Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


11 de Abril de 2021

 

COLUNA emplaca mais uma previsão

 

CPI da Pandemia prevista há duas semanas

Mais uma previsão reforça o perfil “Mãe Dinah” da COLUNA POLITICANDO, que concorre com grandes jornais com suas previsões e não tem concorrente regional. Previsões emplacadas até agora: Hospitais de campanha reinstalados por ordem do STF; nulidade do processo e retorno de Lula ao cenário político e ministra apoiada pelo centrão. Clique aqui e relembre a nossa previsão sobre uma possível instalação de CPI da Pandemia, confirmada nesta semana.

 

 

Previsões pendentes de confirmação

Apenas para refrescar a memória dos nossos estimados leitores, segue abaixo algumas previsões que também já fizemos na COLUNA:

1 - TRÁFEGO AÉREO: O setor de premonições do POLITICANDO apurou que _ em breve _ teremos restrições ao tráfego aéreo no país. Previsão mantida novamente. Tal e qual a previsão da 'CPI da Pandemia' que foi mantida por algumas semanas até ser confirmada;

2 - ERNESTO ROENDO OSSO: Vamos manter a previsão de dificuldades do ex ministro (Ernesto Araújo) em ter seu nome aprovado, pelo Senado, para uma embaixada “filet mignon”. Vai amargar alguma embaixada de um país não muito maravilhoso assim...

3 - STF E A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL: Mantemos a previsão (já feita nesta COLUNA) sobre decisão próxima do STF sobre trechos da Lei de Segurança Nacional que serão considerados inconstitucionais. O artigo 26 da referida lei terá “interpretação conforme” para que tenha menos efeitos do que a literalidade da norma. O artigo 23 da mesma lei (usado por Alexandre de Moraes na ação sobre fake news) será interpretado como plenamente compatível com a atual Constituição.  

4 - O VICE DE BOLSONARO NA CAMPANHA À REELEIÇÃO: Previsão de ACM Neto como vice. Os colunistas JOSÉ LOUREIRO e J.C.GUIMARÃES sentiram as mesmas vibrações energéticas sobre o tema.

5 - ABRAHAM WEINTRAUB deverá ser candidato a governador em São Paulo. Doria idem (não sairá candidato a presidente). Previsões mantidas. 

 

Previsão de tempo: Tempestade a vista

 
CPI da Pandemia

Uma fonte da COLUNA que já atuou em CPI's defendendo empresas investigadas (sob a condição do sigilo constitucional de fonte) passou a seguinte análise: “Foi o próprio centrão que articulou para que os dois Senadores fizessem o pedido ao STF para instauração da CPI, assim jogam o presidente no 'colo' do centrão. E o centrão diz que nem queria CPI, mas tem que cumprir a ordem judicial... apenas por dever de ofício irá investigar”. Essa foi a análise. Fogo amigo. E aí o Presidente atira contra o STF e não contra o centrão. Cenário perfeito para o grupo político. O resultado era previsível, pois é antiga a jurisprudência que entende que havendo um terço de senadores (ou de deputados) a CPI tem que ser, obrigatoriamente, instaurada. Essa é a tempestade criada pelos próprios aliados do Presidente, segundo a análise do especialista em CPIs.

 

 

Fogo amigo do 'centrão'

O jornal “Folha de S. Paulo” de hoje (capa) vai na mesma linha da fonte indicada pela COLUNA na nota anterior: “CPI dá ao Senado poder de fogo sobre Bolsonaro. A decisão do STF de mandar o Senado instaurar a CPI da covid-19 deu a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), um poder de fogo sobre Jair Bolsonaro que antes estava mais restrito ao chefe da Câmara, Arthur Lira (PP_AL). Para auxiliares do Presidente, a medida permite ao Senado ter mais margem de barganha para pressionar o governo em negociações”. A previsão da COLUNA para o tema: O autor do requerimento do pedido de CPI, tradicionalmente é indicado Presidente ou relator da Comissão de Investigação. A TRADIÇÃO SERÁ QUEBRADA NESTA CPI. Quem fez o pedido foi o Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que não terá nenhum dos cargos.

 

 
Senador Indignado

O Senador Randolfe Rodrigues, que fez o pedido da CPI da pandemia que será instaurada na próxima terça no Senado, deve fazer discursos inflamados contra a discriminação que sofrerá. Será a primeira vez que o autor do requerimento de uma CPI não será nomeado relator nem Presidente da CPI. Membros do centrão assumirão as principais vagas. Até sexta-feira, apenas o nome do Senador Eduardo Braga era cotado para assumir vaga relevante na CPI da pandemia. 

 

Câmara dos Deputados com mais poderes do que o Senado

 
O que desencadeou a CPI?

