Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


21 de Fevereiro de 2021

 

 

Com a palavra, suas Excelências

A última sessão da Câmara foi a sessão da palavra. A foto acima é o busto de Demóstenes da Grécia. Gago na infância, Demóstenes aprendeu a ser grande orador pelo esforço. Colocou pedras na boca para aprender a falar com boa dicção. Fazia discursos na praia para treinar a fala de maneira a superar o barulho das ondas... Assim foi a última sessão: quem não falava, passou a falar... "No princípio era o verbo que se fez carne..." Abaixo um poema em homenagem aos nossos oradores da última sessão da Câmara.

 

 

A palavra

NO INÍCIO ERA SÓ O VERBO E TAMBÉM A PALAVRA

QUEM NÃO OS TEM ESTÁ NUMA VIDA ESCRAVA 

O HOMEM QUE NA TERRA IMPERA

COM O VERBO SE DIFERE DA FERA

A PALAVRA TRANSFORMA MENTIRA EM VERDADE

A PALAVRA REGISTRA O CAMINHO DA HUMANIDADE

É A PALAVRA QUE DO FUTURO NOS FAZ TER A VISTA

A PALAVRA DEFINIRÁ COADJUVANTE OU PROTAGONISTA

É A PALAVRA QUE CURA A NOSSA MORTE OU FERIDA

É A PALAVRA QUE ESTUPRA A MENTE EMBURRECIDA

COM A PALAVRA TUDO SINTETIZO

SINTO O INFERNO OU O PARAÍSO

SE PENSO LOGO EXISTO

FALO, O PENSAMENTO REGISTRO

É A PALAVRA O BERÇO DA CRIATIVIDADE

É A PALAVRA QUE É A IDÉIA DE VERDADE

SE A IDÉIA Á PALAVRA NÃO SE REFIRA

A IDÉIA SÓ NA METAFÍSICA EXISTIRIA

É A PALAVRA QUE SIMBOLIZA O PENSAMENTO PROFUNDO

É A PARTIR DA PALAVRA QUE SURGIU O NOSSO MUNDO

A TRISTEZA OU A ALEGRIA QUE NASCE OU SE CONSOME

TUDO QUE VIVE OU VIVERIA SÓ EXISTE SE TIVER NOME

É SÓ A PALAVRA QUE CRIA E DÁ ESSÊNCIA

SE NÃO TEM PALAVRA NÃO TEM EXISTÊNCIA

 

 
Luto

Faleceu neste sábado, dia 20 de fevereiro, o pai do vereador Jacaúna. Com 98 anos de idade, o Senhor Antonio Rodrigues de Lima deixa filhos, netos, sobrinhos e um grande número de amigos queridos que sentem imensamente a sua passagem. A COLUNA rende seus mais sinceros votos de pesar ao amigo e vereador, bem como à toda a família enlutada.

 

 
Três mosqueteiros e D'Artagnan

Quem esteve na última sessão da Câmara de vereadores presenciou a clássica obra de Alexandre Dumas: Os três mosqueteiros. "Os três mosqueteiros" (da literatura) são na verdade quatro, já que o discreto D'Artagnan chega logo a seguir para integrar o grupo. Foi assim na Câmara: Mir, Figueiredo e Jacaúna.. logo acompanhados por Pinho. Os "fuzileiros" da bancada governista não aceitaram os "tiros" da oposição. Quem achou que "nadaria de braçada" na Câmara tomou muita água no rosto...

 

 

Direito de resposta: Palmeirense indignado

Sua Excelência, o vice- presidente da Câmara (Palmeirense raiz, italiano autêntico), enviou a foto acima como direito de resposta à desabonadora foto da coluna anterior, onde o vereador aparecia segurando cartaz com os dizeres "Palmeiras não tem mundial". A disputa política da Câmara invadiu o campo de futebol... Aliás, o indgnidado senhor vice-presidente é o único que jogou futebol na vida real e, portanto, entende alguma coisa desse esporte. Preferimos a opinião de quem entende do assunto....

 

 
Em réplica, J.C.Guimarães

Esse colunista José Loureiro anda muito abusado... Desde quando torcedor do Palmeiras entende alguma coisa de futebol? Palmeirense é masoquista, curte sofrer... Na defesa de Sua Excelência o eminente vereador Figueiredo, selecionei o desfile da mancha verde com o enredo "Mundial do Palmeiras"... Aliás, sua Excelência, o vice-presidente (Ismael) jogou no Palmeiras como ele é de verdade... o Palmeirinha... Lembro muito bem quando o saudoso Vicente Matheus falou “Quero agradecer à Antarctica, pelas Brahmas que mandou de graça pelo nosso aniversário” Nosso presidente era visionário... enxergou a AMBEV com décadas de antecedência... entendia de futebol, de negócios e até mesmo do futuro...

 

 
Chamou de gordo?

O Presidente da Câmara, vereador Pastor Adilson, falou bem do Secretario de Meio Ambiente e Recursos Hídricos... Atende bem, trabalha bem, etc... Finalizou dizendo que "precisa voltar a caminhar..." Chamou nosso Secretário de gordo? Foi isso mesmo?

 

 
Direito de respota

O colunista _ atencipando possíveis pedidos de resposta _ resolveu sair na defesa do Senhor Secretário. Ele trabalha bem, Sua Execelência, o Presidente, tem razão. Vale lembrar que botou no bolso gente com "elevada cultura e títulos..." Mas ele NÃO é gordo. Apenas é um pouco baixo para o peso dele... Se medisse 2,75 de altura seria magérrimo...

