Pesquisar em todo o site

 


Por José Loureiro*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país, do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados, para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


11 de Julho de 2021

 

 

89 anos da Revolução de 32

A COLUNA refresca a mente do seu leitor sobre a Revolução Constitucionalista de 32. Em Descalvado a principal lembrança é a avenida “Guerino-Oswaldo” junção de dois nomes que tombaram na defesa do Constitucionalismo: Oswaldo de Arruda Reis e Guerino Luiz Mazzolla. Nome criado bem ao gosto da época com semelhança à junção de nomes do “MMDC” (Martins, Miragaia, Drausio e Camargo) paulistas que morreram no dia 23 de maio de 1932 e deram o nome à famosa avenida da capital que atravessa as regiões norte e sul da cidade. Mais detalhes sobre a Revolução de 32 e participação dos descalvadenses podem ser obtidos em matéria do DESCALVADO NEWS de 2013.

 


Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

 

UTI em Descalvado ou Descalvado na UTI?

O tema da UTI em nosso sistema de saúde foi objeto de discussões e conversas nos bastidores da política local. A COLUNA foi apurar junto a várias fontes sobre o tema que será tratado nas próximas notas. A abordagem levou em conta aspectos de saúde pública e aspectos orçamentários. A conclusão da COLUNA (descrita nas próximas notas) é que uma UTI em Descalvado deixaria Descalvado na UTI. Explicamos...

 

 

Lei Orçamentária

Fazendo as contas, o custo de instalação de uma UTI não seria o grande problema para o município, pois seriam custos não permanentes que não se enquadrariam na rubrica orçamentária “despesas correntes” e, portanto, não causariam grandes impactos nas regras da lei de responsabilidade fiscal. O que geraria grande problema seriam as “despesas correntes” criadas pela instalação de uma UTI no âmbito municipal. Uma UTI com 10 leitos (segundo as fontes consultadas pela coluna) ocasionaria um gasto mensal de R$ 300.000,00 em despesa classificada como “despesa corrente”. Desta forma, todo ano seriam gastos cerca de 3 milhões e 600 mil reais. A UTI funciona 24 horas por dia, são necessários médicos intensivistas e outros profissionais “intensivistas”. Pessoal com qualificação específica e salários compatíveis com a especialização profissional. A UTI exige funcionários com formação específica em UTI. Onde se enquadraria tal gasto no orçamento do município? 

 


Foto: Associação Paulista de Municípios

 
O orçamento atual da saúde gira em torno de 28%

A instalação de uma UTI significaria dobrar o orçamento, ou seja, teria percentual em torno de 56% apenas para o setor de Saúde. Seria tecnicamente possível um município ter gastos de 58% com a Saúde Pública? Infelizmente, não. Isso não tem nada a ver com a importância da Saúde ou da UTI mas com o fato de que existem outras despesas obrigatórias, tais como salários, educação, abastecimento de água, etc. Qual seria o cenário provável, caso houvesse decisão no sentido de implantar a UTI em Descalvado? 

 

 
Exoneração de servidores

A Lei de Responsabilidade fiscal limita a 60% o gasto com pessoal do Município. Implantada a UTI, teríamos 42% do orçamento a ser dividido entre todas as demais funções do Município. Faltaria dinheiro para vários setores. Somente com servidores, os gastos atuais estão acima de 50% (conta otimista) e as demissões seriam obrigatórias, segundo a lei de Responsabilidade Fiscal. Não tem segredo, faltando dinheiro algum setor deverá ser penalizado. A conta é simples: 42% do orçamento é insuficiente para pagar os servidores públicos. Qual seria o cronograma de exonerações? 

 

 

A lista do Apocalipse

A fila a ser seguida para as pessoas que seriam exoneradas está prevista no artigo 169, §3º, da Constituição Federal. Assim teríamos:
- Exoneração de 20% dos comissionados e funções de confiança.
- Depois os servidores não estáveis.
- A seguir os estáveis, seguindo uma regra objetiva (a ser criada) com direito ao pagamento de um salário para cada ano de serviço prestado ao Município e a extinção do cargo do servidor exonerado.
Considerando que a Prefeitura é um dos principais empregadores do Município (senão o principal), podemos imaginar a situação de caos social que seria instaurado numa cidade com aumento significativo de desempregados. Daí a expressão utilizada lá na primeira nota de “Descalvado na UTI”. De qualquer forma, qualquer proposta que esteja focada na Saúde Pública sempre merece respeito. Fica registrado nosso respeito à proposta de criação de UTI no município, apesar de nossas considerações feitas nas notas anteriores. Tem mais....

 

 

Aumento de impostos?

Uma “solução” para garantir as verbas necessárias à manutenção de uma UTI seria o aumento dos impostos... Selecionamos acima um vídeo que expressa o sentimento da população quanto ao aumento de impostos no meio de uma recessão econômica... O que a moça do vídeo sentiu foi _ exatamente_ o que sente o cidadão comum quando alguém fala em aumento de impostos... Essa “solução” de aumento de impostos foi descartada pela COLUNA

 

 
Fubá da discórdia

E o funcionário José Xavier, mais conhecido como “Xaxá”, arrumou problemas em casa por conta do seu já famoso bolo de fubá. O “fubá da discórdia” ocorreu quando sua esposa perguntou o motivo pelo qual ele faz bolo de fubá para os colegas, mas não faz em casa... huuuuuummm... ficou chato! Solução da COLUNA: fazer bolo para os dois locais. Outra saída: Dizer que no trabalho o bolo passa pela avaliação da vigilância sanitária... e em casa não tem vigilância sanitária! Fraca... mas tente... Xaxá: calma que vai dar tudo certo! Pelo menos até ela não ficar sabendo do bolo de cenoura...

