Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


31 de Janeiro de 2021

 

 
Prisão do conforto

O poema desta semana trata do tema da "zona do conforto", espécie de "prisão mental" daqueles que não mudam hábitos nem aprendem com a vida. Será que nossa política local tem isso? Será que a classe política vive na zona de conforto? Vejamos os candidatos a prefeito: Um empresário que teve como vice... outro empresário! Um profissional liberal que teve como vice... outro profissional liberal! Um ruralista que teve como vice.... outro ruralista! FHC com perfil de intelectual de centro esquerda teve como vice um representante mais à direita e de outra região do país. Lula, operário, teve como vice um empresário de Minas. O segredo dos ex presidentes não teria sido saber somar? Nossa classe política local sabe somar? Ou são apenas grupos que dividem mal o poder?

 

 
Prisão do conforto (2)

Segue a íntegra do poema desta semana e respectivo comentário da declamadora:

CASSANDRA DECLAMA NÚMERO 8

PRISÃO DO CONFORTO 

O CONFORTO É UMA PRISÃO MUITO SUTIL

O CONFORTADO ESTÁ PRESO E NUNCA VIU

AQUELE PRESO E TAMBÉM CONFORTADO

TEM O HORIZONTE TODO NUBLADO

O CONFORTO É ANTÔNIMO DO CRIATIVO

CONFORTADO NÃO TEM OBJETIVO

O CONFORTADO ESTÁ ENCARCERADO E CATIVO

POIS PRATICOU SUBORNO REFLEXIVO

ELE É UMA FORMA DE COVARDIA CALMA

É CACHAÇA QUE EMBRIAGA A PRÓPRIA ALMA

É IRRESIGNAÇÃO CORROMPIDA PELO CONFORMISMO

É MENTIRA INTERNA, FORMA CÍNICA DE CINISMO

QUEM VIVE NA ZONA DE CONFORTO, ENFRENTAR-SE NÃO É CAPAZ

FOI TRAÍDO POR SI MESMO, ENTERROU SEUS PRÓPRIOS IDEAIS

A ZONA DE CONFORTO É A MORTE QUE NOS CATIVA

É O FRACASSO NASCIDO ANTES MESMO DA TENTATIVA

É SER INDECENTE COM A PRÓPRIA INDECÊNCIA

É ABRIR A EMPRESA QUE JÁ ESTÁ EM FALÊNCIA

A ZONA DE CONFORTO É A JAULA QUE ENCARCERA A PRÓPRIA VERDADE

VIVER NA ZONA DE CONFORTO É LIMITAR A VIDA À PRÓPRIA MEDIOCRIDADE

HISTÓRICO:  O poeta escolheu o poema da zona de conforto para o último dia do mês de janeiro, data que marca a morte das ambições e das promessas de ano novo. No dia 31 de janeiro todas as juras feitas a si mesmo de que mudaria de vida já entraram na zona de conforto. No dia 31 de janeiro todas as esperanças prometidas são enterradas. A zona de conforto é um eufemismo para mentir a si mesmo, fugir da própria felicidade e fazer de conta que está tudo bem. O poema é do estilo "José Loureiro cutuca", um dos estilos poéticos em que há o convite intenso e incisivo à reflexão. O poema retrata a "preguiça mental" consistente em fugir da mudança, mentir a si mesmo e aceitar a própria mediocridade. Para quem enterrou suas promessas a si mesmo....feliz ano velho!

 

 
DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Segundo o jonral "O Estado de S. Paulo" de hoje (31.01.21, pág. A3) o Papa Francisco também abordou o tema da zona de conforto (indiretamente) em sua mensagem para o dia Mundial das Comunicações Sociais. "É necessário sair da presunção cômoda do ' já sabido' diz o papa Francisco". O Papa cita uma passagem da obra "O mercador de Veneza" onde o personagem Bassâmio diz: "Graciano fala sempre uma infinidade de nadas, como ninguém em Veneza". E prossegue o Papa comentando a obra de Sheakespeare: "Pensemos na quantidade de eloquência vazia que abunda no nosso tempo, em todas as esferas da vida pública". Segundo o referido jornal a manifestação do Papa foi uma defesa da liberdade de imprensa. Para a COLUNA foi bom que o Santo Padre tenha lembrado da "zona de conforto"

 

STF pode sair da zona de conforto

 

