Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


14 de Fevereiro de 2021

 

 
Nossa classe política é ansiosa?

Quantos políticos da cidade deixaram de assumir cargos eletivos em razão da ansiedade? Quantos não foram vice da chapa eleita por mera ansiedade pelo cargo principal? "Vários", disse uma fonte para a COLUNA. "Vários" aliás, fontes da COLUNA indicam que teve até candidato cotado a ser vice em duas chapas diferentes e "esnobou" as duas... Outros tem "ansiedade reversa", mais conhecida como deixar a água bater nas nádegas para só então decidir... O que é pior para a cidade: os ansiosos que só pensam em assumir cargos rapidamente ou os "desencanados" que acham que o tempo resolve tudo por eles sem que nosso político precise decidir? Ansiedade é a decisão antes do tempo... enterro antes do nascimento... "Ansiedade reversa" ou "cabeça fresca" é deixar que o tempo decida por ele... É iirresponsabilidade como método de trabalho. A "ansiedade reversa" é uma espécie de covardia mental que afeta pessoas que deveriam decidir no tempo correto... Essa preguiça mental também seria uma ansiedade... pressa pelo descanso mental... Morte da criatividade antecipada no tempo... A íntegra do poema dessa semana, sobre ansiedade, segue abaixo.

 

 

"A Ansiedade"

A ANSIEDADE É O MEDO ANTECIPADO NO TEMPO

ANSIEDADE É VIVER CRIANDO O PRÓPRIO LAMENTO

O ANSIOSO É PESSOA DOENTE

PARA ELE, SEU RELÓGIO É A PRÓPRIA CORRENTE

O PACIENTE NÃO TEM MEDO DO ESCURO

PACIENTE ENXERGA O PRÓPRIO FUTURO

ANSIEDADE É A CEGEIRA PRÓPRIA QUE CRIA O ESCURO

O ANSIOSO É O PEDEREIRO QUE CONSTRÓI O PRÓPRIO MURO

O ANSIOSO FAZ DO MUNDO UM LUGAR PEQUENO

JOGA FORA O REMÉDIO E TOMA DO PRÓPRIO VENENO

ANSIOSO DAS PRÓPRIAS VIRTUDES COMETE SUICÍDIO

O ANSIOSO TRANSFORMA A LIBERDADE EM PRESÍDIO

ANSIEDADE É ETERNO LABIRINTO

É VIVER GUIADO PELO INSITINTO

A ANSIEDADE, DA VIDA, DESTRÓI SUA GRAÇA

ANSIOSO NÃO VIVE, A VIDA É QUE POR ELE PASSA

O ANSIOSO É A SEMENTE DO PRÓPRIO SOFRIMENTO

FAZ DO ENTERRO EVENTO ANTERIOR AO NASCIMENTO

HISTÓRICO: O poeta refere que, no meia da pandemia, esse é o sentimento mais comum: ansiedade. A ansiedade que é suicídio das próprias virtudes, ansiedade que não é viver....é deixar a vida passar por nós... Ansiedade que, metaforicamente, faz com que o enterro venha antes do próprio nascimento.

 

 
Perguntar não ofende e possível resposta

Senhor Presidente, Senhor Governador, onde estão os hospitais de campanha que foram desativados? Acabou a pandemia e não percebemos? Perguntar não ofende... Uma fonte da área jurídica disse à COLUNA que algum município ou o Ministério Público poderiam propor "Ação Civil Pública" para "obrigação de fazer" obrigando o Estado a reinstalar os "desaparecidos" hospitais de campanha... A questão é "que prefeito estaria disposto a comprar essa briga com o governo do Estado?", disse a fonte da COLUNA.

 

 

Passos de tartaruga

No WhatsApp muita gente recebeu essa foto sobre a pressa do Ministro da Saúde para obter mais vacinas. Sejamos justos: também serviria para ilustrar a pressa do governador DORIA para reinstalar os hospitais de campanha... Aliás, eles perdem tanto tempo brigando que não arrumam vacina nem hospital de campanha. A foto é do WhatsApp, mas a informação da demora do Ministro está na "Folha de S. Paulo" de hoje, caderno "Saúde", (pág B1): "Governo Bolsonaro só gastou 9% da verba emergencial para vacinas"

 

 
Prefeito de Porto Ferreira é pressionado por comerciantes

O prefeito de Porto Ferreira foi pressionado por maior abertura do comércio. Muita gente na cidade queria seguir o "modelo da prefeita de Bauru". Seria a melhor saída? Pensamos que não... O comércio foi fechado, principalmente, em razão da elevada ocupação dos leitos de UTI na região... Não seria mais inteligente pressionar por mais leitos? O governo do Estado não deveria reabrir os hospitais de campanha? Há quem aposte até em "liminar" na ação sugerida na nota anterior. O que está faltando já teve poema: "A Coragem".

