Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


23 de Maio de 2021

 


Clique na imagem para assistir à reportagem da EPTV/Central

 

Secretaria 'Plim-Plim' de Saúde

A Secretaria de Saúde de Descalvado (ou Secretaria “plim, plim”, pois vive na Globo) foi motivo de orgulho para os descalvadenses. Enquanto faltam doses de vacina por aí, nossa Secretaria de Saúde “deu aula” de boa gestão. Usando de sua experiência como diabético (que usa seringa frequentemente) o secretário Wander Bonelli e equipe chegaram à conclusão de que a troca da seringa poderia fazer render o número de doses de vacinas contra a Covid-19. O tema chamou atenção da emissora filiada da TV Globo, conforme reprodução da matéria da repórter Fernanda Ribeiro. Mas... quem lê a COLUNA já sabia, antes mesmo dos telespectadores globais... Isso a Globo não mostra, mas a gente conta na nota seguinte...

 

 

De volta para o futuro? Ou 'tratamento precoce' das notícias?

Quem leu a COLUNA do dia 09.05.21 (clique aqui) já sabia da notícia. Na nota “Milagre da multiplicação” já antecipamos a notícia sobre o uso de seringa adequada que “multiplica” o número de doses. Na mesma data chamamos Michelli Longo de “porta-voz da esperança”. Além das previsões, a COLUNA também tem “tratamento precoce das notícias” para usar uma paródia de uma das frases preferidas de nosso Presidente...

 

 

14º Salário é considerado inconstitucional pelo TJSP

O “Jornal do Porto” - de nosso “distrito de cerâmica e decorações” - noticiou: “Tribunal de Justiça julga procedente ação contra o pagamento de abono aniversário aos servidores”. Só para acalmar nossos servidores municipais... O 14º dos servidores descalvadenses foi extinto e em seu lugar foi instituído o PDI, sem qualquer prejuízo aos funcionários municipais. Ao contrário do 14º salário, a remuneração (no mês de aniversário do servidor de Descalvado) é vinculada a avaliações de desempenho. Ou seja, a remuneração dos servidores de Descalvado tem características distintas do 14º dos ferreirenses. 

 


Foto: Sergio Lima/AFP

 
'Omissão' cumprida

E José simão, na coluna de sábado do jornal “Folha de São Paulo” (pág. C8) não perdoou o ex-ministro da Saúde: “PAZUELO! OMISSÃO CUMPRIDA”. E emendou: “E desculpe o trocadilho, mas o Salles tá queimado: levou uma madeirada”. Na CPI da Covid-19, o relator, Senador Renan Calheiros, recebeu 28 mil sugestões de perguntas para o ex ministro. Assim noticiou o Estadão de 20.05.21 em sua coluna (pág. A4): “O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), recebeu nada menos que 28.353 sugestões de perguntas de internautas a Eduardo Pazuello, que presta depoimento na quarta e quinta-feira, 19 e 20. Após seleção da equipe de gabinete, algumas foram parar no roteiro de indagações”.

 

 
Desembargador e Guarda Civil de Santos

Segundo publicação do site “Consultor Jurídico” de 20.05.21, o Desembargador Eduardo Siqueira (que ficou conhecido pelo episódio em Santos com guarda municipal sobre o uso de máscara) foi condenado, em segunda instância, a pagar 20 mil reais por danos morais em razão das ofensas contra o guarda municipal. No site “Consultor Jurídico”, o leitor pode obter mais detalhes pelo link https://www.conjur.com.br/2021-mai-20/desembargador-indenizar-guarda-ofensas-decide-tj-sp2 

 


Foto: O Globo

 

Ciúmes de você

Ciúmes no ninho tucano: FHC almoça com Lula na casa do amigo comum (Nelson Jobim) e causa muita dor de cotovelo! O tema mais provável foi a “frente contra Bolsonaro”. Parte dos tucanos não cansa de lembrar que o PT não quis participar dessa frente em passado recente. O Estadão de sábado (pág A4) destacou: “Vale... O grupo dos tucanos magoados com o almoço entre Lula e FHC não se cansa de lembrar que o PT se recusou oficialmente a aderir às frentes contra Jair Bolsonaro em 2020”.

 

 
Dona do Magazine Luiza candidata?

