Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


07 de Fevereiro de 2021

 

 
Ódio é amor enrustido

Por que na política antigos inimigos viram aliados e antigos aliados são transformados em inimigos? Por que o ódio é o amor enrustido. As críticas mais contundentes são manfestações de desejos reprimidos... Inveja dissimulada... Assim é a nossa política local: antigos aliados que "se odeiam". Será? O suposto ódio não é verdadeira indiferença com a cidade? Os interesses pessoais e de grupos não estaria sendo colocado acima dos reais interesses do Município? A íntegra do poema dessa semana segue abaixo.

 

 
A Indiferença

A INDIFERENÇA É O VAZIO DE PENSAMENTO

É A INEXISTÊNCIA DE QUALQUER SENTIMENTO 

A INDIFERENÇA É O NADA DO FUNDO DA ALMA

É O MORNO QUE NÃO IRRITA E NEM ACALMA 

INDIFERENTE É O NADA BEIRANDO O ETERNO

ELA NÃO É O CÉU, TAMBÉM NÃO É O INFERNO 

A INDIFERENÇA NÃO É CLARO NEM É ESCURO

A INDIFERENÇA É O INDECISO EM CIMA DO MURO 

A INDIFERENÇA NÃO É CRER NEM DESCRENÇA

NÃO É A UNIÃO NEM É A DESAVENÇA 

INDIFERENÇA NÃO É ACERTO NEM ENGANO

É O LIMBO, INDEFINIDO DO SER HUMANO 

A INDIFERENÇA NÃO É ÓDIO NEM AMOR

A INDIFERENÇA NÃO É PRAZER NEM É DOR 

A INDIFERENÇA É QUE É O CONTRÁRIO DO AMOR

POIS SE HÁ MUITO ÓDIO AINDA SOBRA RANCOR 

O ÓDIO NÃO É DO AMOR O CONTRÁRIO

ÓDIO É O AMOR DENTRO DO ARMÁRIO 

PARA HAVER O ÓDIO NA PESSOA AINDA SE PENSA

O AMOR SÓ FOI EMBORA, SE CHEGOU A INDIFERENÇA 

HISTÓRICO: O poeta refere que as pessoas que mentem o tempo todo. Mentem para si mesmas, para o médico e para o advogado. Mentem e nem percebem. Assim é o ódio. Amor que não se quer assumir. Amor dentro do armário. Quem odeia ainda ama e é covarde de falar a verdade para si mesmo. O contrário do amor não é o ódio... é a INDIFERENÇA.

 

 
É o amor

Acima a síntese do verdadeiro sentimento entre pessoas (e politicos) que brigam o tempo todo... O contrário do amor não é o ódio: o contrário do amor é a indiferença. Desconfie de quem diz odiar... ódio é amor enrustido. A indiferença é contrário do amor... O amor só vai embora quando chega a indiferença. Aliás, ótima dica de filme: "Dois filhos de Francisco". O filme conta a linda história de sucesso de Zezé Di camargo e Luciano. A ajuda do pai que gastou o salário inteiro para fazer ligações à rádio pedindo para tocarem a música dos filhos. A morte em meio às inúmeras viagens da dupla. Muita gente chora assistindo. É o amor...

 

 

Início de alto nível

A primeira sessão ordinária da Câmara mostrou alto nível. Críticas da oposição e resposta da bancada governista mantendo o nível compatível com a atividade de suas Excelências. Mir e Figueiredo responderam às criticas da oposição como os "novos Lords" da Casa de Leis. Argeu marcou _ claramente_ sua posição de crítico ao governo e, especificamente, à Saúde do Município. Ismael também manteve a classe na presidência da Casa. Oposição e situação mantiveram a elegância compatível com o respeito que merece a Casa de Leis.

 

 
'Há tempo para tudo', diz a Bíblia

O vereador Jacauna manifestou sua predileção pelo Facebook e pela rapidez das respostas. Pedimos licença a sua Excelência para registrar nossa leve e respeitosa divergência. A Bíblia diz (eclesiástes 3, 1-7): "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;" A resposta da adminsitração pública tem caráter oficial e muitas vezes exige a confirmação de vários setores. Por isso demora bem mais que a resposta do Facebook. Não deixa, sua Excelência de ter razão quando destaca a rapidez da resposta pela rede social.

 

 
Silêncio eloquente

A expressão "silêncio eloquente" é utilizada pelo STF como forma de interpretar algo que não está escrito na Constituição. Não se trataria de mero acaso mas de "silêncio com significado" ou "silêncio eloquente". Foi assim, para o vereador Pinho da Cabana: silêncio eloquente.... "Macaco velho não põe a mão em cumbuca" diz o ditado sobre as pessoas experientes.....

 

 
Fase vermelha, amarela ou verde?

