Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


24 de Janeiro de 2021

 

 
Sentindo vibrações sobre o futuro...

A "bola de cristal" do POLITICANDO prevê o placar das próximas votações na câmara: Quase sempre 6 a 4 para a oposição. Câmara oposicionista de novo. No "Bloco 1" _ favorável aos projetos do Poder Executivo _ estariam Mir, Figueiredo, Jacauna e Pinho. No "Bloco 2" _ contrários aos projetos do Poder Executivo _ todos os demais parlamentares. Parece que as reuniões regulares com os vereadores não surtiram o efeito esperado. A COLUNA apurou que os vereadores "não estão sentindo firmeza". Estaria faltando _ segundo uma fonte da coluna _ mais objetividade. Isso vai gerar um placar constante nas votações... A COLUNA já acertou antes na previsão para a eleição à presidência da Câmara. As previsões não refletem a opinião _ no mérito _  do colunista, mas apenas sobre a expectativa dos votos. As votações favoráveis ficarão restritas às verbas para a Santa Casa, suplementações orçamentárias, etc, seguindo o padrão da legislatura passada.

 

 
Sessão Extraordinária

Na sessão extraordinária do dia 18.01.21, foram colocados em pauta dois projetos do Poder Executivo: Verba para a Santa Casa e desvinculação de receita para 10% (atualmente é de 3%). A verba para a Santa Casa foi aprovada. A mudança do percentual teve votação adiada. A bola de cristal da COLUNA informa: será mantido o percentual de 3%, mantendo a restrita liberdade para remanejamentos de verbas. Placar semelhante à votação para a presidência no sentido de criação e consolidação de blocos. O Poder Executivo deve manter derrotas seguidas se mantidos os referidos blocos. A bancada governista deve ficar restrita aos 4 votos já referidos.

 

 
Céu escuro como previsão do tempo para o Poder Executivo

Com a confirmação das previsões políticas, o cenário na Câmara deve ser semelhante ao da gestão passada. Alguns leitores mandaram mensagens ao colunista sobre o que consideraram "exagero" quando fizemos a metáfora com Churchill. Fica o registro de nossa reflexão diante das notas anteriores. Agradeço pelas críticas. Santo Agostinho ensina: "Prefiro os que criticam porque me corrigem,aos que elogiam porque me corrompem"

 

 
A polêmica da vacina

Circula nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp o vídeo de Bruno Sartori sobre o tema. Com as dificuldades para obtenção de vacinas, o Datafolha registrou queda na popularidade do Presidente da República. Segundo o jornal Folha de S. Paulo de 21.01.21 (pág. A-4): "Piora da crise da Covid-19 derruba popularidade de Bolsonaro, diz Datafolha". E prossegue: "Rejeição ao presidente vai a 40% e aprovação cai para 31% em meio a escalada do vírus, erros de gestão e fim de auxílio emergencial"

 

 
Eduardo e Mônica

Também circulou no WhatsApp a figura acima fazendo referência à musica "Eduardo e Monica". A foto marcou o que a COLUNA considera vitória de Dória na disputa antecipada à Presidência da República. Muita gente considerou a escolha de uma mulher, negra e com outras características de grupo de risco como um recado político. O fato é que Doria começou a vacinação à revelia da ajuda do governo federal e deixou Bolsonaro numa "saia justa".

 

 
Eduardo e Mônica (2)

O vídeo acima mostra a famosa música do Legião Urbana, interpretada por Renato Russo. A letra relata um casal de pessoas bem diferentes. O Eduardo com perfil mais simplório, jogava futebol de botão e gostava de novela. Monica era estudante de medicina, gostava de filmes de Godard, falava alemão... Na música (na música, repetimos) a Monica é infinitamente mais interessante que ele... Eduardo passou no vestibular no mesmo mês em que Monica se formou na faculdade... Foi assim no episódio da vacina?

 

 
Eduardo e Mônica (3)

Como o colunista pediu aos amigos que enviassem sugestões para a COLUNA, chegou também uma paródia de Edu Krieger sobre a polêmica da vacina envolvendo "Eduardo e Monica".
"Eduardo e Monica ...ela mandava bem e ele só blá blá, blá..."
"O ministro tinha dor de cotovelo"
"Dois lados da vacina"
"Quem um dia irá dizer que existe razão para quem rejeita a vacinação"

Vale a pena ouvir.

 

 
Estrela discreta

Semana passada lembramos da Vigilância Sanitária. Nesta semana escolhemos alguém muito discreto. Há quem diga que é discreto porque um colega de trabalho fala por ele mesmo e por mais alguns... Vamos deixar para lá esse tema... A estrela discreta desta semana _ pela boa vontade e gentileza _ é o Regys Techio do RH. Regys, escolhido para representar o setor que dá orgulho à Prefeitura de Descalvado. Se jogarmos uma pedra lá neste setor acertaremos alguém de perfil semelhante. A Vansil é que saiu perdendo com a "aquisição" da Prefeitura.

