Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


17 de Janeiro de 2021

 

 
Domando a arrogância

"DOMANDO A ARROGÂNCIA" foi o último poema do colunista que foi prestigiado pelo vereador "campeão de votos" da ùltima eleição _ Mir Valentim _ que compartilhou em seu Facebook. Mir foi o mais votado da cidade porque representa mais gente. Não é acaso nem visão formalista. Por tal motivo está no grupo que está "domando a arrogância" na política local. Muitos votos combinam com visão mais ampla da política. Vereadores sorridentes, educados e simpáticos tem frequentado o paço municipal com regularidade. "Até que enfim tomaram jeito", disse um engraçadinho que trabalha ao lado do gabinete do Prefeito, referindo-se a todos que participaram de uma reunião. Melhor para Descalvado, pois vaidade e arrogância não levam a lugar nenhum. Registramos a honra pelo prestígio do poema junto ao nosso mais votado parlamentar e o simbolismo do poema na política local.

 

 
Íntegra do poema

Segue a íntegra do poema que traduz o atual momento político de Descalvado, em que os políticos estão saindo da "adolescência política" e entrando na "maturidade política":

DOMANDO A ARROGÂNCIA

Aos vinte anos vivemos num sonho profundo

Sabemos tudo para resolver problemas do mundo.


A vida aos vinte anos é pura clareza

Não existem dúvidas, somente certeza


Aos vinte anos fazemos sobre a vida a melhor crítica

Conhecemos tudo e mudaremos o mundo pela política


Aos trinta anos sabemos um pouco menos

Mas resolvemos todos os problemas que podemos


Aos trinta anos sabemos bastante da vida

Mesmo sabendo alguma coisa ainda se duvida


Aquela certeza profunda foi esquecida

E na política tem muita coisa parecida


Aos trinta anos paro, as vezes, para pensar

E muita coisa da vida, deixa dúvida no ar


Aos quarenta anos não sei de nada

E a incerteza é que fica escancarada


Aos quarenta anos a gente não mais insiste

E dúvida e incerteza é que mais existe


E se alguma diferença a politica tinha

Aos quarenta só vemos único saco de farinha


Será que é o tempo que aumenta a ignorância?

Ou é a experiência que diminui a nossa arrogância?


Depois dos cinquenta a ignorância será minha amiga

Irei no tempo pensar como na Grécia antiga


Se conseguir domar a arrogância que sempre amei

Direi com Sócrates: “Só sei que nada sei!”

 

 
Almofada de ouro

As reuniões do prefeito tem sido abertas a todos os vereadores. Porém, causou ciúmes o tratamento VIP para um determinado vereador: Daniel Bertini teve até "almofada de ouro" providenciada pelo Prefeito, segundo um fofoqueiro que contou para a coluna... Ainda se recuperando do acidente, Bertini precisou da almofada para apoiar sua perna e participar da reunião...

 

 
Ciúmes de homem e panelas políticas

A revista "Isto é dinheiro" transcreve a seguinte frase de Antonio Ermírio de Moraes: “Ciúme de homem é uma desgraça, é muito pior do que ciúme de mulher”. "Crítica às 'panelas' e 'patotas' dos partidos políticos em geral. 1998" (comentário da revista). Se as reuniões estão causando "ciúmes", é sinal que as reuniões estão quebrando "panelas"...

 

 
Bertini Vip?

Segundo o Wikipedia, "VIP (da expressão inglesa Very Important Person tradução literal para "pessoa muito importante"), é uma sigla que designa pessoas importantes, influentes, ou altos funcionários com privilégios especiais. O termo "pessoas muito importantes" ou “весьма́ имени́тая персо́на” (vesmá imenítaia persona) nascido na língua de imigrantes russos (muitos deles aristocratas) que viviam na República Francesa e viajou para o Reino Unido. O termo preenchido, até certo ponto perdido os títulos em 1917 do ex-nobres a quem foi concedido o direito de privilégio. A expressão ficou comum no ocidente a partir dos anos 1920". Tinha gente reclamando disso... quanto ciúmes...

 

Esse cara sou eu

 
Becão virou "o cara" do Roberto?

