Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


03 de Janeiro de 2021

 

 
Feliz Ano Novo!

Não se muda a história política de um país, de um estado ou de uma cidade, antes de tentar mudar o ponto de vista do seu povo! (J.C. Guimarães - Colunista). Feliz Ano Novo!

 

 
Portas da esperança

Segundo o Wikipedia, "Porta da Esperança foi um programa de televisão brasileiro líder de audiência apresentado por Silvio Santos e exibido pelo SBT aos domingos, entre 1984 e 1996. Era um dos principais quadros do Programa Sílvio Santos e exibido por volta das 18h da tarde." Não é assim o começo do ano? Portas abertas para a esperança? Pois é assim, também, na portaria da Prefeitura onde Jussara "abre as portas da esperança" para uma infinidade de pedidos que por ali aparecem. O local já teve esse novo nome de batismo adotado por muita gente... Os motoristas da Prefeitura adoraram tanto o nome novo que até pararam de amolar o Xavier e o seu famoso café... Xavier e seu café.... isso fica para outra nota... lá embaixo...

 

 
Constelação discreta

E a constelação discreta que merece homenagem da COLUNA é a "constelação da saúde", tanto da Secretaria de Saúde quanto do pessoal da Santa Casa. O colunista esteve doente e foi lá na Santa Casa. Vale a pena ficar doente por aqui... Muito bem atendido por Dra. Raisa e a educadíssima equipe da Santa Casa. Também teve acompanhamento de primeiro mundo com Vivy Cavalcante e Ana Paula Brassalotto. Fora o cotonete no nariz, o resto foi bom. Só quero ficar doente com vocês! Aliás, se soubesse que seria assim teria ficado doente antes...

 

 
Presidente do Cidadania envia texto apresentando os vereados do partido

A COLUNA aguarda mais textos, senhores(as) presidentes. Segue abaixo o do partido Cidadania:

A CIDADANIA CHEGOU COM MIR E FIGUEIREDO

Por Betinho Buonani (presidente do Cidadania)

"Cidadania tem origem naquele que desfrutava do direito de morador 'da cidade'. Do latim 'civitas' quer dizer isso: cidade.

No cenário contemporâneo, Hanna Arendt define cidadania como "direito a ter direitos". Cidadania, em sua origem, tem relação com aquele que tinha os direitos típicos dos moradores da cidade.

No caso de Descalvado, cidadania é o nome do partido que veio para conferir dignidade à nossa cidade. A "velha política" sempre criticada pelos "velhos políticos" continua a mesma. Ou quase a mesma: Mir e Figueiredo nunca estiveram em cargos públicos.

Também consideram lamentável a política de "terra arrasada", destruindo tudo o que o político do outro grupo fez. Essa política não acrescenta nada à nossa cidade.

O termo "política da terra arrasada" tem origem na técnica russa que venceu mais de uma guerra. Venceu Napoleão e Hitler: queimar e destruir tudo pelo caminho para que os inimigos morram de fome. Até mesmo óleo diesel era jogado na neve russa para inviabilizar que os inimigos matassem a sede. Será essa a melhor política para Descalvado?

Quantos não optaram por essa insanidade sob o disfarce de boa política?

Nossos vereadores (do cidadania) pensam diferente.  

As pessoas tem família e cada família tem que ser respeitada. Esse é o parâmetro mínimo para a atuação política. Enxovalhar nomes na tribuna da Câmara serve muito mais para a vaidade daqueles que ; tal como mariposas; buscam a luz a qualquer custo.

O papel do vereador é o compromisso com a cidadania e com a dignidade.

É buscar verba, sugerir mudanças e fiscalizar mantendo a boa educação que nossas mães ensinaram.

Mir ficou conhecido por seu trabalho de prevenção às drogas no "PROERD".

Figueiredo mostrou competência administrativa, transformando o CERD num modelo de gestão na região.

Não precisam de melhor apresentação.

Isso é cidadania.  

Respeitar o cidadão e PROPOR muito mais do que CRITICAR.

É com muita honra que apresento à população de Descalvado os vereadores no podium: Mir medalha de ouro e Marcelo Figueiredo medalha de bronze: primeiro e terceiro mais votados na última eleição.

Cidadania não é atirar pedras, nem é jogar gasolina para incendiar o Município.

Cidadania é mostrar trabalho concreto como passaporte para a Câmara de vereadores.

Foi isso que fizemos e que aconteceu: O cidadania elegeu dois vereadores utilizando o mais antigo e nobre de todos os métodos: Trabalhando e mostrando trabalho.

Desde o dia primeiro de Janeiro temos a honra de contar com estes dois vereadores que fizeram e continuaam fazendo de Descalvado um lugar melhor e com mais cidadania."