 

 
A batalha do percentual

E a "guerra" do percentual de remanejamento de verbas dominou a sessão da Câmara. Oposição fez a "gentileza" de aumentar para 5%... situação espetou a "mesquinharia" do percentual... Enfim, a Câmara continua 6 a 4 para a oposição e só fornece "pão e água" para o governo.

 

 
Terceira trombeta do apocalipse

Na semana que passou ouvimos a "terceira trombeta do apocalipse". São João descreve na Bíblia o apocalipse e as "trombetas". Em Descalvado ouvimos a terceira das trombetas: o suposto "lockdown" que ocorreria na última sexta-feira. A primeira foi a doença do prefeito que o impediria de tomar posse... A segunda foi a Covid que levaria o Prefeito para o outro mundo... Agora a terceira... Por acaso _ só por acaso _ foi alguém que teria interesse em "queimar" o prefeito que te contou alguma das três trombetas ?

 

 
Estrelas discretas da semana

Nessa semana vamos lembrar do brilho das estrelas discretas das telefonistas... Leonice e Denise, que respondem às perguntas sobre as trombetas do apocalipse e mantém a classe... Nosso carinho pelo trabalho de vocês e nosso respeito pela paciência com as perguntas absurdas... Quantas foram as perguntas sobre a terceira trombeta do apocalipse que elas responderam nessa semana?

 

 
Prisão de Deputado e a invasão do Capitólio

O cientista político do Insper, Carlos Melo, avaliou que a prisão do deputado Bolsonarista ocorrida nesta semana que se passou consolidou uma atuação preventiva  "à invasão do Capitólio". A análise foi publicada no jornal " O Estado de S. Paulo" de 20.02.21 (pág. A8). O Capitólio representa o Poder Legislativo dos EUA e foi invadido após Trump incitar seus apoiadores a tal ato. Disse o cientista político: "Instituições se alicerçam no respeito que inspiram. Para merecê-lo, devem dar-se ao próprio respeito. A unanimidade do Supremo foi o sinal de que a Corte se respeitava, em que pesem as justificadas críticas que, democraticamente, se façam ao tribunal." Com razão o cientista político. Golpistas (de esquerda ou de direita) não são civilizados e merecem prisão. Na capa do referido jornal, na mesma data, consta a frase do cientista político que é a sintese a questão: "O STF fez risca no chão e não seria conveniente ultrapassá-la. Prerrogativa de Parlamentar tem limites."

 

 
Vice-presidente da Câmara dos Deputados concorda com a prisão, mas discorda do fundamento jurídico

No jornal " O Estado de S. Paulo" de 20.01.21, a coluna do Estadão informa que o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) discorda dos fundamentos da decisão do STF que determinou a prisão apesar de concordar com a prisão. Assim, noticiou: "Em termos, Ramos, que é advogado, se  diz favorável à cassação de Silveira e votou a favor da prisão, mas 'contrariado'. Os atos do STF são insustentáveis juridicamente, mas justificáveis politica e institucionalmente', afirma ele. Reservadamente, muitos parlamentares concordam com ele"

 


Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

 
Ministros do STF "não teriam coragem"

O Jornal "Folha de S. Paulo" de 20.01.21 (pág A4) lembrou que o deputado preso disse que "os Ministros do STF não tinham coragem, decência, nem conhecimento técnico". Acho que ele já sabe a resposta...

 


Foto: "The economist"

 
Coronavírus é endemia e não emergência que 'vai passar'

A revista británica "The economist", traduzida pelo jornal "O Estado de s. Paulo" de hoje (pág A13) informa que "Governos precisam começar a pensar na covid como uma doença endêmica, não como emergência que vai passar". A COLUNA buscou no Wikipedia a diferença entre endemia e pandermia: "A endemia difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área. No Brasil, por exemplo, existem áreas endémicas de febre amarela na Amazônia, áreas endémicas de dengue etc. Nos Estados Unidos, a hepatite A pode ser considerada como endemia, já que existem, constantemente, novos casos e uma taxa de serologia positiva de 38%". Prossegundo na traduação da revista pelo referido jornal: "(...) Em todo o mundo, os governos terão que decidir quando e como mudar de medidas de emergência para políticas que sejam economica e socialmente sustentáveis por tempo indeterminado". Ou seja, não "vai passar", "vai ficar". Ainda que em taxas menores de infecção, a doença veio para ficar.

 

 
Associação Comercial de Porto Ferreira tenta reabrir o comércio na justiça

E por falar em coronavírus, a Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira tentou reabrir o comércio pela via judicial. É o que noticiou o "Jornal do Porto" de 19.02.21 (pág. 12). A COLUNA concorda com a necessidade de compatibilziar atividade econômica e coronavírus. Porém, concorda com a revista britância "The Economist" (nota anterior) que afirma ser necessário que hajam "políticas econômica e socialmente sustentáveis..." A solução (com todo o respeito aos comerciantes que apenas querem trabalhar) é uma ação judicial para obrigar o governo do Estado a reabrir os hospitais de campanha e não simplesmente reabrir o comércio com gente na lista de espera pela vaga da UTI... Concordamos com o mérito da luta dos comerciantes e pedimos licença para discordar da estratégia adotada. Perguntar não ofende: Por que os hospitais de campanha não foram reabertos?

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News