Com sua nova 'roupagem', andam dizendo por aí que Becão pode estar se tornando "o cara" da famosa música de Roberto Carlos. Para não passar em branco, a letra do "Rei" foi alterada pelo colunista:

O cara que pensa em VEREADOR toda hora

Que conta os segundos se A CÂMARA demora

Que está todo o tempo querendo te ver

Porque já não sabe ficar sem VEREADOR

E no meio da noite te chama

Pra dizer que te ama

Esse cara É O BECÃO

O cara que pega e LEVA VOCÊ PARA O PAÇO

Esbarra em quem for que interrompa seus passos

Está do seu lado pro que der e vier

O herói esperado COMO TODO VEREADOR QUER

Por você ele encara o perigo

Seu melhor amigo

Esse cara É O BECÃO

O cara que ama você do seu jeito

Que PEGA ALMOFADA PRO BERTINI E COLOCA EM SEU PEITO

Te acaricia os cabelos, te fala de amor

Te fala DO ORÇAMENTO, te causa calor

De manhã você acorda feliz

Num sorriso que diz

Esse cara É O BECÃO

Esse cara É O BECÃO

Eu sou o cara certo pra VEREADOR

Que te faz feliz e que te adora

Que enxuga seu pranto quando VEREADOR chora

Esse cara É O BECÃO

Esse cara É O BECÃO

(...)

Esse cara É O BECÃO

Esse cara É O BECÃO

Esse cara É O BECÃO

Esse cara É O BECÃO

 

 
Revolução dos bichos

O livro "Revolução dos bichos" é uma obra de George Orwell que possibilita inúmeras interpretações. Crianças gostam da obra e também adultos. Para os adultos é uma metáfora da revolução russa onde a classe operária tomou o poder dos Czares russos. Para os descalvadenses a metáfora lembra a "insurreição interna no Paço Municipal" onde uma legião de servidores pediu ao prefeito melhor relacionamento com a Câmara de vereadores. Está dando certo! Continue sendo "o cara", prefeito. A Constituição prevê que os poderes devem ser "HARMONICOS" e independentes. Estava faltando harmonia na gestação passada, pedimos licença para dizer. Excelências... harmonia, mais harmonia. "Esse cara é o Becão"

 

 
Churchill canequinha?

O prefeito _ se continuar caminhando de mãos dadas com a Câmara _ entrará para a história como "Estadista"; político que pensou, coletivamente, a cidade. O primeiro ministro Britânico Winston Churchill foi assim. Por isso, escolhemos uma frase dele: "A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes". Muita gente já morreu... de raiva... de ódio... o progresso da cidade morreu... enfim! O atraso e o coronelismo marcaram o passado de Descalvado. Basta olhar nossos antigos distritos, agora mais desenvolvidos: São Carlos, Pirassununga, Porto Ferreira... A COLUNA continua na campanha "Paula Fernandes" e "não diga não precisa" (referência à necessidade de apoio na Câmara). A COLUNA também continua afirmando que o atraso da classe política foi o principal motivo do atraso econômico. "Esse cara é o Becão"

 

 
Discutir impeachment de Bolsonaro será inevitável,
diz Presidente da Câmara dos Deputados

Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", de 16.01.21 (pág. A-6), o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que será inevitável _ "no futuro" _ discutir o tema do impeachment de Bolsonaro. "O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e municípios". Trecho transcrito na referida página do mesmo jornal, sobre pedido de impeachment da oposição.

 

 
Manifestação de esquerdopatas

Para ninguém dizer que a "Folha" só dá espaço para "esquerdopatas", selecionamos trecho do Jornal "O Estado de S. Paulo", do dia 16.11.21 (pág. A-4): "(VAI QUE) Em público, Maia tem negado que poderá dar início ao processo de impeachment, mas nos bastidores seus adversários consideram que a chance existe e não é pequena". O mesmo jornal _ na mesma referida pagina_ afirma: ("DO BANHO DE MAR AO PANELAÇO EM 15 DIAS) O banho de mar em Praia Grande (SP) no primeiro dia deste 2021 parece não ter trazido bons fuídos pra Jari Bolsonaro. As últimas horas foram de reveses: colpaso em Manaus, curva ascendente de mortes por covid-19, freio da ìndia no envio de vacinas ao país, possibilidade de convicação extraordinária do Congresso, volta dos panelaços e aumento da pressão pelo impeachment..." Algumas capitais (Porto Alegre e São Paulo, por exemplo) tiveram panelaços contra Bolsonaro, seguindo o modelo do "impeachment" de Dilma Roussef que começou a crescer após os "panelaços".