Direito ao esquecimento

Os Tribunais brasileiros não tem uma posição clara sobre o "direito ao esquecimento". Na próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o STF poderá sair dessa "zona de conforto" e decidir o tema que já é reconhecido pela Corte Européia. O caso concreto é sobre um recurso dos irmãos de Aida Curi, jovem estuprada e assassinada no Rio de Janeiro em Janeiro de 1958 e que teve o episódio de seu crime reconstruído em 2004 pelo Programa Linha Direta. A Rede Globo, em síntese, defende que a liberdade de expressão autoriza rememorar o caso e a família, em síntese, que tem direito ao esquecimento do caso. Mais informações podem ser obtidas no jornal "Foha de S. Paulo" de 31.01.21 (pág, A10).

 

 
J.C. Guimarães voltou!

O colunista J.C. Guimarães voltou das férias! Saindo da zona de conforto, ele e José Loureiro escrevem textos diferentes. Hoje, J.C. Guimarâes escreve o útlimo texto da coluna. Bem vindo!

 

 
A bruxa está solta

A bruxa da Covid está solta! Derrubou o Chefe do Poder Executivo, o Chefe do Poder Legislativo, o Secretário de Saúde do Município... Todo mundo pegou Covid! Um engraçadinho da Procuradoria disse que Covid só pega homem bonito... Claro que já mataram de novo o Prefeito! Mas ele tem sete vidas... ainda tem mais cinco! Os fofoqueiros sempre tem tempo para falar da vida alheia, só para trabalhar é que falta tempo! Mas falando sério, o ex ministro Mandeta tem previsões nada boas sobre a Covid. Prevê uma "megaepidemia". Mais detalhes no site da Uol.

 

 
Becão, Pastor Adilson, Wander Bonelli e equipe da Secretaria de Saúde

Nossos votos de pronto restabelecimento aos pacientes atacados pela Covid-19. O pior da doença é o isolamento! Quem teve a sorte de ficar em casa e recebeu tudo deixado na porta sabe do que falamos.... Vai passar. Melhoras a todos!

 

 
Becão na Santa Casa

A COLUNA apurou que o Prefeito está aprontando em plena internação! Primeira dama, tome providências, por favor! Os fofoqueiros avisaram ao colunista que o prefeito queria jogar no computador. Também estava irritado com a "prisão". Outros soltaram mais fofocas.....

 

 
Pode botar no soro?

Não se sabe bem o nome do paciente, mas segundo uma fonte do COLUNA, ele teria pedido para tomar 51 no soro do hospital... Ele não estava tomando soro, mas dessa marca ele afirmou que toparia! Perguntaram para o paciente se ele estava mal como diziam seus desafetos... "Se já o mataram de anemia, porque não podem mata-lo de covid?", respondeu alguém que estava próximo dele e tem lingua afiada...

 


Foto: Andre Durão/Globo Esporte

 
Palmeiras

Outros fofoqueiros disseram à COLUNA que o Prefeito estava preocupado com a falta de televisão que prejudicaria acompanhar a vitória do verdão na Libertadores. Segundo alguns supersticiosos palmeirenses, Becão teria que assistir pois se derrubou tanto "zoião" na campanha também poderia ajudar o verdão a derrubar "zoião" de corintiano.

 

 
Constelação discreta da semana

Nessa semana, a 'constelação discreta' vai para os funcionários palmeirenses do Paço Municipal. Lalá (o palmeirense discreto da PGM), Vitalino, Jussara e todos os demais torcedores do time alviverde. Já o diretor do DESCALVDO NEWS mandou avisar que se sair mais um tópico falando sobre o Palmeiras, deverá tirar a COLUNA do ar, indefinidamente!

 

 
Ey, Ey, Ey, Ismael

Em razão da Covid que derrubou Pastor Adilson, assumirá a Presidência da Casa _ na primeira sessão ordinária do ano _ o vereador Isamel Franceschini. O placar do dia será _ na maioria das votações _ desfavorável ao governo, conforme já antecipamos na COLUNA da semana passada. Ismael está demonstrando ser muito bom articulador. No primeiro mandato já emplacou o cargo de vice. Na primeira sessão ordinária já estará presidindo. Parabéns! Esse deve sabe dialogar com os demais políticos da cidade! Isamel é um dos "intocáveis do CERD", referidos em colunas anteriores, e já foi inclusive, garoto propaganda de uma operadora de celular. Se tivessemos "estrela discreta da semana" para políticos, seria dele a estrela dessa semana! Melhoras, Pastor Adilson.

