Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


10 de Janeiro de 2021

 


Rômulo Rippa, prefeito reeleito de Porto Ferreira

 
Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira

Segundo o "Jornal do Porto", de 08.01.21 (pág. 11), o Prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa pretende apresentar projeto de lei da reforma administrativa. Nessa reforma, segundo o referido jornal, "a superintendência da Agência Reguladora passaria a ser ocupada pelo atual chefe de gabinete, Dr. Fábio Castelhano Franco da Silveira. E, para assumir o lugar deste, assumiria o advogado, Dr. Luís Guilherme Panone, o Luisinho Panone, que era vereador em Descalvado na última legislatura e concorreu ao cargo de prefeito daquele município". A COLUNA já havia noticiado na nota sobre a ida de 'Panone-Pai' para a Prefeitura de São Carlos, que novos filhos de Descalvado assumiriam cargos... Taí o dom da clarividência da COLUNA... Parabéns, Luisinho.

 

 
'Mãe, tô na Globo!'

A reforma adminsitrativo que incluirá Luisinho Panone no cargo de chefe de gabienete do Prefeito Rômulo Rippa, pretende criar um teto de 10% de cargos comissionados. O prefeito deu entrevista na EPTV sobre o tema. Aliás, a EPTV estava ótima nessa semana: também apreceu por lá o Marinho Zambelli, da assessoria de comunicação da Prefeitura de Descalvado, que divulgou uma atualização na lista organizada pelo Poder Público com os nomes de trabalhadores autônomos que fazem limpeza de terrenos na cidade. A lista _ que fica disponível no site da Prefeitura _ foi criada há cerca de 2 anos e agora está sendo atualizada para a inclusão de novos prestadores deste tipo de serviço. Parabéns aos nossos "artistas globais" da região.

 

 
Corta pra mim

Ainda falando de televisão, um leitor nos relembrou essa semana, através do nosso e-mail, do saudoso apresentador Marcelo Rezende, falecido em 2017. O leitor _ que pediu para não ter o seu nome divulgado _ escreveu falando sobre a 'situação caótica' (sic) envolvendo o mato alto por toda a cidade. De fato, tem sido frequentes as reclamações de munícipes e vereadores quanto a quantidade de terrenos sujos e com muito mato em diversos bairros, inclusive em áreas públicas. O setor responsável da Prefeitura precisa agilizar o serviço de limpeza, ou cobrar mais agilidade da empresa contratada para realizar este tipo de serviço. Como diria o saudoso jornalista: ‘Corta pra mim!

 

 
Vereador abre mão do salário

Um vereador do nosso distrito cerâmico "abriu mão" do salário de cerca de R$. 5.200,00 reais. O vereador Ricardo Patroni _ na verdade _ optou por renunciar ao pagamento em razão de incompatibilidade de cargos. Nesse sentido foi a notícia do "Jornal do Porto" de 08.01.21 (pág. 09). Assim, noticiou o referido jornal; " Servidor Público federal há 12 naos, lotado na Universidade Federal do ABC, o vereador não poderia acumular os salários daquela instituição e o da Câmara, pois o exercício de ambos é incompatível". A bem da verdade não foi uma "opção" mas uma imposição jurídica. Ao longo do mandato a economia para o município será de cerca de R$ 253.000,00

 

 
As lições do Bambu

O vídeo acima ensina as 7 lições do Bambu. em resumo: O Bambu ensina:

1-) O bambu é oco desde criança. Ele se enche de algo. Assim deve ser o nosso coração.

2-) Todo Bambu crece para o alto e olha para o céu.

3-) Todo bambu tem raízes profundas. Quem quer crescer precisa ter raízes.

4-) Quem quer crescer para o alto não deve carregar muitos galhos. São pesos desnecessários.

5-) O Bambu é cheio de nós que dão resistência ao Bambu. São as dificuldades superadas.

6-) Bambu cresce em comunidade de bambus. Uns precisam dos outros.

7-) Bambu é forte mas é flexível. Bambu tem a humildade de se curvar nas dificuldades.

 

 
O bambu da discórdia cedeu à filosofia do Bambu

O processo em que se pretendia afastar o prefeito do cargo por conta de um BAMBU foi arquivado. Escrevemos em letras maiúsculas pois não era um "bambu" qualquer, mas um "Bambu". Com data de 03.12.20 foi arquivada a "Comissão Processante" do "Caso do Bambu". Parabéns ao Senhor Presidente da legislatura anterior pelo ato proferido! E vamos pensar como os Bambus e os bambus: crescer olhando para o alto e não para o umbigo que fica bem mais abaixo... LEIA AQUI o despacho do então Presidente do Legislativo, Sebastião José Ricci, contendo o arquivamento da 'CP do Bambu'.

 

 
Tentativa de golpe?

Rompendo uma tradição que vinha desde 1869, Trump não participará da posse de Joe Biden na presidência dos EUA. O jornal "O Estado de S. Paulo" de 09.01.21 (pág. A-14) transcreveu afirmações do coordenador de pós graduação em relações internacionais da FGV-SP, Oliver Stuenkel. Ele afirmou: "A ascensão de um partido que não se distancia abertamente do racismo e do supremacismo branco é sinal de que as coisas estão mudando. a situação é ruim, é péssima, mas está ocorrendo porque esses grupos reagem ao que eles consideram como ameaças aos seus privilégios". Isso repercutirá no Brasil? Algum político costuma seguir os passos de Trump?