Segundo análise do jornal “Folha de S. Paulo” de hoje (pág A4), a Câmara Federal teria muito mais espaço que o Senado no governo Bolsonaro. Assim, consta no referido jornal, “Assessores do Palácio do Planalto lembram que não há nenhum ministro senador e que, hoje, deputados tem mais facilidade na liberação de emendas parlamentares...” E prossegue a matéria: “Todos os ministros oriundos do Congresso são da Câmara: Tereza Cristina (agricultura), Onyx Lorenzoni (secretaria-geral), Fabio Faria (comunicações) e João Roma (cidadania) e Flávia Arruda (secretaria de governo)". E a fonte do jornal “Folha de São Paulo”, ainda esclarece: “...é na Câmara que começa um eventual processo de impeachment...” 

 

 

A vida como ela é
A política como ela é

Nelson Rodrigues era criticado pelo que escrevia... relatava adultérios, incestos, traições envolvendo cunhados... enfim... tudo de pior do ser humano. “A vida como ela é”, sínteses das obras de Nelson Rodrigues. Assim, é, também, a nossa proposta de análise política. Por isso, senhores(as) leitores Bolsonaristas, pedimos licença para esclarecer que não “torcemos” nem trabalhamos pela instauração da CPI. Aliás, que poderíamos fazer de concreto? Também não fizemos análise “comunista”, “vermelhona” ou com adjetivos desabonadores que recebemos. A COLUNA se propõe a mostrar a política como ela é. Não como deveria ou poderia ser. A COLUNA não muda o mundo político, apenas tenta analisar. O fato é que estava claro como a luz do sol (para o colunista) que o centrão faria a CPI e trataria de “disfarçar” a autoria da referida CPI. Foi o que aconteceu. Essa é a nossa proposta de COLUNA. Também nos propomos a equilibrar as críticas a Bolsonaro, Lula, Doria e outros atores políticos. Falar bem só para fazer evitar deselegâncias... bom... não é essa a nossa proposta. Agradecemos as manifestações sobre nossa previsão.

 

 
Relembrar é viver

Uma informação do jornal “O Estado de S. Paulo” de ontem (pág. A4): “Em 2007, porém, quando era deputado, Bolsonaro defendeu a decisão do STF de obrigar a Câmara a instaurar a CPI do apagão. À época, Bolsonaro era da oposição e o governo estava sob o comando do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. “A política como ela é...”, pimenta nos olhos dos outros é refresco? A COLUNA entende que é prerrogativa do Poder Legislativo abrir CPI. Só isso. Os motivos não costumam ser nobres seja para investigar Bolsonaro, seja para investigar Lula.

 

 
A era da mediocridade

Na coluna de Adriana Fernandes (Estadão, pág. B4, caderno economia, de ontem), a colunista lembra da matéria jornalística sobre a ideia de por fim à imunidade dos livros. Segundo o mesmo jornal “Receita diz que só rico lê, e livro pode perder isenção com unificação tributária”. Só rico lê ou só fica rico quem leu é a pergunta do colunista. E ainda, com mais impostos sobre os livros os pobres começarão a ler mais? É a era da mediocridade... Ler não seria mais algo relevante...

 


Foto: Jorge Hely/FramePhoto/Estadão Conteúdo

 

Região sudeste registra mais mortes que nascimentos

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, capa, de hoje: “Com a covid, SE tem mais mortes que nascimentos. A pandemia fez com que, nos primeiros dias de abril, o Sudeste tivesse mais mortes do que nascimentos, um fato inédito. Foram 12.181 óbitos ante 11.744 bebês. A letalidade excessiva fez o país adiantar um fenômeno demográfico previsto apenas por volta de 2.040”. 

 

 

Contas de 2016 aprovadas na Câmara

Por maioria de votos, a Casa de Leis aprovou as contas 2016. Dr. Paulo Guerra esteve presente e manifestou-se. Votaram contra a aprovação Ismael, Carlinhos Turmeiro e Pastor Adilson.

 

 
80 anos do rei

Em homenagem aos 80 aninhos (semana que vem) do Rei Roberto Carlos, selecionamos uma música. Para quem está vivo em plena pandemia: “Obrigado, Senhor!” 

 

*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

04/04/2021 Agnaldo Timóteo partiu pelas mãos da Covid
28/03/2021 Águas de março fechando o verão...
21/03/2021 Vamos pulverizar a cidade com álcool em gel?
14/03/2021 O tempo é tudo que somos
07/03/2021 A força da mulher
28/02/2021 A 'Liberdade de Waldomiro' e a 'Liberdade de Figueiredo'
21/02/2021 Com a palavra, suas Excelências
14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News