 

 
Xeretando nas redes sociais

Dando uma olhada nas redes sociais, verificamos que o vereador Marcelo Figueiredo _ um dos "Intocáveis" do CERD _ pediu mais postagens sobre serviços realizados na cidade e fez uma pesquisa sobre o percentual de créditos adicionais das cidades vizinhas. Segundo o vereador, Porto ferreria: 60%; Santa Rita: 15%; Leme: 30%; Pirassununga: 20%; Descalvado: 3%. Muito bom pesquisar para opinar! Obrigado, vereador! Uma hoooonra poder usar sua pesquisa divulgada pelo Facebook.

 

 
Os Intocáveis

Apenas para esclarecer para quem não lê toda semana a COLUNA, "Os Intocáveis" é o apelido carinhoso atribuído aos vereadores do CERD (Mir, Marcelo e Ismael). Também é o nome do filme que trata da lei seca e dos 4 policiais incorruptíveis de Chicago que combatem a venda ilegal de bebida alcoolica durante a lei seca. Como muita gente comentou e gostou _ e alguns não entenderam _ taí a lembrança...

 

 
Mourão e Temer

No WhatsApp,,muita piada comparando Mourão e Temer... Já ouvimos muita gente comparando Bolsonaro e Dilma... Será? Os jornais "Folha de S. Paulo" e "Estado de S. Paulo" tem noticiado sobre esse tema nos bastidores do poder. Seria bom para a democracia um terceiro impeachment? O fato concreto é que o Brasil precisa de Estadistas e não de políticos irresponsáveis.

 

 
Leite condensado

A semana também foi marcada pela "doce escândalo" do leite condensado. O vídeo acima circulou no WhatsApp. É uma paródia de Edu Krieger. Também circularam vídeos em que supostamente teriam sido proferidos palavrões por autoridades de Brasília. Esse último a COLUNA não divulga pois palavrões são proibidos por aqui. O vídeo faz referência ao valor de R$ 15 milhões. Selecionamos alguns trechos: "Sabe porque tá nesse cargo? Usou laranja e ainda põe leite condensado" "que larica é essa?"

 

 
Palanque do Politicando

A COLUNA fará um debate recebendo dois textos com opiniões opostas para uma pergunta. A publicação será feita na mesma data para os dois textos. Não serão admitidos textos com palavras de baixo calão nem textos acima do limite combinado com as duas partes do debate. A pergunta será; "Quais são as perspectivas para o governo Becão?" Agradecemos, desde já, aos voluntários para o debate. E lamentamos, desde já, aos falastrões que preferem falar nas sombras e fogem do verdadeiro debate. E conforme mencionado acima, segue texto do retorno de férias de J.C. Guimarães.

 

 
Ibope

Semana passada, este colunista "temporão" teve o prazer de reencontrar um amigo querido de longa data aí de Descalvado. Foi um reencontro que proporcionou momentos agradáveis e que nos remeteram a histórias da política descalvadense que poderiam muito bem dar origem a um livro memorável. Quem sabe! De qualquer forma, o velho amigo _ que pela amizade sincera e longínqua me permitirá fazer o trocadilho com a afirmação de que ele sim é um “advogado de peso” da cidade _ contou que acompanha com assiduidade todas as edições da COLUNA, e parabenizou o espaço oportunizado pelo DESCALVADO NEWS para o debate político _ digamos _ mais descontraído. Finalizou a conversa com um pedido: “Olha, coloca lá na coluna uma pergunta que faço com grande curiosidade: Com os últimos acontecimentos anunciados pelo POLITICANDO, aquela história de ‘Amor por Descalvado’ na verdade não seria 'Desespero na Busca de um Salário Público' ?”. Com tamanha propriedade para a indagação, a COLUNA é claro atendeu ao pedido do leitor e amigo, e espera continuar contando com seu ibope em todos os domingos...

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

 


Este espaço é destinado para publicação de materiais e textos enviados por nossos leitores, sob sua inteira responsabilidade. Para participar, envie seu texto para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br.
Se aprovado, e principalmente, se não conter palavras, ofensas ou ataques de cunho pessoal, serão publicados
neste espaço, e necessariamente não representarão a opinião desta coluna ou deste site. Participe!
 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News