A fase deveria ser sempre verde, afinal lembraria do próximo campeão mundial... O editor proibiu o nome do time... não as cores do time. Sua Excelência, o governador, mudou de última hora a fase para a cor vermelha com poucas horas de antecedência. Senhor governador, faltou alguma antecedência, né? Suas excelências tucanas da cidade que desculpem, por favor, nosso desabafo. Deve ter razão, no mérito, quanto à cor da fase atual, mas faltou alguma antecedência para a divulgação.

 

 
Interrompemos a nossa programação...

A pedido do editor da COLUNA, interrompemos a programação do POLITICANDO para informar que conforme já era esperado, mais uma vez o time alviverde não conquistou seu tão sonhado título mundial. De acordo com o resultado do jogo (e olha que não é do bicho), deu Tigres na cabeça. O editor avisa também que seria de grande utilidade reinstalarem os aparelhos de fax que foram encostados devido ao avanço da internet. Pode ser que o título chegue _ mais uma vez _ por ali... E voltamos a nossa programação normal...

 

 
Mais um soldado atingido

A doença da Covid está fazendo "arrastão" na cidade e no batalhão de combate à covid: os funcionários da Saúde. A última pessoa atingida pela covid na Secretaria de Saúde foi Fátima Olivo. Melhoras, Fátima! Aliás, falando em soldado, o Secretário Wander Bonelli já teve alta da UTI e agora continua com o tratamento na Santa Casa de Descalvado. Nossos votos de pronto restabelecimento a ela e aos demais funcionários da Secretaria.

 

 
Unhas impecáveis

Falando em Secretaria de Saúde, a central de boatos contou ao colunista que determinada funcionária de alto escalão anda fazendo "unhas seletivas" para algumas pessoas. Numa audiência ela foi de unhas sem esmalte, e com restos de esmalte não retirados devidamente... Noutra audiência estava impecável: unhas combinando com a roupa, cabelo impecável, perfume francês... Causou ódio àqueles que presencairam as unhas "largadas". O prefeito vai ouvir reclamação em seu retorno previsto para breve...

 

 
Descalvado teria complexo de vira-lata?

Segundo o wikipedia, "Complexo de vira-lata" é uma expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez. O fenômeno também é referido como vira-latismo ou viralatismo. Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico: Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima. Quando alguém da cidade diz que "sempre foi assim na política..." não estaria com esse comportamento descrito acima? Descalvado teria esse estranho "narcisismo às avessas"?

 

 
Vira-lata 2

Alguns funcionários da Prefeitura testaram positivo para Covid-19 sem qualquer sintoma. São os "assintomáticos". Na Procuradoria, um servidor com esta descrição foi apelidado de "vira-lata" pois _ tal e qual o cão _ "não fica doente" Quanta inveja...

 

 
Inconsciente coletivo

Para o wikipedia: "Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psiquê humana." Não ficou claro? Vamos usar outro autor que esclarece melhor...

 

 
Comportamento de manada

"Comportamento de manada é um termo usado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada." Nietzche é o autor do termo descrito acima pelo wikipedia. Vulgarmente se fala em "jumento do Lula" ou "gado do Bolsonaro" para explicar esse fenômeno. A ideia coletiva de que a "politica de Descalvado sempre foi assim" reflete esse comportamento "de manada" que age por impulso e não por parâmetros racionais. Também é assim com fanáticos petistas e fanáticos bolsonaristas... Alias....alguém já reparou que o PT criticava muito a Globo, tal e qual os Bolsonaristas fazem atualmente? Os mais antigos devem ter percebido... Notem que os extremistas acabam se aproximando muito.

 

 
Haddad deve ser candidato

Segundo o jornal " O Estado de S. Paulo" de 06.02.21 (pag. A10), Haddad disse "Lula me pediu para colocar o bloco na rua". Já temos 4 candidatos, portanto: Bolsonaro, Haddad, Dória e Luciano Huck. Aliás, a campanha já começou com a "politização "da vacina.

 

 
Perguntar não ofende

Senhor Presidente, Senhor Governador, onde estão os hospitais de campanha que foram desativados? Acabou a pandemia e não percebemos? Perguntar não ofende...

 

 
J.C.Guimarães

O nosso colunista J.C.Guimarães mandou avisar que após escrever alguns tópicos bem interessantes para a edição dessa semana, infelizmente acabou tento problemas com seu computador e não teve tempo de refazer seus comentários "um tanto quanto ácidos' como ele mesmo fez questão de frisar. Alías, Guimarães relatou que até chegou a pensar ter sido vítima de ataque de um hacker, já que os tópicos que ele abordaria poderia mexer com os nervos de alguns políticos descalvadenses. Como não teve tempo de refazê-los antes da publicação da COLUNA, pelo 'zap-zap' pediu para pelo menos deixar sua alfinetada, questionando se um ex prefeito dessa vez terá a ombridade de cumprir sua promessa e rasgar o seu diploma tão logo uma importante decisão seja levada ao conhecimento público... Semana que vem ele explica melhor essa história! Até lá!

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News