A empresária do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, sempre é convida para ser candidata. Aliás, ela é “a vice de todos os sonhos”. Mas... segundo a coluna do Estadão de sábado: “Ao lado de Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro Raul Jungmann e do advogado Walfrido Warde, a dona do Magazine Luiza afirmou: 'Não vou ser candidata a presidente. Eu nunca pertenci a partido, mas eu sempre luto pelo Brasil'.”

 

 
Esquerda ou direita, Luiza?

Indagada sobre sua posição política, Luiza alfinetou, conforme a coluna do Estadão de sábado: (...)Sobre sua posição no espectro político, Trajano declarou: “É interessante que, quando eu sou a favor do Bolsa Família, e eu não saio do sertão, sou esquerda. Quando sou a favor da privatização, sou direita. É muito interessante que você começa a levar rótulo”.

 


Fotot: Veja

 

Estadão critica Bolsonaro em Editorial

Como os leitores “bolsonaristas” consideram alguns veículos de comunicação “esquerdistas”, a COLUNA tomou o cuidado de reproduzir críticas ao presidente de veículos de imprensa que não tenham tal “carimbo”. O “Estadão”, fundado em 1.875 é reconhecido como “conservador”. Mesmo os críticos mais ferozes do “Estadão” não conseguem enquadrá-lo como “esquerdista”. Em 18.05.21 o referido jornal teceu sérias críticas ao Presidente da República. A COLUNA selecionou alguns trechos: “Que o governo de Jair Bolsonaro não é liberal na economia, todos já sabem. O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, queixou-se recentemente da falta de “aderência” a seu projeto de redução radical do Estado, anunciado na campanha eleitoral de 2018 por Bolsonaro e claramente frustrado após mais de dois anos de mandato. A cada dia que passa, no entanto, o governo tampouco consegue ser o campeão dos valores conservadores, conforme também prometido por Bolsonaro nos palanques. O presidente não é conservador; é apenas reacionário.” Hoje (domingo) o mesmo jornal (capa) criticou Lula pelo mesmo motivo: “Lula é caso perdido. Chefão petista foi ás redes sociais para qualificar a venda da Eletrobrás de “crime contra o povo brasileiro” 

 

 

O preço de um 'beijo roubado'

Considerado como “importunação sexual” que gera danos morais, o “beijo roubado” gerou a indenização por danos morais de R$ 8.000,00 a serem pagos a uma caixa de supermercado que, mesmo recusando o beijo, recebeu um “beijo forçado”. Para saber mais detalhes é só acessar o site do consultor jurídico: https://www.conjur.com.br/2021-mai-22/homem-deu-beijo-forcado-indenizar-vitima-mil

 

 
'Centrão' pode abandonar Bolsonaro

Até as eleições do ano que vem, Bolsonaro pode perder o apoio do 'centrão'. É o que aponta a coluna do Estadão de hoje (pág A4): “...separados. Um analista experiente pontua: se Bolsonaro permanecer enfraquecido, poderá ser abandonado pelo Centrão em 2022, que já tem líderes em conversas com Lula e com outros pré-candidatos.”

 

 
Reforma eleitoral

A “reforma eleitoral” tem que ocorrer com pelo menos um ano de antecedência às eleições para que seja aplicada.  As propostas no Congresso Nacional são o voto impresso,”distritão” (eleição do deputado mais votado em determinada região e não mais voto na legenda como é atualmente) e o retorno do financiamento das campanhas por empresas e outras pessoas jurídicas. Também pode entrar a “cota de gênero” que seria um percentual mínimo de 30% das vagas a serem ocupadas por mulheres. O Jornal “Folha de S. Paulo” de hoje dá mais detalhes sobre a reforma na pág. A4. 

 

 


*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

16/05/2021 CPI da Covid
09/05/2021 Dia das Mães
02/05/2021 Dinheiro para São Carlos
25/04/2021 Terceira onda da Covid-19
18/04/2021 Atualizando previsões
11/04/2021 COLUNA emplaca mais uma previsão
04/04/2021 Agnaldo Timóteo partiu pelas mãos da Covid
28/03/2021 Águas de março fechando o verão...
21/03/2021 Vamos pulverizar a cidade com álcool em gel?
14/03/2021 O tempo é tudo que somos
07/03/2021 A força da mulher
28/02/2021 A 'Liberdade de Waldomiro' e a 'Liberdade de Figueiredo'
21/02/2021 Com a palavra, suas Excelências
14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News