Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


28 de Fevereiro de 2021

 

 

A 'Liberdade de Waldomiro' e a 'Liberdade de Figueiredo'

Sua Excelência, o vereador Marcelo Figueiredo fez um discurso de excelência. Para quem quiser assistir pela internet no site da Câmara de vereadores, clique aqui. As fontes da COLUNA recomendaram que o colunista assistisse. Elas tem razão. Sem falar expressamente sobre imunidade parlamentar, Marcelo indicou a necessidade de "equilíbrio" nas falas evitando-se uma "sentença popular", valorizando o papel do vereador e sua responsabilidade. Mandou bem. Quem assistir terá orgulho de ser descalvadense. A vida é assim... Waldomiro ensinando sobre a liberdade no poema... Figueiredo ensinando sobre liberdade de atuação do parlamentar... Equilíbrio e responsabilidade é a definição de liberdade de Figueiredo. Se liberdade é "escolher a própria corrente", Figueiredo escolheu uma corrente de ouro.

 

 

A Liberdade de Waldomiro

SEU WALDOMIRO É UMA METÁFORA HUMANA DA LIBERDADE

MORAVA NA RUA SANTA BRANCA, MAS NÃO ERA CASA DE VERDADE

SUA CASA NÃO TINHA PORTA, PORTÃO, JANELA OU FECHADURA

ERA VENTO E AR LIVRE, LIBERDADE EM SUA FORMA MAIS PURA

COZINHAVA COM LENHA SEU ALMOÇO E SEU JANTAR

NÃO TINHA AMARRAS COM FORNECEDOR NEM CONTAS A PAGAR

ALGUÉM NA VIZINHANÇA DIZIA QUE NÃO TINHA INTIMIDADE

COM FACEBOOK E OUTRAS MÍDIAS, QUEM A TEM DE VERDADE?

WALDOMIRO COMPRAVA NO HIPERMERCADO DA AVENIDA BRIGADEIRO

COMPRAVA VÁRIAS E VÁRIAS VEZES, ÁS VEZES, O DIA INTEIRO

SEU VIZINHO OBSERVADOR, ESTAVA OBSERVANDO

NUNCA O VIU PEDINDO OU ESMOLANDO

O VIZINHO PERGUNTOU DO DINHEIRO SE NUNCA HAVIA ESMOLADO

RESPONDEU WALDOMIRO QUE TINHA RENDA DE APOSENTADO

DEVE TER FAMÍLIA E UMA CASA PARA MORAR

SE MORANDO NA RUA NUNCA ESTEVE A ESMOLAR

TENHO SIM, RESPONDEU WALDOMIRO COM LARGO SORRISO DE GRAÇA

MAS MINHA ESPOSA PROIBE DE TOMAR ESSA CACHAÇA

A LIBERDADE É ISSO QUE SE FALA E QUE SE SENTE

LIBERDADE É PODER ESCOLHER A PRÓPRIA CORRENTE

SE AS CONVENÇÕES SOCIAIS CAUSAM A ELE AFLIÇÃO E DOR

NÃO FICOU LIVRE, APENAS ESCOLHEU A PINGA COMO SENHOR

HISTÓRIA: Esse poema de José Loureiro, relata um caso real, de uma conversa com um morador de rua. O morador morava perto da avenida paulista e vivia numa pequena travessa. Sempre educado e tranquilo chamou a atenção do poeta.....aliás, os moradores de rua sempre tem ótimas histórias e ensinamentos de vida....refere o poeta. Para quem reclama da liberdade, Seu Waldomiro ensina....não vida sempre temos muitas escolhas... Mas a liberdade plena não existe... liberdade é apenas escolher a própria corrente...

 

 

SEMARH homenageada

O secretario e os funcionários da secretaria serão homenageados em uma das próximas sessões da Câmara de Vereadores. A central de boatos do município divulgou que também seria oferecida uma esteira para caminhada... Mas... prossegue a central de boatos: em pouco tempo seria como a esteira ali de cima. Não conseguiu  enxergar a esteira ali? Pois é... vai ficar tanto tempo parada... botam um vaso... depois outro... mas a esteira estará ali! A homenagem é merecida e nem há necessidade de presentar com a esteira...

 

 
Visita a Baleia Rossi

Os vereadores do MDB local, Carlinhos Turmeiro e Ismael Franceschini, estiveram Ribeirão Preto visitando o Deputado Federal Baleia Rossi. No encontro, também estava presente o Deputado Estadual Léo Oliveira.

 

 
Visita no Palácio dos Bandeirantes

Quem também viajou esta semana foram os vereadores Argeu Rischini e Jacaúna de Lima. Os dois foram acompanhar o vice-prefeito Diego da Global no Palácio dos Bandeirantes, para um encontro agendado pelo Deputado Estadual Rafael Zimbaldi. A reunião aconteceu no gabiente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, e serviu para a solicitação de recursos da ordem de R$ 400 mil para as áreas de infraestrutura e para a construção de um centro esportivo e de recreação para o bairro Bosque do Tamanduá.

 

 
Força tarefa de Descalvado visita o Butantan

Na quarta-feira, dia 24.02.21, uma força tarefa descalvadense esteve no Instituto Butantan em São Paulo. No dia 23 foi aniversário de 120 anos do Instituto. A central de boatos sugeriu que teriam ido até lá para dar um presente ao Instituto, conhecido pelas vacinas e pelo soro antiofídico (contra picadas de cobras). Um engraçadinho do Paço Municipal disse que um deles levou a sogra para morar por lá e fornecer material (veneno de cobra) paro o Butantan fazer o soro... Argeu, Diego da Global e Jacaúna foram ao local. Como todos garantem que tem sogras maaaaaaravilhosas, só pode ser boato...

