Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


07 de Março de 2021

 

 

A Força da Mulher

Amanhã é dia da mulher. No ambiente machista das cidades do interior é ainda mais importante lembrar desta data. O Brasil teve representante no CEDAW-ONU (Comitê de Defesa da mulher, na sigla em inglês) e pouca gente sabia que este comitê existe. Pouca gente sabe que esta mulher (Silvia Pimentel, professora da PUCSP e vice-presidente do CEDAW) teve papel fundamental na luta contra a impunidade contra os crimes sexuais cometidos na vizinha Porto Ferreira. A ela (a maior e melhor representante da luta contra a discriminação de gênero) dedicamos nossa COLUNA. A FAPESP respeita o trabalho dela.

 

 

Cassandra declama número 13

A FORÇA DA MULHER

PODER NÃO É O MESMO QUE VIOLÊNCIA

POUCA GENTE DIFERENCIA A SUTIL ESSÊNCIA

MULHER É O PODER EM TODA A SUA ESTRUTURA

SÓ OS BICHOS CONFUNDEM PODER COM MUSCULATURA

O PODER DELAS ESTÁ NA RAZÃO DE EXISTIR

SÓ A MULHER TEM O PODER DE PERSISTIR

MULHER É FRAGILIDADE DA ÁGUA QUE SE ARREBENTA NO ROCHEDO DO MAR

SÓ FURA A PEDRA PARA QUEM SEU PODER DISCRETO CONSEGUE ENXERGAR

O PODER DA MULHER CONTRASTA COM O FRACO HOMEM DOENTE NO QUARTO

A FORTE MULHER SUPORTA E TEM ATÉ ALEGRIA COM SUAS DORES DO PARTO

MULHER ENXERGA DISCRETO DETALHE DA GENTE

É ELA QUE DETÉM O PODER DO SILÊNCIO ELOQUENTE

TEM POUCO HOMEM, DE VERDADE, INTELIGENTE E ESPERTO

TODOS ELES, DESCRITOS NO CARA DA MUSICA DO ROBERTO

DIA DA MULHER, GÊNESE E ORIGEM DE NOSSA VERDADE

SÓ VOCÊ, MULHER, ESTÁ NA ORIGEM DE TODA A HUMANIDADE

A MELHOR DEFINIÇÃO DA MULHER ESTÁ NA ÁGUA E NO SAL QUE À VIDA DÁ GOSTO

MULHER É AQUELA SUTIL GOTA DE LÁGRIMA QUE ESCORRE PELO NOSSO ROSTO

A MULHER SÓ É FRÁGIL QUANDO CHORA PARA QUEM BOIA NO SEU PRÓPRIO ENGANO

ELA É A GOTA DE FORÇA QUE CONVENCE E IMPÕE RESPEITO MAIS QUE TODO O OCEANO

HISTORICO: Esse poema é de José Loureiro. O poeta refere que mulher é tudo isso: força e não coação... O verdadeiro 'Poder' está em convencer e influenciar no comportamento alheio... Assim é a mulher: convence sem obrigar. A mulher é forte e discreta como a água que fura a pedra pela persistência. Mulher não tem a força dos musculos tem a força do convencimento. A água da lágrima sinteza o poder da mulher. Poder que impõe respeito. Parabéns, mulher , pelo seu dia.

 

 
Assembléia Constituinte e as mulheres

Na foto Nelson Carneiro e Ulysses Guimarães com as mulheres da Assembléia Constituinte. Mulher é assim, poder discreto e gênese de tudo que é relevante neste mundo. Num tempo em que os valores democráticos estão "fora de moda", é bom lembrar que a mulher conquistou seu espaço de forma lenta e gradual. Suportou as discrimnações mais escancaradas com força e respeito aos valores democráticos. Aos ditadores e seus simpatizantes, a lição está com as mulheres...

 

 

Constelação discreta da semana

Nesta semana em que batemos recordes de mortes e de infecções do vírus da Covid-19, não podemos deixar de homenagear a equipe da Secretaria de Saúde engajada na campanha de imunização, representada por Michele Longo, que lidera a luta da vacinação em nossa cidade. Num país em que a ignorância não permite que todos enxerguem a importância da vacina, desejamos aquilo que vocês já estão fazendo: Luz à saúde e à mente.