 

 
Facebook, Twitter e Youtube retiram Trump do ar

Segundo Kevin Roose, do jornal "The New York Times", em matéria transcrita no jornal "O Estado de São Paulo" de 09.01.21 (pág. A-15): "(...) O CEO do facebook, Mark Zuckerberg, disse na quinta-feira que a empresa estava bloqueando Trump até pelo menos o dia da posse. A decisão de Zuckerberg veio depois que facebook, Twiter e Youtube retiram do ar um vídeo no qual o presidente elogiava os manifestantes e alegava falsamente que a eleição havia sido fraudada(...)" O professor de História da USP, Elias Saliba, afirmou no "Estadão" da mesma data referida acima, pág H-15 que "Trump repete palabras vazias para designar realidades cheias de nuances". O mesmo professor fez referência à falta de humor de Trump. Constatou que riu uma única vez com uma piada machista sobre Hilary..... Será que tem algum político brasileiro teria o mesmo perfil?

 

 
George Orwell - 1984

A obra clássica de George Orweell "1984" retratou um mundo autoritário em que as pessoas falavam cada vez menos. A "novlingua" era uma técnica para que as pessoas pensassem cada vez menos. A melhor maneira de "emburrecer" era exatamente empobrecer o vocabulário e usar cada vez menos palavras. Conhece gente assim na política? Repete meia dúzia de frases sempre repetidas? Pensa pouco e argumenta menos ainda? Trump e outros canalhas da política estão previstos nos livros clássicos sobre "distopia" (o contrário de utopia, uma vida onde o pessimismo se concretiza). Outra caracteristica notada pelo professor da USP da nota anterior é a falta de humor, característica de políticos e de pessoas autoritárias. Para eles um poema... lembrando que o sol nasce mesmo que eles não queiram...

 

 
Sol no mau humor

Poema de José Loureiro em "homenagem" aos políticos sem humor:

O MAU HUMOR É ÁGUA NA FERIDA

É AREIA NA ENGRENAGEM DA VIDA


MAU HUMOR É EXPRESSÃO DO RANCOR

É AQUELE BARULHO DA FALTA DE AMOR


MAU HUMOR É DO PESSIMISMO O PIOR

É CEGUEIRA DO QUE EXISTE DE MELHOR


MAU HUMOR É ENXERGAR SÓ PARA DENTRO

É ACREDITAR QUE O PROBLEMA É O CENTRO


O MAU HUMOR NÃO RESOLVE NADA

A VIDA NÃO MUDA COM UMA PATADA


O MAU HUMOR É RANCOROSO QUE NÃO SE SOLTA

É AUTORITARISMO COM QUEM ESTÁ À SUA VOLTA


O MAU HUMORADO É ANTIPÁTICO PROFUNDO

O SEU PROBLEMA É RAZÃO DE PARAR O MUNDO


O MAU HUMORADO ACHA QUE A VIDA TEM ÚNICO TEMA

ACHA QUE TUDO EXISTE PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA


MAU HUMORADO LAMENTO PORQUE

O MUNDO NÃO EXISTE SÓ PARA VOCÊ

 
ACHA QUE SÓ EXISTE VIDA QUANDO  VOCÊ PENSA

MAS AMANHÃ O SOL NASCE SEM TE PEDIR LICENÇA

 

 
Poesias e regimes totalitários

Uma "boa ideia" para os autoritários de plantão, seria criar o "Conselho de Controle da Poesia", afinal poetas sempre incomodaram ditadores. O professor Ives Gandra da Silva Martins escreveu na pág. A-3 do jornal "Folha de S. Paulo", do dia 09.11.2004, quando opinava contra a ideia de criar um "Conselho de Jornalismo": "Um Conselho Federal de Jornalismo seria tão esdrúxulo quanto criar, por exemplo, um Conselho Federal da Poesia para fiscalizar os poetas, como acontecia na antiga União Soviética, e condicionar sua pena às exigências burocráticas e ideológicas dos dirigentes do órgão controlador" Relembrar é viver... tem muito autoritário de esquerda enrustido por aí...

 

 
Vacinação contra a Covid em Descalvado

As equipes da Secretaria de Saúde de Descalvado já estão se preparando para a vacinação. Pedem a todos que retirem o seu cartão municipal de saúde, conforme ilustração acima. Alguns engraçadinhos andam dizendo que "tomaram vacina raiz", ou seja "imunização pegando a doença". Não é bem assim: o vírus sofre mutações... Vamos tomar vacina!

 

 
Constelação discreta

E a constelação discreta da semana vai para o o pessoal da Vigilância Epidemiológica de Descalvado. Todo dia encarando o Covid-19, dengue, etc, mas ninguém se lembra de mandar um pequeno agrado ou elogio. Tem sim! Já que não cabe o nome de todo mundo, escolhemos o infectologista, Dr. Alexandre para registrar o respeito da COLUNA pelo trabalho de todos os profissionais da Vigilância Epidemiológica. Repetimos o que já dissemos por aqui: vale a pena ficar doente em Descalvado.

 

 
Café do Xavier

E a polêmica do café do Xavier continua... A COLUNA registra que tem o dom de clarividência, e demonstrará em breve a relevância política, econômica e astrofísica do café do Xavier... A COLUNA ainda precisa confirmar umas informações para que possa divulga-las. "Xaxá" e seu café são relevantes para o futuro da humanidade, como demonstraremos em breve. Aliás, o mundo nem existiria sem o famoso café. Aguardem...

 

 
A 'porteira' do mata-burro está de volta

Vânia e Jussara não tem direito a doença. A Prefeitura nem existe sem as duas "porteiras" que tem doutorado em "técnicas da le postiche". Uma faz o filtro na "porta da esperança" e outra no "mata-burro". Vânia esteve afastada mas já voltou. Uma hooooooooooooonra para quem trabalha com você, o seu retorno.

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News