 

 
Prefeituta de Bauru

A prefeita de Bauru aderiu ao "negacionismo" da pandemia. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo" de 13.02.21 (pág A-4) "A prefeita de Bauru, Suellen Rosim (Patriota) participou de manifestação pela abertura do comércio na cidade e contra o governador João Dória (PSDB) nesta sexta (12) ao lado de Luciano Hang, apoiador do Presidente e dono da rede de lojas Havan". Mais adiante, na mesma página a reportagem traz "(....) Rosim e Hang aparecem sem máscara em fotos do evento." Negacionismo lembra a piada em que o português acabava com a traição que a esposa praticava no sofá da sala, jogando fora o sofá... A pandemia não vai ficar com medo de politico que não usa máscara ou faz cara feia.

 

 
Em Descalvado, comércio também foi tema de reivindicação

O tema da reivindicação dos comerciantes também foi abordado na Casa de Leis descalvadense. O vereador Marcelo Figueiredo falou do  assunto, inclusive sobre abaixo-assinado e reunião do comércio com o Prefeito. Aliás, o tema mais falado na Câmara foi o tema do fechamento do comércio. Ninguém fala sobre termos mais leitos de UTI/respiradores na cidade ou na região...

 

 
Pão e água para a Prefeitura

A possibilidade de remanejamento de verbas por meio de Decreto ficou em 5%. Na COLUNA de 31.01.21 divulgamos o estudo do vereador Marcelo Figueiredo que apontava percentuais. Segundo o vereador, Porto Ferreira: 60%; Santa Rita: 15%; Leme: 30%; Pirassununga: 20%. O percentual anterior de Descalvado era 3%. Resumo da ópera: Administração pública a pão e água...

 

 
Carnaval adiado

Muitos municípios decidiram "em cima da hora" sobre o cancelamento do feriado de carnaval. Em Descalvado, desde dezembro já sabemos (ou poderíamos saber) disso pois o decreto sobre feriados feito no final do ano passado já apontava para o óbvio: carnaval não combina com pandemia.

 

 
Vingança dos casados

No Whatsapp circulou, na sexta-feira, a seguinte mensagem (sempre enviada por algum engraçadinho casado): "Hoje todo mundo vai saber o que é uma sexta-feira de Carnaval de um homem casado!!!" E da coitada da esposa que "encara o boitatá" ninguém lembrou de mandar mensagem, por que? Aos inúmeros engraçadinhos que mandaram a mensagem ao colunista vai aqui a resposta... sua senhora que sofre encarando homem feio nem mandou mensagem para as amigas....

 

 
J.C.Guimarães

O colunista J.C.Gumarães passou apenas para dizer que o "Palmeiras não é todo mundo", e que também ficou sabendo do protesto dos comerciantes em Porto Ferreira e de um videozinho que está circulando por lá (e já chegou pelas bandas de Descalvado) sobre a um recente nomeação no Executivo ferreirense. Sobre esse assunto, Guimarães disse apenas que lembrou de um antigo _ porém bem atual _ ditado popular: "É muito fácil ser pedra! O difícil é ser vidraça!"

 

 
Palmeiras é a versão contemporânea da seleção de Telê Santana

Essa foi a resposta do colunista ao colega J.C.Guimarães. Em 1982 a melhor seleção que disputava a copa do mundo não foi campeã. Encantou o mundo, mas não foi campeã. Assim foi o Palmeiras na disputa do mundial. Não ganhou mas foi o melhor time. Palmeiras é nosso campeão moral, não importando o que os corinthianos pensem. Em Descalvado tem muito "italiano fajuto" que não torce para o Palestra Itália. Prefiro a opinião do vereador que presidiu a primeira sessão ordinária da Câmara de vereadores, italiano autêntico!

 

 
Réplica

Atento às artimanhas do colega colunista _ e tempestivamente _ J.C.Guimarães disse que a foto acima responde tudo...

 

 
Bolsonaro deve levar em 2022 se cenário atual persistir

Segundo o Jonal "Folha de S. Paulo" de hoje (capa), "Fragmentação aumenta e deve beneficiar Bolsonaro". O jornal relata que "Direita e esquerda têm congestionamento de candidatos e disputas internas". No mesmo jornal, também na capa de hoje, o poeta Augusto de Campos fala em "Bolsonavírus 22 não mata, mas imbeciliza". Mensagem forte e contundente do poeta paulistano em clara posição contra o atual Presidente. Mas será que teremos boas opções? Por enquanto Lula (ou Hadad), Ciro, Luciano Huck, Doria, Flávio Dino, Guilherme Boulos, Mandetta e Sérgio Moro. A lista de presidenciáveis também é do jornal "Folha de S. Paulo", (pág. A5) de hoje.

 

 
Deltan Dalagnoll fala em 'apatia com volta ao poder de agentes corruptos'

Alfinetando políticos, o Procurador da República lamenta o fim da "Lava Jato" e diz em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" de hoje que há "uma certa apatia ou mesmo cinismo" no país hoje. A lava jato foi dissolvida neste mês e incorporada ao "GAECO" (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News