 

 
Eleições na Câmara de Vereadores

Pastor Adilson é o novo Presidente da Câmara de vereadores na chapa composta, também, por Ismael (vice), Vaguinho (1º secretário) e Ninja (2º Secretário). A votação foi 7 a 4. Votaram no Pastor Adilson, além dos membros da chapa, Daniel Bertini, Carlinhos Turmeiro e Argeu. A outra chapa, com Mir Valentim para Presidente, contava ainda com Pinho (vice), Marcelo Figueiredo (1º Secretario) e Jacaúna (2º Secretário).

 

 
Panone (pai) assume vaga de Secretário em São Carlos

O ex prefeito Panone (Pai) anunciou nas redes sociais que assumirá a vaga de Secretário de Planaejamento e Gestão. Ele encerrou a notícia dizendo "Obrigado Descalvado, por projetar um filho seu para além dos nossos limites territoriais". Parabéns! A COLUNA apurou que Rômulo também está avaliando a hipótese de projetar outro filho de Descalvado... ainda aguardamos.

 

 
Novo Secretariado?

Aparentemente não ocorreram mudanças no secretariado da Prefeitura de Descalvado. Fora a "reforma fake do whatsapp", não há informações oficiais sobre mudanças.

 

 
Câmara de Porto Ferreira

Em nosso antigo distrito, foi eleito para presidir a Câmara de vereadores, Alan João Orlando, com apenas 29 anos. Ele já foi secretário de Cultura no governo Renata Braga. Parabéns!

 

 
Café do Xavier

E a polêmica do café do Xavier continua... Os madrugadores da Prefeitura estão divididos em dois grupos: Grupo "xavierista" que afirma que o café melhorou uma barbaridade, e o grupo "tinta não", que afirma que o café não melhorou. Um engraçadinho disse que a cena do filme "Alien o oitavo passageiro" em que o alienígena sai explodindo a barriga do astronauta teve inspiração no café... Claro que não! O colunista garante: o café do Xavier é "OTIMO". Já o café do Machadinho... fica para outro dia!

 

 
Poema de Drummond de Andrade sobre o tempo

O Tempo

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano,

foi um individuo genial.


Industrializou a esperança,

fazendo-a funcionar no limite da exaustão.


Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar

e entregar os pontos.


Aí entra o milagre da renovação

e tudo começa outra vez, com outro número

e outra vontade de acreditar

que daqui para diante tudo vai ser diferente.


Para você, desejo o sonho realizado,

o amor esperado,

a esperança renovada.


Para você, desejo todas as cores desta vida,

todas as alegrias que puder sorrir,

todas as músicas que puder emocionar.


Para você, neste novo ano,

desejo que os amigos sejam mais cúmplices,

que sua família seja mais unida,

que sua vida seja mais bem vivida.


Gostaria de lhe desejar tantas coisas…

Mas nada seria suficiente…


Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,

desejos grandes.


E que eles possam mover você a cada minuto

ao rumo da sua felicidade.”


(Carlos Drummond de Andrade)

 

Polêmicas da medicina

 
Aborto legal

A Argentina aprovou no dia 30.12.20 a legalização do aborto até a 14ª semana sem outros requisitos. No Brasil, as hipóteses estão previstas no artigo 128 do Código Penal (risco de vida da mãe e estupro). Os Tribunais brasileiros também admitem o aborto legal no caso de anencefalia.

 

 
Espanha aprova 'eutanásia'

Mario Vargas Llosa escreveu no estadão de 03.01.2021 (pág. A-09) sobre a aprovação da eutanásia pelo Parlamento Espanho no final do ano passado. A COLUNA selecionou alguns trechos: "...sem poder pôr fim por si mesmas, pois uma lei horrenda as obriga a viver, ou seja a morrer mil vezes cada dia, até que este suplício termine somente quando morrerem de 'morte natural" e ainda "O direito de viver não é ameaçado pelo direito de morrer, mas fortalecido, porquenão há nada como a referência à morte para apreciarmos as infinitas riquezas da vida".

 

 
Morre Padre Ticão - 'O Trator de Deus'

Padre Ticão faleceu no dia 01.01.2021 por arritimia seguida de parada cardiorrespiratória. O ex governador Geraldo Alckmin lamentou a morte: "... Um franciscano que deua vida para levar a palavra de Deus e trabalhar para os mais humildes. É uma grande perda. Ficou o seu grande exemplo." Ele já foi pároco em Araraquara e apoiava movimentos de moradia. A COLUNA pede uma oração por ele.

 

 
STF e a demissão de médico

Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", de 30.12.20, o ministro Luiz Fux foi alvo de críticas por exonerar o médico Marco Polo Freita, após pedido ao Butantá e à Fiocruz para reserva de 7 mil doeses de vacina contra o coronavírus. Ainda segundo o jornal, Fux havia defendido a reserva das vacinas na TV Justiça antes da demissão de Freitas.

 

 
'A Coragem'

"A coragem é uma mulher discreta e sutil

Se não for forte e discreta, coragem nunca existiu"

Acima o poema para que tenhamos "coragem" no ano ano novo de pandemia velha.

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News