 

 
Placar Estadão: Baleia x Lira

O jornal "O Estado de S. Paulo", de 16.01.21 (pág. A-4) indicou previsão de 170 votos para o candidato de Bolsonaro (Arthur Lira) e 107 votos para Baleia Rossi. O jornal informa que existem vários votos não definidos e prevê "traições". Em resumo, nada está definido para a eleição a Presidente da Câmara dos Deputados e Baleia Rossi tem chance.

 

 
AmARzonas

Esse nome "AmARzonas" foi o nome dado à mobilização da China (com doação de dinheiro e oxigênio) para o Amazonas, através de mobilização de Pequim via OAB, Instituto sociocultural Brasil-China e a embaixada da China. O comitê de crise do Congresso também participou (fonte: Jornal "O Estado de S. Paulo", de 16.01.21, pág. A-4). Mas não podemos chamar de "fatalidade" a falta de oxigênio. Segundo o mesmo jornal (capa de 16.01.21) "Amazonas sabia do risco. A secretaria de Saúde do Amazonas sabia pelo menos desde novembro que poderia faltar oxigênio hospitalar" (grifos do colunista).

 

 
Anjos Secretos

Homenagem de 30 artistas da lingua portuguesa aos profissionais de saúde. Alguns trechos do vídeo:
"A gratidão de verdade é para quem cuida da gente"
"Entre o contágio e o medo"
"Não há mãos, não há abraços"
"Até Deus curva grato"

Bonita homenagem internacional aos profissionais da saúde com vários artistas brasileiros.

 

O céu ou o inferno somos nós mesmo que fazemos

 
Poema/recado para suas Excelências

O poema abaixo relata a descrição feita numa aula de religião na "EEPG SUD MENNUCCI", Porto Ferreira, 1982:

"O céu de Dona Zilá


O poema de hoje conta a aula da professora Zilá

Sobre o céu e o inferno é o que aqui se relatará

Em 1982 ela disse do que o homem é capaz

Incrível, mas para ela, céu e inferno são iguais

O relato de Dona Zilá que aqui lhes faço 

Diz que todos tem um ferro na dobra do braço

No inferno comida mexida, gente irritada, brigas e pura maldade

No céu comida saudável, gente alegre,festa e felicidade

Por que maldade e comportamento de cobra

Se tanto no céu quanto no inferno ninguém o braço dobra?

Enquanto no inferno só se faz pirraça e coisa feia

No céu, todo dia, alguém alimenta a boca alheia

O alimento que nos faz bem

É aquele que veio de alguém

Para alimento da alma precisamos de gente

E preciso da cultura de outro docente

Mas chamo aqui de docente 

Todo aquele que instiga nossa mente

A vida sozinho e um caminho com muro 

É tentar enxergar num quarto escuro

Para que enxergues a vida e o caminho acertes

É preciso da lanterna do filósofo Diogenes Laertes

A vida é, como disse Platão, a escuridão de uma caverna

A pessoa acende, mas não enxerga a própria lanterna

Com muros e escuros, a vida e só espinho

Pois não dá para iluminar o próprio caminho

Céu e inferno e aquilo que pelo outro temos apreço 

Céu e inferno não são locais nem tem endereço

O céu e o inferno não são água nem são vinho 

São apenas as sementes que deixamos pelo caminho"

 

 
Constelação discreta da semana

Semana passada lembramos da Vigilância Epidemiológica. Hoje lembramos da Vigilância Sanitária. O pessoal está com a superlativa e ingrata tarefa de fiscalizar o comércio e as aglomerações que espalham a Covid-19. A prevenção é fundamental para salvar vidas nesta pandemia. Da mesma forma que na semana anterior, escolhemos um nome para representar todos que trabalham na ingrata tarefa, escolhemos para homenagear a equipe da VISA o Cido Franceschini _ também conhecido como "Fran" _ e membro do exército civilizatório que ensina regras básicas de higiene para a sobrevivência da espécie humana nessa pandemia. Nossos agradecimentos, "Fran", e pedimos que receba em nome de todos do setor. "Fran" está muitíssimo bem acompanhado de outros que receberam idêntica homenagem: Dra Raisa e Dra Alexandre.

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News