papai sempre diz: Se está no 'The Sun', é verdade. Por favor, conte-me a verdade: Papai Noel existe?
"Virginia, seus amiguinhos estão errados. Foram contaminados pelo ceticismo de uma época cética. Só acreditam no que vêem. Eles pensam que não pode existir nada que não seja compreensível por seus pequenos cérebros. Todas as mentes, Virgínia, de adultos ou de crianças, são estreitas. Nesse nosso enorme universo, o intelecto do homem é como o de uma formiga, tanto comparado ao mundo enorme e infinito que está acima dele, quanto diante da inteligência capaz de alcançar toda a verdade e conhecimento. Sim, Virgínia, Papai Noel existe. Ele existe tão certamente quanto a generosidade, o amor e a devoção – e você sabe que há tudo isso em abundância,dando á vida as mais elevadas alegrias e belezas."
*Fonte: http://www.festascristas.com.br/natal/natal-historias/407-sim-papai-noel-existe-virginia

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"