 

 
Ligeiros

Aproveitando a recente decisão do STF que autoriza Estados e Municípios a adquirirem vacinas sem a necessidade de intermediação do governo federal, a Força Tarefa levou ofício e fez protocolo de pedido do Prefeito e do vice para que houvesse fornecimento da vacina diretamento ao município de Descalvado. Uma hooooooooooonra ser cidadão descalvadense com gente assim... Ligeiros! O STF autorizou, a força tarefa protocolou! Pastor Adilson também contribiu noutro endereço: pediu R$ 1,2 milhão a um deputado da Assembleia Legislativa para a compra da vacina.

 

 
Estrela discreta da semana

Nessa semana vamos lembrar do brilho da estrela discreta de Rosana Abacher. Todos preocupados porque ela passou mal durante a semana... Também, pela quantidade de bobagens que se ouve por ali... até que demorou para ficar intoxicada... Melhoras e que a estrela continue a brilhar!

 

 
Coronavírus

Semana passada a COLUNA citou matéria da revista Britânica "The economist" (traduzida pelo jornal "Estado de S. Paulo) sobre a permanência do coronavírus que se transformaria em "endemia". No jornal "Folha de S. Paulo" de hoje, Drauzio Varela escreve na página C-1 (caderno ilustrada), citando a revista "Nature" que o vírus persistirá por "...anos ou décadas..." e que "...se tornará endêmica...". Ou seja, vamos ter que nos adaptar à doença. A previsão do médico é que "daqui a dois ou três anos passe a existir algum tipo de imunidade induzida pela doença ou pelas vacinas..." O colunsita ficou na dúvida se Drauzio Varela não estaria sendo otimista, em razão de falar em um período de 2 ou 3 anos...

 

'Toque de recolher' das 23h às 5h

 
O vírus seria boêmio?

Dr. Paulo Lotufo, epidemiologista e Professor da USP em entrevista à Globo News na quarta-feira, dia 24.02.21 (por volta das 20h30), lembrou a piada feita sobre fechamento semelhante no Japão sobre a "Boemia" do vírus. Perguntar não ofende: Por que os hospitais de campanha não foram reabertos? O tema também foi objeto de pergunta feita à Drauzio Varella pelo jonralista César Tralli, também na Globo News (quinta-feira, dia 25.02.21, por volta das 20h30). Seria justo exigir que o comércio feche as portas com enorme esforço financeiro sem que o Poder Público faça idêntico esforço com os hospitais de campanha?

 

 
Tucanês

O que é "tucanês"? No jargão político significa criar eufemismos ou "dourar a pílula". Segundo a coluna do Estadão de hoje (pág. A4), "o governador João Doria (PSDB) atingiu seu ápice no 'Tucanês': 'Toque de restrição'". A coluna do Estadão está coberta de razão! Tá parecendo a piada que fizeram nesta COLUNA, semana passada, sobre a fala do Pastor Adilson dando a entender que o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município estaria gordo. O colunista "defendeu": "Não está gordo... apenas um pouco baixo para os eu peso.... se tivesse 2.75 de altura estaria magérrimo..." "Toque de restrição"?? Só faltou completar com "Encaminhamento levemente forçado ao aconchego do lar..."

 

 
Toque de recolher

A coluna "Painel" do jornal "Folha de S. Paulo" de hoje (pág. A4) foi mais incisiva sobre o "Tucanês" da nota anterior: "INGLÊS VER. Alguns estados iniciaram toque de recolher noturno, como São Paulo, de João Dória (PSDB), e Ceará, de Camilo Santana (PT), ações consideradas por especialistas aquém do necessário para enfrentar o pior mommento da pandemia do coranavírus. ESQUECE 'Não se deterá o avanço de casos assim. O lockdown tem que ser total. Temos que ficar 10 a 15 dias sem ninguém na rua' diz o sanitarista Gonzalo Vecina".

 

Lições da pandemia

 
Pandemia favorece desejo de mudanças

Depois de ler tanta gente falando que o coronavírus veio para ficar, o colunista aceitou o inevitável e vai tentar mostrar os pontos positivos da pandemia. O jornal "O Estado de S. Paulo" tem até um caderno com o nome "Na quarentena". Na página do referido caderno de ontem, pág. H-1, o caderno informa: "Pesquisa destaca que a pandemia acelera desejo de mundanças na vida". A matéria de capa do caderno cita o médico e professor de Ciências Sociais da Universidade de Yale (EUA), Nicholas Charistakis: "Quando há uma pandemia,as pessoas buscam sentido, pensam mais sobre o significado de suas vidas".

 

Lições da pandemia (2)

 
Mudança de hábito: poupar!

O "Estadão" de hoje, caderno "Economia e Negócios" (pág. B1) destaca que "Brasileiro muda hábitos financeiros e quer poupar após trauma da pandemia". No mesmo caderno (pág. B6) a professora e coordenadora do Centro de estudos de finanças da FGV afirma sobre o tema poupar: 'Espero que a lição seja a necessidade de se preparar'. A matéria do jornal destaca ainda "Para professora da FGV, uma das explicações para o fato de o brasileiro não ter costume de poupar é o trauma da hiperinflação".

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

21/02/2021 Com a palavra, suas Excelências
14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder
   


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News