 


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

André Mendonça e a sabatina no Senado

O quase Ministro do STF _ e “terrivelmente evangélico” _, André Mendonça, será aprovado na sabatina do Senado, requisito para a posse como ministro do STF. Porém, terá que responder a questões sobre sua opinião sobre a Lei de Segurança Nacional como futuro ministro do STF. A oposição deverá bater neste tema, pois o Advogado Geral da União utilizou a referida lei que é considerada inconstitucional por grande parcela dos operadores do Direito. Mas será aprovado. É a previsão da COLUNA

 

 

Quem quer dançar pode levar 'pisão' no pé

A coluna do Estadão de sexta-feira (pág. A4) deu a seguinte nota: “Militares querem dançar sem pisão no pé?” Segundo a coluna, uma fonte do “Estadão” disse que se os militares topam se embrenhar na administração pelas mãos de Jair Bolsonaro, devem aguentar as cobranças políticas... ou não entrassem na política! O diretório nacional do PT foi bem menos diplomático (mesma coluna do “Estadão”): “Não cabe aos comandantes nem ao ministro da Defesa atuar como se fossem um partido político”. 

 

 

Boa notícia

Quem tem plano individual de saúde (sem a intermediação da empresa e adesão pessoal) pode comemorar. A Agência Nacional de Saúde determinou a redução em 8,19% nos valores das mensalidades. A justificativa foi a redução dos custos dos planos de saúde com consultas e procedimentos em razão da pandemia. O “Estadão” de sexta-feira passada dá mais detalhes na pág, A10. 

 

 

Estrela discreta da semana

A estrela discreta da semana (prosseguindo a indicação das estrelas da iniciativa privada) é o Supermercado “Brambilla”. O supermercado “São José” é muito mais conhecido como “Brambilla”, sobrenome do proprietário. Vende de tudo, tem gente educada e simpática. Supermercado preferido dos servidores da Prefeitura.. Parabéns Brambilla e equipe! Uma hooooooooooonra para nossa cidade que vocês existam.

 

 


*José Loureiro é servidor público lotado no Paço Municipal e escreve na condição de cidadão descalvadense e não como servidor. Suas opiniões _ não necessariamente _ refletem a opinião do DESCALVADO NEWS ou de algum setor da Prefeitura e/ou da Câmara de vereadores de Descalvado. Recebe com alegria quaisquer manifestações de apreço e/ou desapreço em relação às notas desta COLUNA pelo email professorlaercio@hotmail.com.  

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade dos seus idealizadores.
Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail
politicando@descalvadonews.com.br


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

04/07/2021 Homem de Neanderthal não toma vacina
27/06/2021 Lázaro Ministro?
20/06/2021 A disputa já começou
13/06/2021 Dia dos Namorados
06/06/2021 Corpus Christi
30/05/2021 Mais Ibope que novela ou futebol
23/05/2021 Secretaria 'Plim-Plim' de Saúde
16/05/2021 CPI da Covid
09/05/2021 Dia das Mães
02/05/2021 Dinheiro para São Carlos
25/04/2021 Terceira onda da Covid-19
18/04/2021 Atualizando previsões
11/04/2021 COLUNA emplaca mais uma previsão
04/04/2021 Agnaldo Timóteo partiu pelas mãos da Covid
28/03/2021 Águas de março fechando o verão...
21/03/2021 Vamos pulverizar a cidade com álcool em gel?
14/03/2021 O tempo é tudo que somos
07/03/2021 A força da mulher
28/02/2021 A 'Liberdade de Waldomiro' e a 'Liberdade de Figueiredo'
21/02/2021 Com a palavra, suas Excelências
14/02/2021 Nossa classe política é ansiosa?
07/02/2021 Ódio é amor enrustido
31/01/2021 Prisão do conforto
24/01/2021 Sentindo vibrações sobre o futuro...
17/01/2021 Domando a arrogância
10/01/2021 Luisinho Panone deve assumir chefia de gabinete em Porto Ferreira
03/01/2021 Feliz Ano Novo!
27/12/2020 A Esperança 2021
20/12/2020 Becão e Paula Fernandes
06/12/2020 Estórias de Sucupira
29/11/2020 Renovação na política
22/11/2020 Pulamos
08/11/2020 Reta final
01/11/2020 Piu, piu, piu...
25/10/2020 Quebra de decoro?
18/10/2020 Metralhadora Cabral
11/10/2020 Calza joga gasolina na fogueira da eleição
04/10/2020 Picaretagem
27/09/2020 Começou
20/09/2020 Estorias de Sucupira
13/09/2020 Eleições para prefeito
06/09/2020 Eleições 2020 em Podcast
30/08/2020 Fogueira de vaidades
23/08/2020 A COLUNA e a clarividência
16/08/2020 Descalvado e a pena da infâmia
09/08/2020 Virada no placar
02/08/2020 Votação adiada!
26/07/2020 Olho no lance!
19/07/2020 O "Silêncio dos eloquentes" ou o "Silêncio dos inocentes"?
12/07/2020 A mão que balança o... legislativo
05/07/2020 Adiou
28/06/2020 Adiamento das eleições
21/06/2020 O coração das coisas
14/06/2020 Tava ruim, depois ficou bom... agora parece que piorou
07/06/2020 A ciência do humor e sua ligação com a inteligência
31/05/2020 A casa caiu...
24/05/2020 Programa 'Minha Casa Meu IPTU"

17/05/2020

Elefante na Casa de Cristais
10/05/2020 Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19
02/05/2020 A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder


 

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News