 

 
Servidor Público

Também circulou no WhatsApp a mensagem acima sobre o servidor público. Bem lembrado. Países que são modelos para a humanidade tem serviço público de qualidade. Não existe igualdade real sem serviço público de qualidade. Aliás, o texto enviado para a COLUNA apresentando Argeu e Jacaúna (do PL) lembra esse fato. Segue o texto muitíssimo bem escrito pela Senhora Presidente do Partido Liberal. Uma honra receber esse texto. É a próxima nota!

 

 
Carta do Partido Liberal

Por Crislaine Lobbo de Almeida da Silva

Presidente do Partido Liberal de Descalvado 

"ARGEU E JACAÚNA: SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE E QUEBRA DO "MURO" DA DIFERENÇA SOCIAL

LIBERDADE-IGUALDADE-FRATERNIDADE 

Tivemos a honra de eleger os dois vereadores mais combativos de Descalvado: Argeu e Jacaúna.

O Partido Liberal representa os ideais da revolução Francesa: Liberdade, igualdade e Fraternidade.

Assim são nossos vereadores: defensores destes ideiais da revolução Francesa resumidos naquele que sintetiza os outros três: a liberdade.

A liberdade efetiva só existe se houver igualdade de oportundades e âmparo aos direitos mínimos (a fraternidade).

Argeu representa o segmento do funcionalismo público e defende a eficiência do serviço público. Somente o serviço público de qualidade viabiliza a ascensão social e a liberdade.

Quem observa a atuação dos profissionais de Saúde na praga da pandemia sabe da qualidade do serviço público municipal.

Infectados pela covid-19 saem da vigilância epidemiológica com os remédios prescritos pelo infectologista local. Coisa de primeiro mundo. Medicina da Dinamarca em Descalvado.

Esse é o ideal da liberdade pela fraternidade. Fraternidade nas mãos de cada servidor público.

Jacaúna representa o princípio da igualdade de oportunidades. É o primeiro motoboy que toma posse como vereador rompendo o "muro invisível de Berlim" que separava classes sociais.

Jacaúna rompeu esse muro invisível e representa a igualdade de oportunidades na Câmara de vereadores.

Jacaúna utilizou o número 22 1 22 porque 22 representa o PL e 1 porque é o primeiro motoboy vereador da história de Descalvado.

O "muro de Berlim" é o símbolo da guerra fria que dividiu o mundo entre capitalistas e comunistas.

O "muro invisível de Berlim" era a cortina invisível que separava as classes sociais de assumirem postos no Poder Legislativo.

Jacaúna quebrou esse muro e provou que é possível a igualdade de acesso aos cargos relevantes da política local.

Esse é o ideal da liberdade pela igualdade. Igualdade de acesso como parâmetro de convivência social.

Nosso partido também defende a liberdade do diálogo como maneira civilizada de resolver problemas.  Liberdade com responsabilidade.

Qualquer imbecil consegue criticar e apontar defeitos, mas apenas os sábios sabem indicar soluções. Liberdade não é carta branca para a irresponsabilidade.

Por isso nossos vereadores tem participado das reuniões que discutem o futuro de Descalvado.

A política não é o meio adequado para que imaturos e irresponsáveis fiquem vomitando críticas sem observar o próprio umbigo.

Nossos vereadores tem maturidade e responsabilidade. Representam cidadãos que querem soluções e não "mimimi" infantil de ficar apontando o dedo como crianças mimadas.

Assim, pedimos licença para pedir que observem o trabalho destes dois defensores da liberdade em Descalvado e que dão orgulho ao nosso partido.

Argeu na defesa da liberdade/fraternidade do serviço público de qualidade e Jacaúna provando que a liberdade é a igualdade de acesso aos cargos públicos."

 

 
Inveja e os sete pecados capitais

Um servidor público que viu o colunista comentando sobre o texto acima, perguntou: "Está com inveja?". "Claro que não!". O colunista tem formação católica sendo que seu chefe anterior era padre. Sempre fará o possível para não cometer nenhum dos sete pecados capitais: Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e vaidade. Inveja não teve... mas ódio e raiva, teve sim!

 

 
"Misha" - O mascote dos jogos olímpicos de Moscou

O colunista "não era nascido", mas ficou sabendo das olimpíadas de Moscou. Em plena guerra fria, com boicote do bloco ocidental aos jogos olímpicos, foi um sucesso o símbolo dos jogos o urso " Misha". A olimpíada também marcou o auge da falta de diálogo entre os países do "Pacto de Varsóvia" (aliança militar dos países comunistas) e da "OTAN" (organização do tratado do atlântico norte - aliança militar dos países capitalistas). Descalvado passa pela "aporia" (termo utilizado pela filosofia para uma questão que não tem resposta) idêntica àquela da referida época. Apesar do impasse (ou aporia) em termos políticos de longo prazo, temos um símbolo de um dos lados. Assim como o urso "Misha" foi o símbolo dos jogos olímpicos, um específico servidor simboliza a gestão atual. Você conhece esse servidor? Quem é o "Urso do Paço"? Seus amigos e aliados mandam votos de pronto restabelecimento pela doença que, atualmente, o afeta. Também são solidários ao seu sofrimento político de ser "jogado na cova dos leões" sem que nenhum aliado da Casa das Leis saísse em sua defesa na legislatura passada.

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News