 

  

 
Quem tem o sorriso mais enigmático

Até a data de ontem, o colunista achava que "A Monalisa" tinha o sorriso mais enigmático de toda a história da humanidade. O museu do Louvre em Paris, então, guardava tudo de mais enigmático produzido pela arte.. Mas olhando o sorriso de Geraldo Alckmin ao lado do enviado especial (e diretor do Descalvado News, Marinho Zambelli), em um encontro esta semana com o ex governador, mudamos de opinião. Somado á frase de autoria do líder nascido em Pindamonhangaba, que em tom de ensinamento à Marinho disse "A sabedoria e a paciência caminham juntas", fez este colunista se questionar: Será que a Monalisa será transferida para Pindamonhangaba ou Alckmin vai morar no Louvre?

 

 
Ética em debate

Uma fonte da COLUNA afirmou que representantes da sociedade civil e membros do Poder Legislativo local estão debatendo com membros da OAB sobre Ética na atuação política da cidade. A fonte só deu essa "palhinha". Prometeu passar mais informações em breve...

 

 
A bola de cristal da COLUNA

A COLUNA já se consagrou como "mãe Dinha" de Descalvado. A última previsão emplacada foi feita com mais de um mês de antecedência. Por exemplo, em 07.02.21 já falávamos da necessidade dos hospitais de campanha. Na semana passada o STF mandou reabrir alguns hospitais de campanha, conforme noticiou o G-1.

 

 
De volta para o futuro?

O acadêmico de Direito da USP-Ribeirão Preto, Luan Baily, mandou a seguinte mensagem: "Bom de ler sua coluna. É que além de informações da semana, vc já pega as do mês que vem". Perguntado se a mensagem poderia ser publicada, Luan disse: "Uma hooonra ser mencionado na coluna mais lida de Descalvado". O colunista responde: "A hooooooooooooooooooonra é nossa pela seleção de leitores da melhor estirpe acadêmica do país".

 


Foto: Raphael Alves/EPA

 
Brasil muda de 'motivo de chacota' para 'motivo de medo'

O jornal "O Globo" reproduziu notícia do jornal britânico The Guardian: "Fala-se do Brasil como uma importante “ameaça sanitária global”, usando os termos publicados no órgão de imprensa britânico, que ouviu médicos e especialistas preocupados com o avanço da doença no país. “Isso é sobre o mundo. É global”, disse ao jornal o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Se a mutação do vírus, a P1, surgida em Manaus, já era motivo de alerta por se tratar de uma variante mais contagiosa — e, a princípio, mais resistente às vacinas — , é a condução da crise pelo governo brasileiro que põe o país sob os holofotes neste momento."

 

 
Covid em Descalvado

Num mundo globalizado a pandemia atinge a todos. Nessa semana os comerciantes trataram com o Poder Executivo alguns detalhes do comportamento do comércio _ em especial aqueles do ramo alimentício _ no combate à pandemia. Parece que a conversa foi produtiva.

 

 
Prefeitura buscando vacina

Após a decisão do STF que autorizou Estados e Municípios a adquirirem vacina independentemente do governo federal, a Frente Nacional de Prefeitos já obteve a adesão de 1.703 municípios, segundo divulgou o portal de notícias DESCALVADO NEWS. Descalvado também deve participar. Segundo gabaritada fonte da COLUNA, o projeto de lei autorizando a entrada do Município no "consórcio" será enviado em breve ao Poder Legislativo local para que seja dada autorização de ingresso no referido consórcio. Aliás, além do consórcio, uma "força tarefa" já fez o protocolo de pedido de vacinas no Butantan, e o Pastor Adilson também pediu verba na Assembleia Legislativa para o mesmo objetivo.

 

 
Bolsonaro e Lula

O Jornal o "O Estado de S. Paulo" de hoje, informa que na eventual disputa entre Lula e Bolsonaro à presidência, Lula teria a preferência do eleitorado. Lula tem chances de voltar ao cenário político em razão de decisões que podem ocorrer em processos judicais pendentes de julgamento.

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

28/02/2021 A 'Liberdade de Waldomiro' e a 'Liberdade de Figueiredo'
21/02/2021 Com a palavra, suas Excelências
14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News